Confiabilidade dos computadores portáteis

No início de 2001, publicamos as estatísticas sobre a confiabilidade dos computadores portáteis vendidos no mercado russo. Agora temos dados para 10 meses de 2001 e pode mostrar as mudanças que ocorreram, alguns modelos têm se tornado mais e são menos confiáveis. Os dados para 2000 foram as seguintes: Os coeficientes de confiabilidade dos computadores portáteis para serviços de dados da empresa MakTsentr para 2000:
Compaq iPAQ 3630 27%
Psion Revo 22%
Jornada 690/720 9%
Psion 5mx 9%
Palm IIIe / IIIxe 7%
Palm Vx 5%
TRGPro 5%
Visor Deluxe 4%
Cassiopeia E-15 4%
Psion RevoPlus 2%
Cassiopeia E-125/EM-500 1%
Palm m100 1%
Coeficiente de insegurança foi calculada como a razão entre o número de recusas (chamadas para o serviço de base) para o número de unidades vendidas durante o período. Claro que tal abordagem não é inteiramente justo, como ele coloca em condições mais favoráveis ​​sobre o resto dos modelos, que só começou a ser vendido. No entanto, tendo em conta que a maioria dos problemas detectados nos primeiros dias de operação, esta abordagem pode ser adotada. Os dispositivos mais confiáveis ​​foram encontrados iPaq H3630/3650 com SR = 27% e Psion Revo com QI = 22%. Ambos os dispositivos têm problemas terríveis causados ​​por falhas de projeto. iPaq muitas vezes sofreu o "espelho" da tela e trava com defeito caneta. Revo - cobrança indevida das baterias. Os primeiros 10 meses de 2001 apresentou os seguintes resultados:
Nome do produto KH
Psion Revo 24,5%
Psion 5mx 15,6%
Compaq iPAQ 3630/3660 10,4%
III Palm IIIe / IIIx / IIIxe 9,8%
Palm Vx 8,6%
Jornada 690/720 7,8%
Psion RevoPlus 5,7%
Visor Platinum / Prisma / Edge / Deluxe 5,4%
Cassiopeia EM-500 5,1%
Cassiopeia E-125 4,1%
Palm m100/m105 3,0%
Sony Clie 2,4%
Palm m500 1,9%
Palm m505 1,9%
Diamond Mako 1,5%
Método de cálculo foi modificada ligeiramente. Tidos em conta no serviço de tratamento na história da venda de cada unidade, atribuído ao número de unidades vendidas. Este método suaviza o efeito dos vários dispositivos de confiabilidade artificialmente elevados, cujas vendas começaram há pouco tempo, mas este efeito não está completamente excluída. O cálculo foi tomada como garantia de casos causados ​​por dispositivos estruturais nedostatkmi e negarantiynye relacionados ao manuseio inadequado. Lidera a lista de equipamentos mais confiáveis, o nosso velho amigo Psion Revo. Problemas, principalmente os antigos - indicando uma violação da carga leva para recarregar as baterias e instável. Mas as vendas de Revo em 2001 já eram muito pequenas, de modo que maloaktualen esta questão. Em contraste com a Revo, um modelo Revo Plus, tem um desempenho bastante aceitável, Kn = 5,7%. Problemas com a carga ainda acontecer, mas com pouca freqüência. Se o usuário lê as instruções e dispositivo de carga, pela primeira vez cerca de 6 horas, a carga do sistema no último funciona continuamente. O segundo lugar ficou Psion 5mx com KH em torno de 16%. Este resultado é bastante inesperado, uma vez queEste modelo nunca foi considerado problemático. Acontece que até o final do período de garantia pode ocorrer o desgaste da pluma, por sua vez, provoca o mau funcionamento do display .. Freqüentemente ocorreu e avarias mecânicas, tais menores, sites como pena travar. Todas essas falhas não são fatais e facilmente removida do centro de serviço. Handhelds Psion vir para a Rússia através de vários canais, a maioria vem por meio da empresa Galaxy - o distribuidor exclusivo da Rússia, mas uma quantidade considerável também vem dos distribuidores finlandês. Psion'y finlandesa diferem em alguns caracteres adicionais no teclado. Não encontramos nenhuma correlação entre o canal de parto e confiabilidade. Todos esses computadores são montados em uma única produção na China e na ruptura com a mesma freqüência. Mais uma vez, a taxa de SR = 15,7%, não em qualquer grau, não desacreditar o 5mx modelo. Não é uma má figura de um modelo com experiência de quase dois anos. Além disso, deve notar-se que o Psion esteja firmemente 5mx armazena os dados muito melhor do que fazê-lo, por exemplo, dispositivos Windows CE. O resultado a seguir, que imediatamente salta aos olhos - a empresa Compaq melhorou significativamente a fiabilidade dos seus dispositivos. Isso foi feito sem alarde, o nome dos modelos e respectivos números de catálogo não mudaram, mas o iPaq'ov design melhorado. Agora não há problemas com a montagem da caneta, a poeira não entupir entre o vidro e tela. Mas há novas perguntas. Nem sempre trabalhando firmemente em memória flash. Não é por nada outros fabricantes tiveram de desistir, essa memória é regravável e tem o código do SO não é muito estável. Nós também nunca foi capaz de piscar o problema por reescrever para conseguir a restauração do sistema operacional, apesar da disponibilidade de serviços públicos. Perguntas também continuam com a organização do processo de serviço. Moscou Compaq Service Center, em princípio, levado para reparo ou serviço de qualquer iPaq. É verdade, eles checam os números de série em algumas lista negra, mas nunca encontrou-se com a recusa de reparação do aparelho, os canais que não teriam fornecido, oficiais e não oficiais, da América, Europa, nunca pensei ... O período de garantia é de 12 meses a contar da data de venda para o usuário, mas não superior a 15 meses da data da expedição do distribuidor dispositivo. Nesta data, nunca é especificado, ele não conhece nem o fornecedor nem o comprador, por isso é difícil dizer qual o período de garantia real para cada cliente. IPaq'i não acompanhada de qualquer cartão de garantia e, certamente, parece um pouco estranho. Termos de reparo obtido inteiramente razoável, até 10 semanas! Centro de Serviço recolhe a unidade defeituosa e enviá-los para a Holanda, há algum tempo está enviando de volta. Em contraste, por exemplo, da Palm, Compaq não substituir a unidade defeituosa para o novo, mas na verdade a sua reparação. Quatro costumes e dois para a frente, às vezes afetado muito mal para a saúde ea aparência dos dispositivos. Confiabilidade das séries tradicionais e modelos de venda ao longo da Palm III e V é determinado pelo KH 8-9%. Aproximadamente a metade das falhas registradas não garante, telas geralmente quebrados. Palma deve ser protegida, para não deixá-los cair no chão de concreto, eles não sofrem.
Confiabilidade dos computadores portáteis
Substituir uma tela danificada (mais informações sobre a unidade de substituição novo) custa 130-170 dólares. Os aparelhos da série V muitas vezes falham botões, eles são bastante fracos. Esse problema sempre reconheceu a garantia, o aparelho deve ser substituído por um novo. Se os trabalhadores do serviço escuro e começam a fazer perguntas diferentes, como "Por que você fez uma coisa dessas, mas porque tão duramente pressionado?" Significa que você não é um centro autorizado, e outra coisa. Depois de 8-12 meses de funcionamento, muitas vezes passam a bateria interna. Este é um problema comum com todos os dispositivos com baterias não substituíveis. É difícil entender a lógica da produção, que fazem com que seja impossível para uma fácil substituição de baterias, especialmente por que criar problemas? Série Palm m100/105 tem alta capacidade de sobrevivência, KH-3%, não há bateria, usa duas pilhas AAA. O visor é feito de plástico e praticamente inquebrável.Algum tempo atrás um de nossos clientes nos trouxe o m100, sobreviveu a um terrível incêndio em uma loja de departamento. (A história é detalhada na www.hpc.ru biblioteca). Infeliz Palm derretido, enegrecido, mas completamente preservada desempenho ...
Confiabilidade dos computadores portáteis
Palm empresa não permitir a sua distribuição para reparar o aparelho por si mesmo e só mudar os padrões defeituosos por novos. Todos distribuidor três russos o fornecimento de equipamentos necessários para a troca, para que os usuários de tal procedimento ocorre totalmente indolor. Os mais graves de "cinza" de fornecedores a fazerem o mesmo. Em outubro de 2001, o serviço políticas Palm tem visto algumas mudanças. distribuidores russos receberam instruções estritas para não ter problemas com a unidade de cuidados negarantiynymi. O usuário é agora, neste caso devem ser aplicadas de forma independente para o centro de serviços na eurosupport@palm.com Palm, concorda em reparar o aparelho, enviar o aparelho para o endereço especificado na Inglaterra, para pagar reparações e transporte de uma maneira, e pacientemente esperar por um similar reduzidos, não necessariamente sua , dispositivos. Este serviço não é barato. Substituindo a tela do IIIxe Palm, por exemplo, custa 85 libras esterlinas. Envio de um único dispositivo - 50-70 dólares. Você também pode esperar problemas com a estância aduaneira postal na recepção e expedição. Obviamente, essa inovação não agradou os usuários da Rússia, por isso vamos tentar convencer Palm para alterar a decisão. Confiabilidade Jornada 720, vendido normalmente apenas até o PCC da HP, porém, aumentou. Duke caiu de 9 para 7,8%. Mas, muito provavelmente, reflete a imprecisão dos dados, o dispositivo é completamente mudado. Os principais desafios são, como antes, com a mãe e teclado. Danos à trilha que liga a placa-mãe para a exibição, por vezes, leva aqui a este "espelho" efeito quando o "clique" no lado direito da tela ativa o lado esquerdo.
Confiabilidade dos computadores portáteis
Reparação de aparelhos envolvidos em centro de serviços HP em Moscou e talvez em outras cidades. Se o reparo está associado com a substituição de peças individuais, e por isso é quase sempre, pode levar de 4-6 semanas. Uma característica interessante, que nunca foram recebidas Jornada 720 com uma tela quebrada, aparentemente, é forte e bem protegida habitação, outros computadores de mão, estes problemas ocorrem regularmente. Um dos usuários do "matou" a apresentação esfregando-o com o líquido para telas de notebook, a tela é parcialmente dissolvido e foi para situações como esta ...
Confiabilidade dos computadores portáteis
A última vez que reclamaram da alta confiabilidade de todos os modelos da Casio. Embora agora KH subiu ligeiramente para 4-5%, esses dispositivos estão entre os mais confiáveis. Exibe batendo raramente, problemas com as baterias, embora eles ocorrem, são resolvidos de forma muito simples - a substituição da bateria, porque ele é removível! "Espelho" problemas em todas as apuradas, mas há outros ... De acordo com as suas regras internas Casio admite a existência de um certo número de "quebrado" pixels na tela. Manutenção deve ser de pelo menos 99,99% deles. E com uma resolução de 320 * 240, isso significa até 7 admissível pixels defeituosos, que se manifestam sob a forma de pontos, como o verde, como este:
Confiabilidade dos computadores portáteis
Nem todos os usuários, no entanto partes, o presente parecer Casio. Alguns acreditam mesmo que a sua 500-600 dólares a que têm direito todos os 76.800 funcionários dos componentes de display.E lembre-se, mesmo a lei mais avançada em matéria de protecção do consumidor. Serviço de organização da Casio - o mais correto. A empresa fornece os distribuidores autorizados para o reparo de peças de reposição e de informação, realiza treinamento do pessoal de serviço. Como resultado, o utilizador normalmente recebe um serviço rápido e de qualidade. Embora o curso da vida, nem tudo é tão brilhante ... Acontece que as peças de reposição ordenados não chegam para a semana e, em seguida vem o que não é condenado, mas, felizmente, os problemas de crescimento. A Sony entrou no mercado de PDA recentemente, mas a qualidade ea confiabilidade de seus dispositivos podem ser invejado por outros fabricantes. Indicador SR = 2,4% máquinas de escrever Sony Clie exibe em um líder indiscutível do grupo. Na verdade, é um Sony! Mas a mosca na sopa, é claro, lá ... O fato de que a Sony ainda não está oficialmente entrega desses produtos para a Rússia. Tudo o que vem aqui, é destinado principalmente para o mercado dos EUA. E, embora a Sony Clie tem sido certificada pelas autoridades Rostest, centros de assistência da Sony na Rússia não quer ter nada a ver com o Clie. Se o problema ainda ocorre, uma esperança - para o vendedor. Muito boa confiabilidade Kn = 1,9% receberam Palm m500/505. Esta é certamente uma série de confiança, um melhor controlo fortificada do que na série V, telas quebradas ainda não foi. No entanto, muito interessante fazer montagem de palma na base, removê-lo da Palm só pode ser inclinado para a frente. O temor é que o usuário pode rasgar a palma plug raiz, se é removê-lo do berço não é muito preciso. Coloque o dispositivo mais confiável tomou Diamond Mako, uma versão americana da Psion Revo Plus. Neste modelo, enquanto as chamadas de serviço muito poucos. Muito provavelmente, o resultado é temporário, causado por um curto período de vendas Mako. Ao longo do tempo, este dispositivo parece ocupar um lugar ao lado de seu homólogo europeu, ou seja, algures no meio da lista, mais perto de sua melhor parte. Os autores, em tradução: