Palm Zire 72 e Sony Clie TJ37: duelo, apenas para um duelo!

Da palmOne e Sony - inimigos e amigos, concorrentes e parceiros, por fim, americanos e japoneses, respectivamente. No entanto, apesar da inconsistência de sua atividade combina em grande escala sobre o mercado de computadores de mão. Ambos os fabricantes ao longo dos anos confirma a sua liderança. Se palmOne tradeoffs conhecidos, bem como a cobertura mais ampla do público, começando com o PDA mais acessível, então a Sony mais característica de inovação tecnológica e melhorias de design. No entanto, os dois gigantes são igualmente notável, tendo em conta as últimas novidades. Assim, o modelo Sony Clie TJ37, a Sony ea Palm Zire 72 da PalmOne competir um com o outro quase em pé de igualdade, com funcionalidade semelhante e um preço muito semelhante. Compreensivelmente, em tal situação, o morador não é fácil decidir sobre uma compra específica, tanto mais que ambos os produtos acabaram por ser extremamente digno. Portanto, vamos todos descobrir juntos e escolher o melhor da classe média, a plataforma Palm OS, trazendo handhelds em tempo real duelos duros.
Palm Zire 72 e Sony Clie TJ37: duelo, apenas para um duelo!
Começamos, como sempre, com a embalagem. Definir os dois computadores não sofrem de um excesso de - tudo com moderação, mas nada de extraordinário. O berço está em falta, ele substitui o cabo, o que muitas vezes pode ser ainda mais conveniente. Especialmente vai agradar as pessoas que têm que muitas vezes ficam longe de casa - base de rendas menores e mais leves. Capa só é completa com Zire 72. TJ37 satisfeito com tampa articulada de protecção e uma "algema" para usar em seu pulso. Na entrega semelhante - documentação, software, etc
Palm Zire 72 e Sony Clie TJ37: duelo, apenas para um duelo!
Palm Zire 72 e Sony Clie TJ37: duelo, apenas para um duelo!
Tendo analisado as "roupas", obter "o acesso ao corpo" e apreciar a verdadeira forma de máquinas. Externamente, handhelds são bastante diferentes. Se o TJ37 é contido e conservador, o projeto Zire 72 Crickley e moderno. Máquina da PalmOne combina uma luz cinza metálico com inserção azul. Pista parece muito elegante e fresco, até mesmo o tipo de original. TJ37 a este respeito são mais simples, mas mais impressionante. Com uma caixa de luz fosca cinza como um todo, que dilui a imagem de inserções escassos controlos brilhante e região da câmara. Assim, a palmOne produto já não têm de pagar o comprador jovem que quer se destacar da multidão e entrar em uso privado uma coisa elegante e moderno, que é invejado pelos amigos. Mas o produto da Sony, obviamente, os clientes preferem uma mais sólida que o valor nas coisas para enfatizar seu status na sociedade.
Palm Zire 72 e Sony Clie TJ37: duelo, apenas para um duelo!
Em contraste com o exterior da ergonomia de ambos os computadores são bastante semelhantes. Particularmente contribuir para este parâmetros subjetivamente muito semelhante peso, tamanho. Controles para lançar o produto palmOne frente. Em TJ37 são mais simpáticos, mas também menos conveniente. Particularmente chateado com todos os aplicativos do acelerador de teclado em miniatura. Não é melhor ter os botões de navegação e uma velocidade muito baixa. Zire 72, a este respeito como longe do ideal - é claramente falta a roda de rolagem ou com a alavanca do lado esquerdo, mas está disponível, é mais conveniente do que o TJ37.

Decoração exterior, exterior

"Geografia" elementos no teste do PCC é a seguinte. No topo da lista TJ37 tem o compartimento stilusny, "olhos" Wi-Fi módulo e uma porta IR saída para auscultadores, e um slot de expansão.Não Zire 72 Wi-Fi mudou Bluetooth'om e Memory Stick - SD / MMC, adicionou um botão on / off, o resto da composição permaneceu a mesma.
Palm Zire 72 e Sony Clie TJ37: duelo, apenas para um duelo!
Ambos slot de expansão de mão fecha o obturador - a opção mais prática de proteção contra poeira e sujeira. Localização fone de ouvido na parte superior também é verdade em termos de ergonomia. Finalmente, os "olhos" de recursos sem fio em cima - a solução perfeita que irá aliviar o usuário do incômodo, por exemplo, ao utilizar o PDA como um controle remoto. E aqui é muito pequeno e quase não actuando ao nível da habitação um botão liga / desliga para Zire 72 - uma jogada controversa do fabricante. O fato é que para usá-lo por causa da miniatura não é muito conveniente, ea alta demanda por esse elemento é óbvio porque a ergonomia declínio global. Não pinte o dispositivo e posição de saída do lado direito para fones de ouvido - "geografia" pivot TJ37 é mais conveniente e prático. O lado esquerdo contém os itens novos da Sony montar uma capa de proteção, enquanto que o Zire 72 é um botão para iniciar a gravação.
Palm Zire 72 e Sony Clie TJ37: duelo, apenas para um duelo!
Localização do lado esquerdo do case apenas para fixação da capa - um luxo. Esta faceta é muito fácil de usar, para eliminá-lo tão generosamente. Melhor imagem de Zire 72, mas mesmo aqui há apenas um elemento, e ele não é a primeira prioridade. Nós só podemos imaginar que a empresa decidiu retirar-se, por exemplo, uma roda de rolagem ou um botão de hardware controla a câmera, o que teria sido aqui na época. No fundo de um TJ37 é um conector para sincronização e uma barra de abrir / fechar a lente da câmera. O carregamento é realizado pela equipe do adaptador. Zire 72 privados do hardware controla a câmera, com apenas um buraco para carregar e sincronizar.
Palm Zire 72 e Sony Clie TJ37: duelo, apenas para um duelo!
Esta é a localização de um slide de câmara no produto da Sony, embora não muito confortável, tintas ainda claramente uma máquina de escrever à luz da falta de oportunidades semelhantes para Zire 72. Aliás, o último - um grande menos um americano, porque a lente da câmera em que o PCC continua sem qualquer protecção para os golpes do destino. É estranho que palmOne o fizeram de forma imprudente. No lado direito da Sony Clie TJ37 é um botão de disparo, assim como um controle deslizante de ligar / desligar / bloqueio do dispositivo. Zire 72 utiliza esse cara para a caneta, mas porque os controles não são carros.
Palm Zire 72 e Sony Clie TJ37: duelo, apenas para um duelo!
Neste caso, o Zire 72 olha novamente para a festa dos elementos asceta TJ37. Se a função de capturar um quadro a partir de um computador que executa o joystick de navegação, o bloqueio de hardware, disponível a partir de concorrentes, 72 dos modelos disponíveis - um grande menos para os amantes da música.
Palm Zire 72 e Sony Clie TJ37: duelo, apenas para um duelo!
Na parte de trás do TJ37 são o alto-falante, câmera e do rezet buraco mole. Absolutamente situação idêntica com o Zire 72. É verdade, a "geografia" destes elementos em máquinas diferentes, mas um igual.A parte inferior do painel frontal do computador japonesa parece mais compacto e elegante. Ela contém quatro botões de aplicativos de hardware, duas teclas de navegação à esquerda e à direita, bem como a roda de rolagem. Apesar de seu bonito, como mencionado acima, também é análogo menos ergonómica dos palmOne Zire 72. pista norte-americana ocupa quase a área sub-tela inteira e claramente inferior ao rival japonês em elegância. No entanto, é surpreendentemente confortável, apesar de inovador em comparação ao seu antecessor, Zire 71 - o joystick é agora substituída por um botão de cinco vias ordinárias. Aliás, o último é muito ergonômico e com certeza os amantes de brinquedos.
Palm Zire 72 e Sony Clie TJ37: duelo, apenas para um duelo!
Essa aparentemente simples e nada elemento banal, como uma caneta, nos modelos de teste diferem acentuadamente. Se ele TJ37 telescópicos de metal-plástico, bonito, mas muito fino e leve, tornando a média de ergonomia, a cópia disponível para o Zire 72, ficou satisfeito com a conveniência, os refinamentos mesmo projeto foram "mar". Neste último caso, temos uma caneta de plástico todo preto - muito longe do ideal de beleza instância. Resumimos a impressão exterior. Cada um dos duelistas tem seus prós e contras de cada um tem lados positivos e negativos, cada um adequado para usuários diferentes. Se você está um pouco preocupado com a ergonomia PDA, mas seria bom para mostrar aos amigos, conhecidos, colegas, Sweet Home Alabama, Sony Clie TJ37 seria na época. Handheld, porém, e tem um rico conjunto de controles, e um compacto invejável, e bastante peso moderado, é pouco provável que o comprador vai apreciar a conveniência do trabalho. PalmOne Zire 72, com bastante agradável "para cima" como um todo, é inferior em partes elegância concorrentes japoneses. Mas a máquina é fácil de operar, a menos que, naturalmente, um olhar atento sobre a sua gestão de ascetismo. Além disso, em termos de pintura exterior não é explicitamente Zire 72 ea falta de protecção para a câmara da lente que tem uma TJ37, e conseguiu mesmo em hardware. Esta queda de alcatrão correções cobertura regular do produto norte-americano, que parece muito mais atraente e prático de usar do que uma tampa flip TJ37. Em geral, ambos os modelos apresentaram candidatos praticamente igual - da mesma maneira e ao mesmo tempo em diferentes pontos fortes e, portanto, para tornar possível um veredicto objetivo de máquinas internas.
Palm Zire 72 e Sony Clie TJ37: duelo, apenas para um duelo!

Comparação de hardware

Hardware palmOne Zire 72 é baseado no processador Intel com uma freqüência de clock de 312 MHz, enquanto o TJ37 tem um 200 MHz-m "pedras", produzido pela Motorola. Não vamos tirar conclusões apressadas, e fornecer um referencial, na qual habitam um pouco menor, tanto mais subjetivo em seu trabalho diário muito difícil notar a diferença, especialmente se você não executar no PDA "pesadas" tarefas como reprodução de vídeo. Por parte dos handhelds RAM são quase idênticas - 32 no total e usuário MB 24/23 acessível a partir de Zire 72, e Clie TJ37, respectivamente. Mas sobre a situação do slot de expansão é bastante diferente. Assim, o TJ37 tem um Memory Stick de propriedade - não é muito comum e bastante caro, formato da Sony, que é simplesmente uma pena de abandonar em função das somas consideráveis ​​de que é investido. Ao mesmo tempo, o Zire 72 tem uma sociedade democrática e SD / MMC, o que, naturalmente, ainda não CompactFlash, Memory Stick, mas não, em geral, a melhor opção para um dispositivo compacto. Particularmente satisfeito com o suporte padrão SDIO, o que significa que a oportunidade de equipar os periféricos cartão de mão, ampliando significativamente funcional máquina assim. Ambos os módulos experimentais built-in wireless, no entanto, padrões diferentes.Se o Zire 72 é onipresente e, portanto, exigia Bluetooth, então o TJ37 não tem uma muito popular, mas está crescendo rapidamente em sua utilidade comum utilizador Wi-Fi gratuito. Estamos convencidos de que muitos destes podem ser úteis, sobretudo em virtude da sua promoção activa, mas o Bluetooth ainda parece mais atraente, mas porque Zire 72 tem outro ponto em seu carrinho.

Comparação das câmeras

Foto oportunidades estão activamente incluídos na última dispositivos móveis estão constantemente a ser melhorado e novas funções. Essa é a nossa "coelhos" tem um bônus similares.
Palm Zire 72 e Sony Clie TJ37: duelo, apenas para um duelo!
Infelizmente, nenhuma das câmeras existentes não são completadas com flash padrão, e, portanto, têm de se preocupar com iluminação adequada. No papel, a questão da liderança nem sequer se coloca - Zire 72 tem quatro vezes mais potente matriz que pode tirar fotos em um total de "adultos" 1280 x 960 pixels - cinta inatingível para a maioria dos telefones modernos e PDA. Com relação aos rivais japonesas, o seu modo de imagem máximo é apenas no padrão móvel 640 x 480 pixels. Ao mesmo tempo, Zire 72 tem a capacidade de disparar não só o modo de alta qualidade, mas algumas das seguintes opções: 640 x 480 320 x 240 e 160 x 120 pixels. TJ37 disponível para 320 x 240, 320 x 480 160 x 120 pixels. Ao aumentar o quadro dos computadores são idênticos - ambos os telefones estão equipados com duplamente zoom digital.
Palm Zire 72 e Sony Clie TJ37: duelo, apenas para um duelo!
Um exemplo de zoom digital de PalmOne Zire 72
Palm Zire 72 e Sony Clie TJ37: duelo, apenas para um duelo!
Um exemplo de zoom digital para Sony Clie TJ37
Teste prático revelou um quadro muito sombrio - nenhuma das câmeras não são capazes de fazer umas imagens realmente de alta qualidade que podem ser impressos e pendurados na parede de almofadas, curtindo todas as noites a sua habilidade. Sim, claro, o Zire 72 possui uma boa surpresa e pode ser mais do que suficiente para a impressão, mas a novidade é insatisfatória funciona mesmo quando não a luminância média, para não mencionar o crepúsculo ou mesmo a noite. não coisas melhores na mão com objetos similares, e ainda mais de perto. Em geral, a verdadeira qualidade de fotos não é muito melhor, e às vezes até pior do que o TJ37. De perder modelo guarda uma imagem de alta resolução e desfocada nas bordas das fotografias feitas Sony Clie TJ37. Este último, aliás, talvez o único inconveniente grave japonês PDA. Em outra máquina tem provado ser uma boa idéia - você pode tirar fotos mesmo em ambientes não leve a melhor, e os objetos próximos claramente distinguíveis. Fundada sombra para uma câmara da lente ea chamada não TJ37 com irmão de alta tecnologia.
Palm Zire 72 e Sony Clie TJ37: duelo, apenas para um duelo!
Um exemplo da câmera palmOne Zire 72
Palm Zire 72 e Sony Clie TJ37: duelo, apenas para um duelo!
Um exemplo da câmera Sony Clie TJ37

Telas e nutrição

Um dos elementos mais importantes de qualquer PDA é o ecrã, e, portanto, a ele deve ser tratado com o máximo cuidado ao escolher uma máquina. E vamos tratar ... Mostra handhelds considerados em papel são idênticos - 320 x 320 pixels, 16 bits, 65.000 cores exibidas. No entanto, na prática, a instância está disponível para palmOne Zire 72, teve o prazer de maior brilho e riqueza de cores. No entanto, isso não significa que a tela TJ37 ruim não - ele é um dos melhores, mas o Zire 72 é ainda melhor :-). Eles se alimentam de handhelds no orçamento "enxuta" baterias restaurações fixas. Se a capacidade de "estômago" Zire 72 é de 950 mAh, então o TJ37 é de apenas 800 mAh. Em ambos os casos, a funcionalidade é bastante elevado, de poupança e similares em tamanho e peso características do dispositivo eo preço parece muito razoável. Mas não vamos apenas prever a morte, como os pacientes respiram um pouco mais ... Os testes foram realizados em mais próximo da condição real. Assim, não utilizada uma aplicação algo ou tarefa, ea média de download - leitura, jogos, áudio, vídeo, trabalhar com o módulo de câmara e navegação na Internet sem fio via infravermelho, em um telefone Philips 530. No final, temos os seguintes números: um pouco mais de duas horas (2:08) na TJ37 e quase quatro horas (3:49) no Zire 72. Como se costuma dizer, o resultado é óbvio - Zire 72 fora de alcance.

resultados Hardware

Resumindo o hardware, podemos concluir com segurança vantagem Zire 72. Máquina, embora não significativamente, mas ainda mais perto de seu rival para a liderança. Este computador tem o mais relevante para a maioria dos usuários do módulo sem fio é equipado com um processador ágil e de qualidade de ecrã de alta e um slot de expansão para uma norma comum. Finalmente, Zire 72 tem, embora não o melhor na maioria dos casos, mas certamente muito mais atraente diante das câmeras de papel. Cores aparelhos e mais vida da bateria. Assim, as entranhas hardware derivar Zire 72 para a frente, mas olha o que eles conseguiram, porque o hardware sem o software é como um cavaleiro sem cavalo.
Palm Zire 72 e Sony Clie TJ37: duelo, apenas para um duelo!
E a Sony, e palmOne são conhecidos por sua generosidade por parte do software, mas desde o início Zire 72 líderes tornam-se por causa da nova versão do sistema operacional - 5.2.8 vs 5.2.1 TJ37. Mudanças, é claro, são pequenas, mas moralmente tão pouco coloca produto americano é um pouco maior. pessoal adicional e suites estão satisfeitos com as duas máquinas - tem tudo que você precisa para atender as exigências iniciais apenas ter comprado o usuário da máquina.

Os testes de desempenho Zire 72 e Clie TJ37

Testar o desempenho dos novos produtos foi realizado usando o Speedy benchmark 3.1:
Palm Zire 72 e Sony Clie TJ37: duelo, apenas para um duelo!
Como pode ser visto, a velocidade do Zire 72 é claramente superior ao desempenho Clie TJ37. E, curiosamente, a causa não é apenas inteligente, "pedra" - os testes mostram um excelente desempenho e memória, e uma parte gráfica.

Resumo

Bem, é hora de tirar conclusões acima. Como já foi mencionado, ambos os produtos são feitos a um nível muito elevado e não decepcionar seus respectivos proprietários. No entanto, em muitos aspectos, o Zire 72 ainda gira em torno do adversário. Claro, Clie TJ37 também não nasceu merda, lá ele tem uma vantagem competitiva, mas eles não permitem que o modelo a seguir em frente é muito mais sucesso do que os norte-americanos, que simplesmente destinado a se tornar sucesso de vendas da primavera-verão. Os autores, em tradução: