As comunicações sem fios e de sistemas telemáticos no carro

As comunicações sem fios e de sistemas telemáticos no carro
O rápido desenvolvimento da microeletrônica nas últimas décadas tem sido um catalisador para a penetração de sistemas de computador no carro. Hoje, dezenas de sensores baseados em microprocessadores de sinal de controle do funcionamento do motor, sistema de ignição, sistema de freios e sistema de segurança, proteger o carro contra roubo, etc A próxima fase da revolução tecnológica - desenvolvimento de sistemas de comunicações móveis também não são poupados e sistemas automotivos telemática começou a explorar o interior do veículo.

Os fabricantes estão a intensificar os seus esforços

O mercado de automóveis sistema de navegação telemática apareceu em primeiro lugar. Desde meados dos anos 90 por fabricantes como Sony, Pioneer e equipamentos de abastecimento de Bosch com base em GPS por satélite, que se integra com o áudio do carro. O sistema de navegação permite que você responda a várias perguntas: "Onde estou?", "Como chegar até um determinado ponto?" etc Hoje, os sistemas de navegação têm interface de voz e dados do mapa de mídia de CD / DVD. Um sistema de navegação AVIC-505 típico é proposto Pioneer. Os modernos sistemas de telemática automóvel proporcionar acesso tanto às informações de navegação e aos canais de comunicação móvel. Segundo ele, o motorista que a voz normal pode obter on-line para receber um fax. Assim que a crescente demanda por carros inteligentes, o mercado está telemática auto-eletrônicos e automotivo foi crescendo rapidamente. Se o mercado europeu de automóveis tem um crescimento médio anual de 6%, o crescimento do mercado de eletrônicos de auto é de 12%. E isso não é o limite. Hoje, o custo de componentes eletrônicos é de 15% do custo de produção, mas ao longo dos próximos cinco anos este valor deverá ser duplicado. Número de aparelhos eletrônicos nos aumentos de carro. Para combinar em uma única célula do sistema celulares, pagers, pocket PCs e laptops, sistemas de áudio e vídeo, equipamentos de navegação fabricantes de veículos estão trabalhando em uma interface unificada. Para agilizar esse trabalho, os principais fabricantes (BMW, DaimlerChrysler, Fiat, Ford, General Motors (GM) e vários outros) se reuniram e formaram um consórcio AMIC (Automotive Multimedia Interface Consortium). No entanto, os padrões de desenvolvimento afetará apenas a interface de dispositivos de multimídia e não afetará outras unidades de eletrônicos, responsável pela gestão da injeção de combustível, desempenho embreagens, freios, fechaduras, etc No que diz respeito interfaces básicas AMIC BID-C (Sistemas inteligentes de transporte de dados de ônibus - CAN) ea maioria (Media Oriented Systems Transport). Ainda não passou despercebida, e duas versões de versões do IEEE-1394 - ". Descarada" óptica "e Montadoras estão familiarizados com a interface de barramento CAN, o seu apelo é que quando se trabalha com ele não exige royalties. MAIS - Fiber Solutions, hoje suporta velocidades de transferência de 25 Mbps, mas a solução é bastante caro. Para o uso de MAIORIA montadoras e IEEE-1394 terá de colocar para fora, respectivamente, 30/25 cêntimos por unidade (conexão). Se no futuro próximo um acordo sobre as especificações de hardware e software será assinado, os primeiros carros equipados com interface padrão será exibido em 2005
As comunicações sem fios e de sistemas telemáticos no carro
Criado e alianças dos fabricantes de telefones celulares e carros. Alcatel está trabalhando ativamente com Reno, a Ericsson trabalha com a Volvo, a presença de mercado da Motorola automático é mais perceptível. A empresa colabora com a BMW, Ford, GM, Audi e Opel. No último show em Detroit, os representantes da BMW disse que todos os modelos da série 7 será equipado com telefones celulares CPT 8000. Celular pode trabalhar em redes baseadas em GSM ou CDMA. Elas são feitas na base do aparelho Motorola Timeport e equipados com discagem por voz e suporta o modo mãos-livres.Marcação é feita usando o teclado localizado no volante ou no painel de controle de rádio. modelos de entrega com built-in telefone começou em março. Francesa Citroën iniciou a produção de "veículo de comunicação", que oferece e-mail, controle de voz, telefone celular GSM 900/1800 e navegação GPS. Este é o primeiro carro do Windows chamado Xsara baseado em Windows CE 250 carros em série neste grupo. Xsara tem um receptor de rádio, CD player, telefone (Ericsson T28), tem um livro de endereços, ea capacidade de transferência de dados. computador de bordo está conectado a um receptor GPS e um CD changer para 6 CDs. A empresa Autoliv, juntamente com a Ericsson, a Volvo lançou um novo produto Volvo On Call, que automaticamente informa os serviços de ambulância do do acidente. Os principais componentes são um telefone celular e receptor GPS, que determina as coordenadas dos sinais dos satélites. Se o acidente provocou o airbag, o telefone disca automaticamente um alarme Volvo On Call Center e envia de volta uma mensagem de texto sobre o incidente que mostra a localização do veículo. O telefone irá automaticamente permanecer aceso, fornecendo um link para o pessoal médico e as vítimas. Plataforma Nexperia CIP (carro Infotainment Platform), anunciou a Philips. Ele irá permitir que as empresas de automóveis para proporcionar aos condutores e passageiros a oportunidade de ir na internet, sem sair do carro. Esta plataforma versátil irá simplificar o equipamento do dispositivo de automóvel para acessar e-mail, web, informação sobre a localização e direção do movimento, o estado de kompleksiruya tráfego para os sistemas convencionais de estrada musical. plataforma Nexperia descreve o sistema de arquitetura de hardware e software. Em um projeto conjunto de comportamentos semelhantes Ericsson e da Mannesmann. Elas criam um sistema de comunicações móveis sem fios para uma ampla classe de veículos. Aqui, assume-se apoiar as tecnologias WAP e Bluetooth. O carro será equipado com um complexo que conecta o controlador de serviços de informação e entretenimento. Tão complexo poderia ser ligado acesso à Internet, fax, equipamentos de televisão de áudio e vídeo. Os fabricantes são orientados a criar um sistema para carros de passageiros e camiões ou autocarros. Um dos GM começamos a fornecer carros equipados com acesso à Internet. Enquanto equipado modelo Cadillac DeVille e Sevilha. Até o final deste ano, a GM planeja construir WEB acesso em 32 de seus 54 modelos. Em os EUA e Canadá, a GM também lançou um serviço pago de OnStar, que organiza em torno do relógio assistência aos motoristas. Graças a um telemóvel ao volante de uma pessoa pode manter contato com especialistas OnStar centro e especificar sua localização (o sistema de GPS), obter recomendações sobre a melhor rota para fazer a máquina de diagnóstico remoto, destravar a porta fechada, etc Um dos serviços chamados de "coleção pessoal". É baseado na tecnologia de reconhecimento de voz e permite ao motorista para fazer a marcação por voz. Para isso, primeiro terá que digitar um número na memória do sistema e o nome correspondente. As negociações são conduzidas com a ajuda do sistema audio do carro. Outro serviço - "Virtual Assistant" permite usar comandos de um acesso de voz para e-mail e serviços de informação e de notícias (cotações da bolsa, previsão do tempo). No final de 2000, mais de um milhão de carros e caminhões eram equipados com um terminal de OnStar. Basicamente, a empresa define o equipamento nos modelos de carros como Buick, Cadillac, Pontiac. "Nós estamos tentando transformar o veículo em um nó de comunicação social" - disse o presidente Chet Huber, OnStar. Um dos escritórios da Ford, a empresa Visteon, começou a enviar o CIEM built-in chamado PC (Informação, Comunicação, Entretenimento, Segurança e Sistema de Segurança). As principais características do sistema. - Os elementos de controle associado com o volante e as rodas, 5.8 tela da cor "e software, proporcionando acesso a e-mail, os centros de controle de tráfego, centros de informação com acesso à Internet Além disso, o sistema inclui um meio de navegação (GPS), indicando mapa (no ecrã), o vira para a direita ou destinos, bem como de duas vias dispositivo de paginação, e um dispositivo que exibe informações na tela, localizado na sinalização rodoviária.Joint venture entre a Ford ea Qualcomm, líder da comunicação móvel da tecnologia CDMA, - Empresa Wingcast, envolvida no desenvolvimento de sistemas de acesso à Internet para os veículos. Aqui o trabalho já está em andamento com base em sistemas de terceira geração de comunicações móveis. Criar sistemas para negociar o chamado mãos-livres "Hands-Free", - uma das principais áreas de trabalho para os fabricantes de telefones celulares. Desde que a legislação de países mais desenvolvidos proíbem negociação ao volante, e aplicar aos infratores as sanções, este mercado está crescendo. Seus kits oferecem discagem por voz e telefone dos fabricantes - Motorola, Nokia, Philips, e fabricantes de acessórios - THB, Wester. windbags luta não pára. Em alguns países oferecem convenções especiais que, tendo ouvido a chamada poderia retirar o carro da estrada. Há vozes que pedem desligamento automático do motor durante os seus telefones de rotina. Como uma alternativa razoável é possível utilizar o sistema de controle que utiliza os princípios de reconhecimento de fala. Um sistema, desenvolvido pela empresa dos EUA Cellport Systems pode aprender como enviar comandos para o computador de bordo, digite "Abra a janela, ligar o rádio, e dar um comando de voz para definir um número específico. Outra tecnologia móvel, serviços que já estão na demanda por motoristas - um link tronco. Desenvolvimento no setor de rádio profissional, ele fornece uma voz operacionais e acesso a dados como os serviços especiais (policiais, bombeiros, etc) e clientes corporativos. Criou um sistema suporta tanto a comunicação local e regional. Por exemplo, a Rússia assumiu um sistema de comunicação trunking ao longo da estrada entre Moscovo e São Petersburgo. Os carros podem ser equipados com um conjunto especializado e da estação de assinante. No oeste, estabeleceu a Associação de Representantes de serviços de comunicações, segurança pública (Arso). Uma das direções do seu trabalho, trazendo a tecnologia móvel para oferecer serviços de televisão a medicina na prestação de primeiros socorros na estrada. Rápida transferência de prontuários de vítimas (pressão arterial, pulso, temperatura, etc), bem como comunicações de voz de duas vias em conjunto com a transferência de imagens de vídeo permitem ambulâncias para manter contacto com médicos especialistas. Com base na infra-estrutura de sistema de calhas em Praga, um sistema de gestão de transportes públicos. O projeto tem resolvido o problema: melhorar os serviços de transporte, o acesso dos passageiros à informação de tráfego em tempo real. Os terminais serão instalados em ônibus, trólebus, bondes. Em cada terminal será funções disponíveis de voz e dados. Na Rússia, de acordo com o "conceito de construção de um sistema unificado de informação integrada e software de telecomunicações da indústria auto-estrada", ao longo de uma série de rodovias federais vai criar uma série de sistemas de produção e de engenharia e de emergência vindos trunking rádio. Além de sistemas de calhas estão agora disponíveis para os motoristas e serviço de comunicação via satélite Globalstar e os sistemas Inmarsat. É claro que tais serviços e equipamentos é significativamente mais caro do que usando sistemas celulares. Mas a eficácia dos sistemas de satélites é significativamente maior. Esta comunicação, em qualquer lugar, independentemente da área de cobertura das operadoras de celular, em especial quando esse tipo de conexão não está lá. Assinantes Inmarsat e Globalstar estão disponíveis como comunicações de voz e de transmissão / recepção de dados. Além disso, o serviço Globalstar está disponível para assinantes do local, não dependendo do sistema GPS. De terminais Inmarsat já está instalado nos caminhões das empresas de transporte rodoviário muitos. Gerenciando uma frota é capaz de controlar os veículos, para instruir o condutor, se você deseja alterar a rota para envio de informações sobre mudanças no regime de fornecimento de bens ou as condições de fretamento. Por exemplo, a empresa holandesa "Rynart Transportes", especializada no fornecimento de cargas de alto valor para a Europa Oriental, normalmente envia dois ou três caminhões em grupos, um dos quais é, necessariamente, equipados com um terminal Inmarsat-C. Como afirmado pelo diretor Frank Rinart, este terminal reduz os custos operacionais em 30%.Sistemas similares projetado para empresas de transporte são desenvolvidos diversos na Rússia. Uma dessas soluções oferecidas pelo RRC. Sistema "Cyclone" permite-lhe controlar e gerenciar objetos móveis em qualquer lugar do globo. É baseado no sistema de comunicação via satélite Inmarsat-C / GSM sistema de comunicação móvel, eo sistema de navegação GPS. Instalado em um veículo sensor GPS do sistema, o terminal da Inmarsat-C-terminal GSM / e computador de bordo. Sistema central nó do servidor está ligado à estação de recepção da Inmarsat e está conectado à Internet. Com o carro sistemas de comunicação constantemente comunicar a sua localização. Você também pode enviar uma mensagem de texto. Manager, para aprender sobre a situação de um carro particular, se conecta através da Internet para um servidor central. Também pode se referir a uma equipa de carro específico - uma mensagem de texto. O sistema suporta o modo de grupo de chamadas e modo de consulta.

O mercado de serviços de telemática está se expandindo

As comunicações sem fios e de sistemas telemáticos no carro
Determine a localização, informações sobre o estado do tráfego rodoviário, as comunicações durante as paragens de emergência, de segurança do veículo e seu proprietário - isso não é uma lista completa de serviços de telemática para condutores de veículos. Automotive Telematics Positioning System sinais de satélite são utilizadas tradicionalmente sistema GPS de posicionamento global. Recentemente, porém, propôs uma série de soluções para eliminar os sinais de GPS e reduzir o custo do sistema. Estas soluções são baseadas no método de triangulação, realizada em sinais recebidos das estações de base de comunicação celular. Note-se que a acurácia do posicionamento GPS utilizando sistemas são muito mais elevadas - 10 - 30 m, enquanto as tecnologias especiais 100-150 m. Uma solução deste tipo, oferecido a empresa francesa Alcatel ea Webraska Mobile Technologies. Se necessário, avaliar a sua localização motorista desviou envia uma solicitação. Em resposta à tela de seu telefone celular não é o mapa da área onde o condutor, e um asterisco, mostrando a sua localização. A precisão do sistema - 150 m. Na Rússia, criou vários sistemas de navegação que foram dominados com sucesso drivers. Sistema de Informação Geográfica PalmGISGPS "exibe a localização do veículo, o mapa de Moscovo e monitorar movimento em um mapa da cidade. Ele usa um sistema de sensor GPS. Naturalmente, o mapa da cidade exibidas em um laptop ou computador de mão. Outra opção é um sistema de navegação móvel oferece a Benefon empresa. Seu modelo de escudos! - Celular GSM + receptor GPS de navegação. O dispositivo de ecrã é reproduzido mapa da área, previamente introduzida pela Internet ou um computador. Quando você ligar o receptor GPS sobre a seta mapa aparece, exibido no local atual. Modelo escudos! estará disponível na Rússia no 4 º trimestre, o seu preço estimado - R $ 900 não engarrafamentos veneno só o ambiente, mas também o humor dos motoristas. Em Moscou, a informação operativa nas rodovias do estado podem ser encontradas no site www.77.ru. Seus criadores - empresas "Demos Internet", "consultoria Geocenter" eo clube "Angel". Se você fornecer acesso móvel sem fio para o site e tornar a situação na tela do laptop ou do próprio carro, em seguida, as informações que o motorista recebe em tempo real, na estrada. Uma solução que protege o veículo de ladrões de carro, sugeriu que a empresa russa Parabayt. Sistema chamado "Cell Car Alarm" envolve a instalação de uma unidade especial dentro do carro. Ele inclui um transceptor sistema de comunicação móvel, fonte de alimentação autónoma e de interface que suporta a comunicação com vários sensores. O princípio de funcionamento do sistema é padrão. A única particularidade é o uso do canal de comunicação celular para se comunicar proprietário de carro e os serviços de segurança de qualquer acesso não autorizado. Dial-up pode ocorrer em um ou mais telefones, e, além disso, um alerta é enviado como mensagem SMS.Escopo de fornecimento pode ser complementado com um receptor GPS. Em seguida, na mensagem SMS, serão dadas as coordenadas do veículo roubado. Na ausência de um sistema mal-intencionado envia periodicamente uma mensagem de que o carro está sob sua proteção.

O caminho a seguir - se é repleta de rosas?

As comunicações sem fios e de sistemas telemáticos no carro
Então, o que brilha à frente? Como as funções básicas: aceleração, frenagem e segurança serão implementados com base em controle eletrônico, os motoristas serão de interesse para os serviços prestados por sistemas móveis. Mas os adversários dos sistemas de built-in wireless automóveis têm seus próprios argumentos. Assim, a necessidade de acesso rápido à Internet não é óbvio, é mais importante para os trabalhadores, mas não automobilista maciça. Enquanto as pesquisas de motoristas - os potenciais usuários desses sistemas de apoio de seu ceticismo. Apenas 8% dos entrevistados afirmaram que gostariam de ter no seu carro de acesso baseado na Web, enquanto seu preço não deve ultrapassar US $ 25 por exemplo, em relação à GM OnStar serviço vai custar cerca de US $ 40, e os serviços Wingcast - de 10 a US $ 30 por mês. Art Spinella, uma empresa analista CNW Marketing acredita que o mercado de telefones celulares, computadores de mão e notebooks está crescendo a um ritmo furioso. "E a duplicação de sistemas pode ser explicada apenas milionários limousine. Perspectivas para sistemas embarcados, não." Não se esqueça de um outro aspecto. Será que todo o sistema eletrônico de temperatura alta / baixa e vibração, pelo menos por 10 anos ou com quilometragem de 300.000 km. Para o proprietário da confiabilidade VAZ como parece comparável à confiabilidade de Estação Espacial Alpha, mas para as montadoras ocidentais tal abordagem é devido às exigências do mercado. Perspectivas para os sistemas de acesso sem fio uma preocupação não só entre os especialistas. Esse sistema serve como uma fonte de perigo para o condutor. Mesmo se suas mãos não estão envolvidos, surge a questão, as informações de controle como o cofre no visor. É claro que a interface de voz reduz a probabilidade de um acidente. Mas a pesquisa por cientistas da Universidade de Toronto, mostrou que o risco é reduzido ligeiramente. Como toda conversa telefónica desvia a razão para os acidentes de ser encontrada no cérebro, em vez de mãos e olhos - esta é a conclusão do tráfego de veículos de Segurança Nacional (EUA). Apesar das declarações dos representantes das empresas da indústria automóvel de interesse para o mercado das comunicações móveis, muitos analistas não escondem as suas dúvidas. O mercado de serviços de telemática não é para os dentes, o especialista disse que o banco de investimento Dain Rauscher Jonathan Lourenço. No entanto, os produtores vão tentar impor o seu jogo de mercado. "Os consumidores precisam se acostumar às novas tecnologias Mas se eles nasceram, ele irá aparecer em breve e demanda." - Disse Michael Smith, gerente da empresa Telemática Ford. Note-se que a situação varia muito conforme a região. Para a Europa, o maior interesse são sistemas de informação que o relatório sobre o tráfego rodoviário. Por exemplo, no sistema do Reino Unido Trafficmaster popular. Baseado em uma rede de sensores infravermelhos que monitoram o fluxo de passagem, que processa as informações e exibe on-demand monitor avaliação da intensidade em uma determinada área. Essa avaliação é o prazo máximo de vinte minutos, e na maioria dos casos é suficiente para selecionar a rota de desvio. Se tal sistema permitirá que o motorista a previsão, por exemplo, "Na estrada o ônibus virou e, no momento da libertação," Tube "será de 2 a 3 horas" - o número de assinantes do serviço vai aumentar substancialmente. Deutsche Telekom e Mannesman - os principais operadores na Alemanha, criou uma unidade que atende motoristas de informação telemática. Embora este mercado está em sua infância, e todos os participantes farão um grande esforço para expandir a base de assinantes. No Japão, a demanda máxima é para sistemas de navegação. De acordo com a SRI Consulting Company no ano passado foram vendidas (incluindo pré-instalação em máquinas novas), mais de 1,5 milhões nos sistemas de U. S. similares não tiveram essa popularidade.No Ocidente, os aliados naturais das operadoras móveis e provedores de serviço para executar as organizações não-governamentais que promovem o tráfego, como a Associação de Automóveis no Reino Unido. Eles estão interessados ​​que os motoristas podem relatar serviços rodoviários sobre os seus problemas. Interessado em informações que caracterizam a situação do tráfego e dos serviços públicos. Em 2005, a Europa terá 185 milhões de carros. Aos 17 milhões deles serão incorporados sistemas telemáticos. Esses dados, no seu relatório dá a Ovum empresa. operadores europeus possam tentar estender seus pacotes de serviço para incluir serviços telemáticos. Alguns fabricantes de prever a montagem de várias telas no carro. A Comissão Europeia sugere que o volume de negócios deste mercado até 2005 será de US $ 30 bilhões serão estas previsões se mantenha, o futuro vai mostrar. Mas aqui vale a pena considerar que as comunicações móveis todo começa a mudar para sistemas de terceira geração, onde a transferência de dados e entrega de mensagens multimédia irá desempenhar um papel fundamental. Da terceira geração vai levar os passageiros informação, entretenimento, vai fornecer acesso à Internet em movimento a uma velocidade aceitável e entrega de conteúdo multimídia. Então, nós realmente podemos dizer sobre este sector de mercado - os anunciantes serão capazes de atrair os passageiros. Se a viagem demora mais de 5 minutos - por que não olhar para e-mail, ou não trabalhar com o banco de dados corporativo. Nos sistemas de terceira geração serão desenvolvidas boletins de serviço dirigida e ofertas do fabricante. Ao comprar uma marca específica de carro, o motorista receberá informações sobre novos acessórios, programas de apoio, novos tipos de serviço, etc Veículo de diagnóstico do sistema pode automaticamente enviar mensalmente um serviço resultados da monitorização centro, e seu proprietário, por e-mail irá receber os resultados e as recomendações específicas. Nos próximos 5-7 anos, o carro vai ser web-site para a troca de informações tecnológicas e receber conteúdo multimídia. Os primeiros passos nesse sentido estão ocorrendo hoje, e aqui o papel principal pertence a ambos os operadores e prestadores de serviços. Como a demanda por comunicações móveis é extremamente alta, o aumento no setor de serviços deve ser mantida. E a parte mais importante aqui, juntamente com a comunicação de voz será o tráfego de dados. Interesse dos drivers para obter informações, por exemplo, o trânsito vai continuar a crescer, porque crescimento da frota de veículos à frente do desenvolvimento de infra-estrutura rodoviária. **** Era "Homo sapiens" - Homo sapiens começou há cerca de 10.000 anos atrás. Assim como uma época de carros sensato? Enquanto isto é mais fantasia do que realidade. No entanto, a presença de sistemas de computação e comunicações móveis e sistemas de navegação a bordo nos dá esperança de que no século 21 carros sábio será companheiro do homem. Fontes, Materiais: