Smartphone. Quando?

Eu acho que não há necessidade de explicar o que um telefone inteligente. Todos têm muitas vezes ouviu ou leu sobre os telefones celulares que podem transmitir e processar não somente voz, mas também de dados. padrões básicos de transmissão e apresentação de "dados móveis" parece ter sido desenhado e acordado, e da criação de aparelhos capazes de trabalhar com eles - o problema é bastante técnico. Além disso: vendeu mesmo telefones celulares com recursos internos de processamento de dados e acesso à Internet, como o Nokia 7110 ou o Communicator. Ao que parece - o que mais pode ser dito sobre este assunto? No entanto, apenas para ensinar celular para enviar, receber dados e são exibidas as imagens na tela é completamente insuficiente para chamá-lo de um smartphone Th. E os fabricantes, percebendo isso, não conscientemente usar o "smartphone", termo em publicidade. Por quê? Vamos tentar entender a questão mais profunda. As principais características de um smartphone deve ser: Compacto. O tamanho eo peso que deve corresponder à média telemóvel. Comunicação. Smatfon deve ser capaz de funcionar como uma comunicação de voz (como um telefone normal) e pacotes de dados. Além disso, o smartphone deve mostrar o seu processo de qualidade e armazenamento. Versatilidade. Isso se refere ao que um smartphone o dispositivo deve ser o all-in-one. Ou seja, fornecer ao proprietário necessários para executar um conjunto de ferramentas e instrumentos. Compatibilidade na mais ampla interpretação do termo. Conveniência. O critério mais importante. Ela vem como um claro entendimento do porquê você precisa de um smartphone, em princípio (e uma consciência dos usuários em geral conveniência Smartphone), ea qualidade do conceito de um modelo específico. Vamos ver como estão as coisas com cada um desses itens hoje.

Compacidade

Nível tecnológico de hoje é alto o suficiente para criar telemóveis e computadores que podem caber em um relógio de pulso. O principal problema - com uma diminuição do tamanho do dispositivo reduz a sua tela e teclado. As dimensões de um telefone celular moderno é fisicamente muito pequeno para acomodar uma tela conveniente. Teclado do telefone e não é bem adequado para uma quantidade de entrada nubud séria de dados. Com este mesmo problema enfrentado constantemente por desenvolvedores computadores de mão (HPC). E com sucesso resolver. Falta de espaço na tela é compensado pela interface de usuário cuidadosamente pensado e teclado pode ser comprimida, para recusar desnecessário para um chaves dispositivo portátil para puxar, mas você pode substituir completamente a entrada da escrita virtual na tela, ou a voz da interface (que é no futuro).

Comunicação

Desde a comunicação de voz é mais ou menos clara. Com os dados difícil. O problema tem dois aspectos: como obter informações eo que fazer em seguida. Com o primeiro princípio parece ser clara. Os mais modernos padrões de comunicação móvel são capazes de fornecer transmissão de dados. Mais adequado para este GSM e CDMA. No entanto, mesmo esses débitos não ultrapassem 9.600 e 14.400 bps, o que concordo, não é suficiente. O problema tem duas formas possíveis de resolver. O primeiro - um aumento significativo na capacidade de rede, por exemplo, espera dannyh.Bolshie usando pacotes são presas em que foi introduzida no futuro próximo, no sistema GSM, GPRS, que permitem velocidades de até bps. O segundo modo - a otimização das informações transmitidas em si. Um exemplo seria activamente promovido pelo WAP (Wireless Application Protocol) - um protocolo de comunicação na Internet para dispositivos móveis sem fio. Os dados foram obtidos. Eles precisam de alguma forma para visualizar e salvar. Isso é um smartphone deve ser construído para as ferramentas para trabalhar com e-mail, SMS (mensagens curtas), páginas web, etc E, além disso, os fundos são necessários para criar documentos, visualizar anexos, e-mail, para trabalhar com bancos de dados corporativos e muito mais. Muito simples e interface de troca qualitativa importante com rasprostrannymi desktop, um computador tablet, HPC, e outros dispositivos. Aqui os desenvolvedores smartphone também podem se beneficiar da experiência dos fabricantes de PDAs, enfrentou um pouco mais cedo com problemas semelhantes e ensiná-los a superar.

Versatilidade

Smartphone tem de integrar-se em vários dispositivos diferentes: telefone celular, agenda, computador, etc De cada um deles deve ser tomada exatamente necessárias e suficientes.Hoje, alguma aparência de um smartphone pode ser obtido por conexão do computador de mão (organizador PC) com um telefone celular. Moderna rede GSM pode determinar com precisão a localização de um assinante - adicione aqui o sistema de posicionamento no terreno. Você pode inserir uma câmera digital e organizar a transferência de imagens. Tarefa - a partir de vários dispositivos para fazer um, não exagere e não cortar nada extra. Igualmente importante é a abertura do sistema operacional e capacidade de criar aplicações adicionais para os desenvolvedores de seus terceiros. Isso aumenta muito a versatilidade da ferramenta: ele pode ser aplicado para as tarefas mais específicas.

Compatibilidade

Sore spot de equipamentos de informática. A grande coisa sobre o aparelho perde seu significado se ele é compatível apenas com si mesmo. Especialmente se ela afirma ser o papel do smartphone informações pessoais centro. Foi para atingir o máximo de compatibilidade são todos os tipos de alianças de fabricantes. Essa, por exemplo, criado especificamente para o desenvolvimento de sistemas operacionais e os princípios de organização e de dispositivos de comunicação da corporação futuro Symbian, que é possuído por dois Ericsson, Nokia, Motorola, a Matsushita ea Psion. O mesmo padrão observado no desenvolvimento da interface de rádio para a troca de dados em curtas distâncias Bluetooth. Alguns do desenvolvimento bem sucedido estão gradualmente se tornando o padrão de fato e aceite pelos fabricantes. Assim pode ocorrer com a linguagem Java e tecnologias relacionadas Jini, reúne os diferentes dispositivos domésticos na rede e geri-las remotamente. Há esperança de que algum dia os padrões de competição irá mudar a competição para a sua execução, e dispositivos específicos.

Conveniência

Esta é uma qualidade importante. Ele combina todas as anteriores, acrescenta a simplicidade ea clareza de que a ninguém, o usuário, mesmo os mais inexperientes. Conveniência define o sucesso do conceito em modelos gerais e específicos, em particular. O smartphone tem se tornado uma solução conveniente para algumas questões prementes para o usuário em potencial, caso contrário, permanecerá reclamados. Exemplo - Nokia Communicator 9000, acabou por ser muito desconfortável e não receber por causa deste grande distribuição. Necessidade de considerar cuidadosamente porque você pode ponazhobitsya inteligente e pensar em como este ou aquele problema é melhor resolvido. Se a conveniência de novos itens serão superiores ao seu preço, então muito em breve o seu smartphone vai cair em nossas vidas, como aconteceu com os computadores, telefones celulares, e antes da televisão, automóveis e outras maravilhosas invenções da humanidade. Não é tão importante, que vai estar dentro do smartphone:, o Windows CE, Palm OS, Linux ou algum outro. Sistema operacional EPOC Talvez smartphones de diferentes fabricantes terão diferentes recheios completamente, não há nada de trágico. Usuário neste caso, ser capaz de escolher que para ele é mais importante - a facilidade, uma variedade de software, multimédia, ou outra coisa. Talvez em smartphones vai tentar combinar as melhores qualidades de cada uma das plataformas atualmente existentes. Mais importante ainda, o dispositivo deve ser fácil de usar. É conveniente, em combinação com um preço razoável no estado para garantir o sucesso no mercado, ea história do celular é muito revelador nesse sentido.

Para resumir

Os esforços dos líderes de mercado em equipamentos eletrônicos, chegamos muito perto do nascimento de um smartphone - um dispositivo portátil concebido para combinar um telefone celular e computador pessoal. Ele pode ganhar as mentes, depende da qualidade da realização da idéia. E uma outra circunstância. Tal dispositivo, como um smartphone, que faz sentido, não em si, mas como parte de um sistema de informação. Deve ser fornecido serviços adequados aos operadores móveis. Apenas neste caso, algum tempo depois, encontramos em suas mãos telefonokompyuter inteligentes - smartphones. Os autores, em tradução: