Grupo SmartMarketing realizou um levantamento exclusivo do mercado russo de computadores de mão (PDAs) e apresentou uma previsão de vendas em 2002 ...
A principal tendência do setor é determinada pelas expectativas maiores para as vendas no trimestre IV de 2002. O que significa "aumentou as expectativas de vendas no trimestre IV de 2002? É isto se refere às vendas de Natal, que pelas estatísticas usuais são 2-3 vezes cobrem a média anual? Nesse caso, porque são chamados a principal tendência do setor? Provavelmente há algum erro. Permita-me discordar. Se a tendência principal e existe, então é outra coisa, mas mais sobre isso mais tarde. Os compradores estão se tornando activamente interessado nesta categoria de produto, o esperado aumento acentuado nas vendas no trimestre IV de 2002, relacionadas com os processos naturais de crescimento, desenvolvida a partir do progresso técnico, os processos de diversificação das famílias de produtos, preços mais baixos e outros fatores. Junto com este mercado, há demanda reprimida considerável magnitude, de modo que, de acordo com o SmartMarketing grupo, com uma probabilidade de 85% das vendas poderia ultrapassar a barra dos 100 000 unidades. Pontuação das 100 000 unidades por ano parece alto demais. Nossa previsão - de 40 a 50 mil unidades por ano na Rússia. Nossas conclusões são baseadas em informações precisas sobre as nossas vendas, a informação aproximada sobre a nossa quota de mercado, recebeu dos produtores do PCC, e informações indiretas sobre a quantidade de importação "cinza". Se a estimativa de 100 000 unidades não se refere à Rússia e à CEI, que não muda muito, porque o mercado de PDA no resto do SIA combinado de 10 vezes menor que a da Rússia. Em linha com as expectativas, com uma probabilidade de 78%, 27% das vendas será no bairro IV. Esta afirmação não faz sentido. Deixe-nos explicar. Se você especificar a probabilidade de um evento (78%), este evento pode corresponder a apenas começando um parâmetro constante em algum intervalo (por exemplo,% 27-30%). Assim, vemos que a probabilidade de que as vendas serão exatamente iguais a 27% não pode diferir de zero. (Veja livros sobre teoria da probabilidade.) De acordo com os resultados do IV trimestre de 2002, a líder em participação de mercado permanecerá plataformas PDA da Palm, com uma probabilidade de mais de 80% deles têm 45% do mercado. Família PocketPC com uma probabilidade de mais de 80% tomam 40% do mercado, a Casio Pocket Viewer - 10% (com uma probabilidade de mais de 80%), Nokia 9210 - 3% e Psion - 2%. Informações sobre vendas sobre os resultados de 2002 com barras de preço está contido no relatório completo de SmartMarketing. Mais uma vez, que se refere à probabilidade de execução de tal previsão simplesmente sem sentido. No entanto, as avaliações se com algumas exceções quase idênticos aos nossos números são publicados regularmente no www.hpc.ru. Houve diferença significativa apenas no fato de que o PCC Casio Pocket Viewer não pode pertencer a 10%. Estes modelos não são mais fabricados, e em 2002 a Rússia não foi entregue. As lojas, realmente, "preso" por uma série desses dispositivos, mas eles não vendem com pressa, porque após o lançamento Casio Cassiopeia BE-300 não pode estar absolutamente concorrência. Segundo nossas estimativas, em meados de 2002 para capturar uma imagem do mercado russo de sistemas operacionais esta aparência:
Os modelos mais promissores
Com a probabilidade de mais de 60% das vendas em seus respectivos segmentos levará os seguintes modelos e da família:
- A família da Sony Clié, cuja popularidade se deve à reputação das marcas Sony, e características técnicas dos equipamentos Série CLIE quando comparados com dispositivos de outros fabricantes, a Palm, incluindo os modelos originais da Palm. Contribuirá e amplitude da linha de produtos, bem como uma vasta gama de cotações neste segmento. Os fatores de risco para esse grupo de dispositivos conectados à índices de preços de diferentes modelos de dispositivos PocketPC. Com a probabilidade de mais de 80%, a parte da família CLIE ter até 68% das vendas de todos os dispositivos Palm. Com a última frase não pode argumentar, para compreendê-lo formalmente. Nossa avaliação da proporção de famílias entre os dispositivos CLIE PalmOS é 25-27%, o que, estritamente falando, também, até 68%. Sony atividade é muito alto, mas creditado aos líderes deste sector do mercado é prematuro. O fato de que, até agora todas as entregas Sony Clie para a Rússia estão passando os distribuidores americanos e europeus. escritório russo da Sony estes produtos não são suportados. Marca Centros de Serviço dispositivos Sony CLIE não servem, o dinheiro para fins de marketing não são afectados. Tudo isto limita severamente as perspectivas da CCP no mercado russo em 2002, esta situação parece não mudar.
Modelos menos promissoras
Com a probabilidade de mais de 50% desses modelos têm a chance de perder sua posição no mercado:
- IPAQ 3800/3900. O principal fator de risco que cria uma tendência a afetar negativamente as vendas de HP iPAQ no IV Trimestre de 2002, devido à precipitação desses modelos de nicho de preços, dado o seu equipamento técnico. Tradicional, iPAQ lado forte, que consiste de alta qualidade baseados em tecnologias de tela TFT reflexiva (nos modelos 3800) e TFT transflectivo (3900) não compensa a diferença de preço de US $ 280-320, especialmente considerando o aumento da competitividade do segmento. Segundo MakTsentr, HP iPAQ - líder absoluta de mercado em 2002, portanto, considerar este modelo promissor errado.H3970 modelo vendido por 700 dólares, que é apenas 40-60 dólares mais caro que o concorrente mais próximo - Toshiba e740 eo Pocket Loox. diferença de preços em 280-320, só existe, quando comparado com o iPAQ H3970 RoverPC P6, mas essa comparação ousada para poucas pessoas vêm à mente. De acordo com nossos dados, a proporção entre os dispositivos WindowsCE iPAQ perto de 55%. Por não covsem claro por que o estudo não menciona os outros modelos, de grande visibilidade no mercado: Cassiopeia E-200, Sassiopeia BE-300, Mitac Mio 528 e NEC Mobile Pro P300E. BE-300 exclusivamente ocupa um nicho de gama baixa, porque as outras características semelhantes às do CPC em R $ 200 para comprá-lo é impossível. Os restantes três dos modelos acima têm harakteristitkami semelhantes e juntos podem qualificar-se para 15-20% dos dispositivos WindowsCE mercado. O referido relatório do grupo de estudo SmartMarket temos de forma resumida na newsletter. Totalmente pode ser visto aqui. Para obter mais informações (provavelmente não livre) podem ser obtidos entrando em contato com os especialistas em: info@smartmarketing.ru. Como os números discutidos sempre com um maior grau de subjetividade, que vai ser muito feliz se outros especialistas também compartilhar suas informações sobre as questões levantadas. Para saber mais sobre a situação do mercado russo, PDA, suas tendências e previsões de MakTsentr pode ser encontrado no relatório sobre a nossa conferência de imprensa, realizada na semana passada. Os autores, em tradução:
Dmitry Havzhu