RoverPC M5: Não é um fardo para o orçamento

Agora, enquanto o mercado há uma calmaria antes do início de uma nova geração de dispositivos móveis com Windows Mobile 6.0, muitos jogadores estão com pressa para liberar low-end modelos concebidos para aqueles que querem "mudar de lugar com o tubo de costume em um smart, tendo gasto uma pequena quantia. Assim, a Rover ea empresa é relativamente modesto em termos de recursos de hardware, mas muito atraente e muito acessível smartphone RoverPC M5.
    Especificações:
  • Sistema Operacional: Microsoft Windows Mobile 5.0 Smartphone Edition
  • Processador: Texas Instruments OMAP730, 200 MHz
  • Memória: 64 MB de RAM e 64 MB de Flash ROM
  • Tela: 1.9 polegadas, 176 x 220 pixels, 65.536 cores
  • Expansão de memória: microSD até 2 GB inclusiva
  • capacidades de comunicação: GSM 900/1800/1900 MHz, GPRS (Class 10), Bluetooth (1.2), infravermelho
  • Câmera: 1.3 megapixels, foco automático não
  • Bateria: removível, Li-Pol, 1100 mAh
  • microfone, alto-falante: Audio
  • Dimensões e peso: 108 x 45 x 16,5 mm e 99 g
  • Alegou a vida da bateria: 150 horas em standby, 4 horas de conversação.
RoverPC M5 - o smartphone como de costume na especificação mais baixa do nível dos preços, isto é, não muito rápido processador de 200 MHz OMAP 730, ea menor quantidade possível de memória on-board. No entanto, e que ambos serão suficientes para a "vida" normal deste modelo. Exibição na RoverPC M5 pelos padrões de hoje, muito pequeno - 1,9 polegadas em diagonal com uma resolução de 176x220 pixels. No entanto, devido à uma tela tão pequena, smartphone saiu muito compacto. Como pode ser visto na foto, o tamanho do nosso herói não é diferente da maioria dos telefones móveis modernos que podem ser levados em segurança para sua vantagens.
RoverPC M5: Não é um fardo para o orçamento
M5 capacidades de comunicação também não é rica: tri-band GSM um, GPRS e Bluetooth apoio, juntamente com uma porta de infravermelhos. No momento em que é o mínimo necessário. Como resultado, a principal vantagem do aparelho - o preço razoável para um conjunto existente de características. Os concorrentes mais próximos a este modelo - recém-chegado Voxtel W210 e um pouco desatualizado Qtek 8310.

Fornecido

Para nós, o smartphone Editor chegou apenas com o cabo de sincronização. Isso geralmente acontece com os modelos pré-venda. Se nós acreditamos que a empresa Rover, em seguida, os contadores M5 vai nos seguintes componentes:
  • Carregador 220 V
  • Cabo USB para sincronização
  • Wired Headset
  • CD com software
  • manual e cartão de garantia.
Não há surpresas. Normal previsto para os funcionários do Estado. By the way, a maioria passaram por nossas mãos, os tubos foram quase o mesmo conjunto. Em alguns casos, ainda está presente e capa (com o HTC MTeoR, por exemplo) ou uma bateria sobressalente. True, que foi uma excepção à regra.

Aparência

Primeiro, observe o tamanho do M5. Visualmente, o aparelho parece muito elegante mesmo Qtek 8310 (108 x 45 x 16,5 mm contra 108 x 46 x 18 mm), mas serve na categoria peso-dimensional mesmo com Voxtel W210 (107 x 45 x 16 mm, 100 g). O peso é também o prazer - apenas 99 g. Para efeito de comparação, Qtek 8310 puxa em 106, o M5 Então RoverPC pode ser chamado de um dos smartphones mais compacta do mercado. É gratificante verificar que essa dignidade não é restrito.
RoverPC M5: Não é um fardo para o orçamento
unidade de Design também não decepciona, porque a combinação testada pelo tempo de formas rígidas e cores contrastantes. O smartphone é totalmente feito de plástico, ligeiramente áspero ao toque. cores primárias - prata, preto diluir ligeiramente elementos decorativos - a moldura ao redor da tela e no perímetro da carcaça. Esses detalhes não suportar qualquer carga funcional, mas superficialmente tornar o modelo "mais fino e brilhante, e, portanto, mais atraente.
RoverPC M5: Não é um fardo para o orçamento
M5 teclado numérico Button são de tamanho médio e trabalhar com eles bastante confortável, graças a uma boa gama de cruzeiro, a resposta clara e uma forma convexa que elimina completamente a possibilidade de pressionando simultaneamente duas chaves. Fonte lê bem como locais para acrescentar letras russas foi o suficiente. Iluminação dos botões - a média de brilho, as inscrições são distinguíveis, e até mesmo na escuridão completa não precisa forçar seus olhos. Parece que a linha inferior de botões (*, 0 e #) é colocado muito perto da borda do corpo. No entanto, com bastante conforto, mantenha o smartphone com uma mão.
RoverPC M5: Não é um fardo para o orçamento
Quanto ao controle principal - M5 joystick, ele também bem aplicado. Em primeiro lugar, o grande tamanho diferente. Em segundo lugar, está localizado em um pequeno e fácil de recesso-toe. Devo dizer que a luz de fundo para o joystick é fornecido, mas no escuro é visível através da tela e os botões adjacentes. Ligeiramente superior na caixa preta está localizado um par de botões para controlar o teclado macio Windows Mobile. Eles também são difíceis de encontrar falhas.
RoverPC M5: Não é um fardo para o orçamento
Acima da tela está escondido sob o orador estreita fenda vocal. E talvez isso seja tudo o que pode ser notado no painel frontal RoverPC M5.
RoverPC M5: Não é um fardo para o orçamento
Voltemo-nos para as extremidades. A parte superior é completamente vazio, e no fundo é equipado com um microfone e uma tomada para carregar e sincronizar. Infelizmente, o M5 não está instalado miniUSB, a quem todos se acostumaram, e sua própria slot. Assim que, em caso de perda ou dano ao cabo terá de contactar o centro de serviço. Esta é uma das lacunas óbvias do dispositivo, mas vai continuar a varredura.
RoverPC M5: Não é um fardo para o orçamento
RoverPC M5: Não é um fardo para o orçamento
Na parede do lado direito do smartphone você pode ver alguns dos principais responsáveis ​​pelo controlo de volume e coberto com um slot microSD retalho. E a esquerda tem IrDA e clique o lançamento da câmera / botão do obturador (a mesma função no modo de disparo, realiza, ea posição central do joystick).
RoverPC M5: Não é um fardo para o orçamento
RoverPC M5: Não é um fardo para o orçamento
RoverPC M5: Não é um fardo para o orçamento
Ah, e na parte traseira do caso como geralmente equipados com uma lente de câmera localizada em uma caixa preta laqueada e bares, ocultar um sistema de altifalantes. Para remover a tampa da bateria tem pequenas saliências redondas sobre a qual repousa um dedo. E a capa em si tem, tradicionalmente movidos para baixo. A fixação de um simples e muito fiável. Cover, apesar da pequena espessura e da fraqueza aparente da "audiência" bastante apertado e não uma "folga". Dentro do compartimento da bateria todos os padrões - a bateria eo cartão SIM.
RoverPC M5: Não é um fardo para o orçamento
RoverPC M5: Não é um fardo para o orçamento
RoverPC M5: Não é um fardo para o orçamento
Para resumir, o exame externo. Dimensões e peso M5 - muito pequena. Esta é certamente uma boa notícia. Qualidade de construção e materiais da casca também é bastante no nível. Perfeitamente realizada chaves digitais e outros botões. Assim, com a facilidade de operação - a ordem. Smartphone parece bom, embora despretensioso, mas dado o fato de que é posicionado como uma solução de orçamento, pagar a atenção para a relevância deste projeto não vale a pena. Então aqui nós colocamos um forte M5 "Quarteto" e seguir em frente.
RoverPC M5: Não é um fardo para o orçamento
RoverPC M5: Não é um fardo para o orçamento

Tela

Tela na M5, como mencionado acima, alguns muito pequenos. Aqui em nossa eliminação, uma resolução de 176x220 pixels modesta e 65.000 cores. Pequenas e na diagonal - 1,9 polegadas, mas essa permissão é o tamanho ideal: a imagem parece mais claro e suave, devido aos pixels menores.
RoverPC M5: Não é um fardo para o orçamento
O brilho suficiente para quase todas as condições de iluminação, com exceção do sol. Sob os raios diretos do quadro é bastante "fade" e, na verdade, na maioria dos modelos similares.

Velocidade e memória

RoverPC M5 é equipado com um processador da Texas Instruments OMAP730 200 MHz.No caso de um poder PDA ou smartphone como seria insuficiente, mas modesto para as necessidades do desempenho smartphone orçamento da "pedra" quase inexistentes. Ligeira travagem só são observadas quando se trabalha com gráficos e sessão de fotos com uma resolução máxima.
RoverPC M5: Não é um fardo para o orçamento
Desde M5 RoverPC rodando WM 5.0 Smartphone Edition e na escada evolutiva está mais próxima do telefone, em vez de para o PDA, o método de teste foi selecionado em conformidade. O desempenho do aparelho foi avaliado com o jogador The Core Pocket Media Player (TCPMP), bem como duas versões de JBenchmark, que mede o desempenho de aplicativos Java.
RoverPC M5: Não é um fardo para o orçamento
Vamos começar com o TCPMP 0.72RC1 versão e lembrar que foram utilizados para testar os vídeos do site oficial, codificada pelo DivX e Xvid. Aqui estão os resultados demonstraram uma cobaia:
RoverPC M5: Não é um fardo para o orçamento
Como visto a partir do smartphone desempenho do teste bastante confortável para reprodução de vídeo em pixels e 320h176 abaixo. Lembre-se que o aparelho tenha uma resolução de tela de baixo e, portanto, o mais lógico seria assistir filmes, codificada pelo seu tamanho ou 216x160. É bom que esses arquivos ocupem menos espaço no seu cartão de memória. Quanto ao teste com JBenchmark, em seguida, recebeu por aqui os seguintes números:
RoverPC M5: Não é um fardo para o orçamento
Resultados JBenchmark 1.0.4 e 2.0.4 JBenchmark muito bem, e nos permitem falar sobre o desempenho médio de aplicações em Java. Com eles objectivamente M5 manipula melhor do que a média telemóvel. E, em Java, como vocês sabem, escrevi uma grande qualidade de muitos jogos e aplicações totalmente funcionais diferentes naturezas, para que através deles uma seleção de software podem variar significativamente. É verdade, tem que fazer sem 3D brinquedos, porque um teste tridimensional JBenchmark 3D para RoverPC M5 não foi iniciado devido à falta de suporte para a tecnologia necessária. No entanto, neste caso não é crítico, já que o smartphone não está a ser posicionado como uma solução multimídia. No que diz respeito à sua própria memória M5, tudo aqui é estritamente metered - 64 MB de memória RAM ea mesma quantidade de ROM. Eles estão disponíveis para necessidades personalizadas cerca de 33 MB de RAM e cerca de 18 MB de ROM, que é apenas o suficiente para definir as aplicações mínimas exigidas. O slot de expansão suporta cartões microSD até 2 GB inclusiva. A figura familiar, como em todos os análogos.
RoverPC M5: Não é um fardo para o orçamento

Som

Voz M5 falante tem um volume suficiente, produz um som limpo. Mas, ao mesmo tempo, é inerente a algum tipo de sombra. Não, a voz do interlocutor é completamente reconhecível, especialmente em áreas de bom sinal, mas soa um pouco diferente. Não há melhor nem pior do que a maioria dos celulares, mas um pouco diferente. Nível máximo de volume é suficiente para uma conversa confortável em locais públicos, como o metrô de Moscou, ou uma rua movimentada. Estas palavras são verdadeiras e em relação à dinâmica do sistema.Seu volume também é suficiente para qualquer situação. Vibrar fraco, mas se o smartphone está no bolso do jeans, a chamada será difícil de perder.
RoverPC M5: Não é um fardo para o orçamento
Sobre o fone de ouvido completo para julgar, não podemos, porque para nós não foi atingido, mas acho que a qualidade destes fones de ouvido não diferem dos da maioria. A única coisa que incomodou - não audiodzheka 2.5 ou 3.5 mm. O fone de ouvido vai ser ligado ao conector mesmo que o cabo USB com um carregador (o mesmo conector extUSB mais recentes modelos HTC) ..

Sociabilidade

Um conjunto de capacidades sem fio padrão M5 para dispositivos da classe econômica. Telefone módulo M5 RoverPC "amigável" com as redes de GSM (a 900 MHz, 1800 e 1900). Ele também suporta GPRS (Class 10). Suporte para redes de terceira geração, bem como EDGE disponível. Isso é frustrante e agradável. Frustrante porque em nosso país, um número crescente de pessoas ativamente usando EDGE, mas feliz pelo fato de que os utilizadores com necessidades modestas não pagar a mais para os recursos não utilizados. Há um M5 infravermelho, bem como o módulo Bluetooth 1.2. O último é controlado por um conjunto de drivers da Microsoft. O outro não é o esperado. Trabalhando porta IR com Bluetooth módulo corretamente e consistente.
RoverPC M5: Não é um fardo para o orçamento
RoverPC M5: Não é um fardo para o orçamento

Capacidades câmera embutida

Bagagem de M5 - de qualidade média, que é desprovida de auto-foco e tem um padrão para o orçamento da matriz com uma resolução de 1.3 megapixels. Snapshot permite que você faça uma resolução de 1280 x 960 640 x 480 320 x 240 e 160 x 120. Os efeitos são apenas três: as cores preto e branco, sépia e fria. No entanto, muitas vezes no modo automático é bem definido de balanço de branco. Muito smartphones poucos podem se vangloriar. Por outro lado, esperam que algo sobrenatural da solução do orçamento, é claro, não vale a pena.
RoverPC M5: Não é um fardo para o orçamento
RoverPC M5: Não é um fardo para o orçamento
RoverPC M5: Não é um fardo para o orçamento
Exemplos da câmera sugiro que você avalie-se.
RoverPC M5: Não é um fardo para o orçamento
1280 x 960 jpg
RoverPC M5: Não é um fardo para o orçamento
1280 x 960 jpg
RoverPC M5: Não é um fardo para o orçamento
1280 x 960 jpg
RoverPC M5: Não é um fardo para o orçamento
1280 x 960 jpg
RoverPC M5: Não é um fardo para o orçamento
1280 x 960 jpg
Além disso, a câmera pode gravar vídeo com uma resolução de 160x120 pixels. Um exemplo do vídeo, veja abaixo.
RoverPC M5: Não é um fardo para o orçamento
160 x 120 (WMV, 653 KB)

Runtime

Duração da bateria - um dos critérios mais importantes para escolher um smartphone, bem como telefone, PDA ou smartphone. Lembre-se que o tempo de vida útil da bateria de pedidos de M5 RoverPC em modo de espera é de 150 horas e falar - 4 horas. Antes de dar os resultados do teste, lembramos que é um comunicador que vem completo com uma capacidade de bateria - 1100 mAh. 1. Carga máxima - a tela está ativado, os módulos sem fio são habilitados, através do Windows Media Player em uma série de reproduzir arquivos de vídeo. Horário de funcionamento - 2 horas e 45 minutos. 2. modo de reprodução de MP3 - a tela está desligada, o volume do jogo ao máximo, usando o Windows Media Player no circuito de jogar arquivos MP3 com bitrate de 128 kb / c. A duração da bateria nesse modo era - 9 horas 27 minutos. 3. Modo de leitura. Ao ler e-books no programa Luz AlReader c-dispositivo de rolagem ativada trabalhou 11 horas e 15 minutos. No uso normal, M5, que inclui 20 minutos de chamadas por dia, uma pequena sessão com Bluetooth e verificar e-mails via conexão GPRS, a unidade emprega cerca de um dia e meio, e para um serviço mais ativo dura aproximadamente dia. Aqueles que usam um smartphone exclusivamente para chamadas e mensagens SMS devem ser suficientes de uma taxa RoverPC M5 por dois dias. Bem, o dispositivo mostrou medíocre para os padrões atuais dos resultados. Não excelente, mas não exageradamente baixa. Nada mau para uma solução do orçamento.

enchimento Software

Um conjunto de software é praticamente limitada ao software que vem com o sistema operacional Microsoft Windows Mobile 5.0 Smartphone Edition. Primeiro de tudo, é o gerente de interfaces sem fio (módulo de telefone e Bluetooth), organizador do Internet Explorer, Outlook Mobile, Windows Media Player 10, o agente de downloads, Compartilhamento de Internet, uma calculadora e assim por diante. Dos programas adicionais, há apenas Esmertec Java - Um utilitário para executar programas em Java que é realmente útil para aqueles que decidem para preencher o software parque. Além disso, qualquer fabricante de software não oferece.
RoverPC M5: Não é um fardo para o orçamento
RoverPC M5: Não é um fardo para o orçamento
RoverPC M5: Não é um fardo para o orçamento

Preço de Emissão

No início das vendas do preço de venda de um smartphone lojas online MakTsentr RoverPC M5 - Um computador na palma da "quantia de cerca de US $ 299. O dispositivo entra em varejo no final de abril deste ano.

Conclusões

Assim, RoverPC M5 - um smartphone orçamento típicos baseados em Windows Mobile 5.0 Smartphone Edition, que pode atrair um comprador potencial de um belo design, tamanho pequeno, mais recursos comparados ao tubo convencional e por um custo muito baixo. Então você pode muito bem ser capaz de compilar uma idéia sobre o trabalho de tais dispositivos e pagá-los para um telefone inteligente como um simples telefone celular. Bem, na conclusão da revisão é tradicionalmente reduzir todas as vantagens e desvantagens do dispositivo nas caixas.
    Prós:
  • tamanho ultra compacto e peso leve
  • projeto agradável
  • Aceitáveis ​​de desempenho e tempo
  • preço muito razoável
    Contras:
  • conector não-padrão para a cobrança
  • a ausência de um fone de ouvido separado
Os autores, em tradução: