terminais de assinantes, melhorado e modificado para concluir a primeira fase de seu desenvolvimento - a "voz". Junto com toda a indústria móvel, este setor está entrando em uma era de "dados". Alterações na infra-estrutura dos sistemas de comunicação móvel, e, como resultado de novos serviços e oportunidades, não podia deixar de reflectir sobre as tendências que são claramente visíveis na forma de terminais de assinantes. A tecnologia GPRS - o primeiro passo nesse sentido - começa a exercer uma certa influência sobre o desenvolvimento de terminais de assinantes.
Records e frustração
|
terminais de assinantes do mercado (AT) nos últimos anos tem se desenvolvido rapidamente, e pareceu a tendência de crescimento, como previsto por especialistas como a Cap Gemini Ernst & Young Telecom, continuará a ser. No entanto, os emergentes para 2000 as vendas da AT 560 milhões não foi implementada. Segundo estimativas da mesma agência, as vendas reais da 430-450000000 Apesar do recorde, e estes números é um recorde absoluto na história das comunicações móveis, que encerrou o ano foi para os líderes não é muito bem-sucedida. Este refere-se principalmente para a Ericsson, que foi incapaz de alcançar indicadores positivos, apesar de vendidos 43,3 milhões de terminais de assinantes. Nesta base, a Ericsson teve uma solução radical: um totalmente transmitir a produção de telefones celulares outras empresas - aos seus parceiros. Note-se que, para alguns produtores, especialmente a Panasonic ea Siemens, o ano foi um sucesso - respectivamente 21,5 e 20,5 milhões (de acordo com os Grupos Strategis). Analisando os indicadores quantitativos para a "voz" AT durante os próximos 2-3 anos, é razoável prever a estabilização do mercado contra o cenário de uma recessão. vendas maciças dos modelos que suportam a tecnologia GPRS, só começará em 2002 (3-40 Durlacher Research). De acordo com a Ovum em Londres, nos próximos 2-3 anos, as vendas mundiais destes modelos será de 5-600
Mais telemóveis bom e diferente
Se falamos qualitativa sobre tendências, devemos primeiramente distinguir a saturação dos recursos mais sofisticados de modelos de baixo custo dirigido aos usuários mainstream. O fato de que ontem era para ser encontrada em modelos de fabricantes de classe empresarial está oferecendo hoje em modelos simples. O exemplo mais vívido - Philips Savvy DB. Nesta unidade, há discagem ativada por voz e alerta vibratório. Assim, novos recursos e serviços estão disponíveis aos proprietários de modelos de baixo custo, mostrando as mudanças na infra-estrutura de sistemas de comunicação móvel. Chamada em conferência, correio de voz, para não mencionar o SMS, tudo está disponível para a maioria dos assinantes.
|
A explicação é fácil de encontrar. Era a produção em massa para reduzir custos e permitir que os assinantes para oferecer uma ampla gama de baterias, como Li-Ion, Kit mãos-livres conectividade ea funcionalidade aprimorada. Outro fator - a utilização dos produtores no chipset classe de modelo standard (chipset). Assim, a Siemens nos modelos de 35 da série utiliza um conjunto de E-Gold Infineon empresa. Neste modelo, a classe sênior têm avançado em grande parte devido a um desenvolvimento de software. Quase todos os fabricantes dos modelos de classe empresarial têm fornecido suporte a tecnologia WAP, que, entretanto, não é assim na demanda, como previsto os meus colegas na loja há um ano. É verdade, hoje eles correram para o outro extremo, enterrando tecnologia, significado e finalidade para a qual a maioria dos comentadores permaneceram sem solução (ver "Modus", № 131 ", WAP ontem, hoje e amanhã").
|
Resumindo e avaliar os caminhos e tendências, podemos concluir que a miniaturização arraste pico deixou para trás - em 2000, resumiu e determinado o tamanho ideal para a "voz" da AT. Alguém os produtores mudaram o sentido de proporção, eo mercado de produtos propostos têm sido incluídos na categoria de "feminino". Tais dispositivos têm um tamanho mínimo, mas um conjunto de números, para não mencionar um texto conjunto para as mensagens SMS, eram uma força de dedos apenas a metade melhor da humanidade. Muitos analistas no início de 2000 previu um crescimento rápido do mercado com a AT características Pocket PC, o chamado comunicadores e smartphones. Das palavras à acção foi pela primeira vez Ericsson e Nokia. preocupação sueca propôs um sistema operacional baseado em modelo R380 Symbian, e finlandesa - Modelo 9210 (EPOC OS 6.0, Symbian), o desenvolvimento da gama Nokia 9hhh. Aqui vale a pena mencionar e as inovações introduzidas Motorola. Estruturalmente Communicator V100 foi concebido como um teclado clássico Pocket PC com teclado QWERTY completo e tela informativa (o tamanho dos ativos 45h28 mm). Para trabalhar no modo de telefone, o dispositivo deve ser conectado a um headset (fones de ouvido com microfone fornecido). V100 via interface serial pode se conectar a um PC. V100 é focada principalmente no mercado europeu e está posicionado como um dispositivo para os jovens. Foi esta a audiência mais ampla utilização do serviço SMS.
|
Se o crescimento do mercado deve-se no Exército de recrutas de assinantes individuais, os comunicadores e smartphones deve atrair os fãs do Pocket PC. Mercado crescente últimas suficientemente ativos, segundo a IDC, as vendas para 2000, ascenderam a 16 milhões de unidades. Assim as perspectivas para o mercado de dispositivos de dupla utilização é incontestável, especialmente desde que a disponibilidade de tela adequada para a Internet e do tamanho do aumento iminente da taxa de redes de transmissão de dados pode ser um argumento decisivo. Uma das tendências emergentes no ano passado - a capacitação do próprio telefone. Se ontem, considerando o intervalo de uma empresa, você só pode falar sobre a voz e, muito raramente na transmissão / recepção de dados (usando o AT como um modem GSM), mas agora o quadro começa a mudar. Você pode falar seriamente de convergência, o telefone móvel e os vários dispositivos. Os fabricantes têm ampliado as possibilidades de equipamentos e de fornecer aos consumidores com dispositivos que ofereçam / recepção de dados / números de fax, e-mail, contato com as tecnologias baseadas na Internet WAP. Uma série de modelos que você pode escutar os arquivos MP3 que identificam a sua localização (GPS) e até mesmo assistir a vídeos. Empresa Samsung, por exemplo, tem demonstrado um modelo SGH-M100. Este banda dupla (GSM-900/1800) de telefone que possui 32 MB de memória e um stereopleer MP3 com o tempo de jogo aos 25 minutos. E pesa 97 G! O dispositivo também tem uma porta IrDA ou pode ser conectado a um PC através de uma interface serial. Outra opção de celular Siemens oferece. Modelo SL45 - telefone dual-band (GSM 900 | 1800) de luxo. Característica modelo - capacidade de se conectar tipo de cartão de memória externa MMCard, que estende a sua funcionalidade. c unidade completa você recebe um cartão de 32 MB e fones de ouvido estéreo. Pré-registro de suas músicas favoritas em formato MP3 no mapa, você pode ouvir o som durante 35 minutos com a qualidade de CD. MM cartão também pode ser usado como uma memória de um gravador de voz, alto-SL45. Seu volume é suficiente para gravar conversas de até 5 horas.
|
Outra novidade interessante do Benefon empresa. Modelo ESQ! - Na verdade um telefone de navegação. Além das muitas possibilidades de dual-band GSM dispositivo que especifica o local do assinante, bem como a velocidade de movimento, direção, quilometragem (Sistema de Posicionamento Global GPS, receptor de 12 canais). display gráfico de grandes dimensões (160x100 pix). Fornece a saída para 20 linhas de texto, ou exibir a localização do assinante sobre a área do mapa, que é pré-inscritas no telefone a partir de um PC através da interface serial. Neste indicador, o mesmo mapa aparece, indicando o local que você queria uma rede de assinantes. Um aparelho semelhante foi apresentada pela Garmin, especializada em soluções na área de GPS. Ela anunciou um novo dispositivo NavTalk II - GSM telefone com um grande display gráfico e um receptor GPS integrado.
GPRS expansão eo conservadorismo do mercado
|
Quais são os AT serão oferecidos para o assinante no futuro e quais as opções que ele vai escolhê-los? Quais as opções que o comprador irá apreciar amanhã, com exceção do preço, peso e tempo da bateria? Para os clientes que comprarem um novo telefone em 2001-2002 para a frente pode obter o tamanho e tipo de tela (de cor, grande), multi-padrão, tais como CDMA / AMPS;. Teclado QWERTY conectividade semelhante ao Pocket PC. Como mencionado acima, é possível florescente mercado de smartphones ou comunicadores. Parece que essa classe de anticorpos vão dominar o mercado corporativo, mas um assinante individual ainda é centrada no modelo simples e barato. Ao contrário opinião polêmica foi expressa pelo director regional da pirâmide Daniel Grupo Torras: ele assume que a futura fronteira entre celulares, smartphones e pocket PCs vai borrar. Mas basta comparar o exército de assinantes que usam telefone celular não é para negócios, comunicação e do número de usuários que a utilizam "no papel". Esses dois grupos são simplesmente, não são comparáveis em tamanho, pois entre outras coisas, o telefone pode satisfazer um dos principais intelectuais necessidades humanas - uma oportunidade para se comunicar. É duvidoso que o setor empresarial tornou-se dominante no mercado AT. Se o mercado vai voltar para os serviços (isto é - para os modelos), com base na tecnologia de GPRS? Na verdade, a introdução generalizada de dados por pacotes começará hoje ou amanhã, mas a linguagem não liga para dizer que se a apoiar a tecnologia vai ser compradas como pão quente. Se a maioria dos usuários vai querer, ou pelo menos a cada três literalmente jogar a sua câmera e obter novyy.1 ainda possível verificar a falta de interesse de usuários para atualizar os equipamentos. A empresa de consultoria Yankee Group prevê que o preço médio ao GPRS com suporte no final de 2001 em US $ 200-230 com um preço médio projetado de um telefone padrão de US $ 120-140. Supondo que essas previsões se tornem realidade, a proposta de um setor específico do mercado será atraente. Mais confiantes de que podemos falar sobre as perspectivas de modems GSM / GPRS da placa de PC ou CompactFlash (para laptops e PDAs). Graças a eles, a Internet torna-se verdadeiramente móvel, e acesso a aplicações corporativas eficazes e seguros. De acordo com Martin Kampisha, diretor da filial européia do trabalho da Motorola com o setor de consumo, é esta classe de GPRS dispositivos podem ser nos próximos anos, o mais popular. Por exemplo, a opção da empresa na CeBit, em Hanover apresentou um Globe Trotter, modem GPRS, no formato PC-Card para as redes GSM 900/1800/1900. O modem fornece alta velocidade c acesso a internet de qualquer computador portátil equipado com um slot PC-Card tipo II, e executando um sistema operacional MS Windows 98/2000.Um dispositivo semelhante - empresa de modem GPRS anunciados CreditCard Xircom. Ele fornece comunicação de voz, a troca de SMS e mensagens de troca de dados. Além GPRS últimos dois anos, ouvindo e tecnologia extravagante outros - Bluetooth. Deve proporcionar uma conexão sem fio de todos os equipamentos eletrônicos em sua casa ou escritório. Os comerciantes muitas empresas sentiram que era hora de incorporar módulos Bluetooth e telefones celulares. No entanto, neste caso, Bluetooth seguirá os passos do GPRS. Ao receber a informação, ela pode ser rapidamente colocado em seu computador ou imprimir. Obviamente, o PC ea impressora também deve ter os módulos Bluetooth. Portanto, para a generalização desta tecnologia deve cumprir duas condições. Necessário - o desenvolvimento de redes de comunicações móveis de apoio GPRS, suficientes - Active Release Bluetooth módulo, built-in e eletrodomésticos escritório. Assim, a Toshiba ea 3COM anunciou o lançamento de módulos Bluetooth, no formato de cartão de PC. Não caiam para trás e fornecedores. Ericsson anunciou o modelo T39 (GSM 900/1800) e Motorola - Timeport 270 (CDMA). No entanto, em 2001, é provável que seja abundante sobre os novos itens, ao invés de ser um ano de início da produção em massa de modelos com Bluetooth.
caminho Especial
|
Para a Rússia, o GPRS a apoiar não pode ser aquela varinha mágica que pode resolver parcialmente o problema da última milha do terreno de telecomunicações da Rússia. Temos de admitir que este problema - um dos principais obstáculos à penetração da Internet na Rússia (Moscou e 07/05 das grandes cidades não contam). Portanto, os operadores móveis, possivelmente sem perceber, pode ajudar um assinante. Em primeiro lugar, é o acesso à Web em estabelecimentos menores. Qual é a velocidade de acesso atual ao dial-up modo, nos subúrbios de Moscou, o mesmo ou Golitsino Pushkin, representam a maioria dos leitores. Com a remoção da qualidade de acesso à capital está se deteriorando em um ritmo exponencial. E é em Moscou, para falar sobre a Internet em zonas mais remotas só pode estar no modo subjuntivo. Em segundo lugar, as empresas de comunicação celular para oferecer sua infra-estrutura para sistemas de informação empresarial com fontes de informação distribuída. Ligar os terminais fixos dostupa2 ou GSM-GPRS-modems, a organização será capaz de por 2-3 dias para colocar em funcionamento um sistema eficaz de intercâmbio de dados. Assim, hoje os operadores de celulares da Rússia parecem competir com a perspectiva de prestadores de serviços de Internet. E o argumento básico para isso - GPRS. Se os comerciantes-Sotovik perceber o instrumento cair em suas mãos, começará a marcha real sobre os espaços da Internet na Rússia. Obviamente, mesmo o preço não vai parar um exército de sofrimento - nas províncias russas para clientes residenciais uma alternativa à vista.
Segmentação de mercado e novos jogadores
Para todo o setor e segmento de celulares da AT, em particular a transição para a tecnologia GPRS, ainda mais que o palco - que há um salto qualitativo, quando o fornecimento de informações para o assinante em sua importância é comparável à comunicação de voz. A primeira questão que se coloca fabricantes AT: Qual deve ser a proporção de aparelhos com GPRS apoio no total? De acordo com o ARC Group, no final de 2001, 85% dos operadores europeus começam a fornecer pacotes. Dada a previsão Durlacher investigação na Europa, a rede de serviços de apoio GPRS, em 2002, usará 25-30000000 assinantes. Supondo que o mercado será dividido igualmente entre os GPRS-modems e terminais GPRS-direta, podemos estimar o volume real de vendas. Apesar da estabilização do mercado de TA, tecnologia de estado sólido líderes Texas Instruments e Analog Devices anunciou chips integrados de geração de telefones celulares 2,5 G. No entanto, os fabricantes não estão dispostos a forçar a situação. Assim, de acordo com o CEO da Nokia Jorma Ollila, telefone liberação com o apoio GPRS é transferido do segundo trimestre, pelo menos no terceiro. modelo de entrega, a Ericsson R520m, apresentado pela primeira vez no Verão de 2000, ainda não começou.Talvez o leitor vai lembrar a situação que surgiu em meados dos anos 90, quando a crescente demanda por AT não estava satisfeito, pelo que os operadores estavam perdendo e no número de conexões, e no volume de tráfego. Mas, segundo o analista da pirâmide Grupo Daniel Torres, agora mais sábios ", salga insuficiente" a prever a migração para a nova tecnologia é praticamente impossível. Provavelmente, a comparação com a situação meados dos anos 90 não é tão necessário, porque mudou radicalmente o campo de jogo: um número crescente de operadoras tornaram-se linhas mais densas dos vendedores. O último - um dos fenômenos característicos de 2000.
|
O aparecimento de novos operadores neste mercado não é por acaso. O rápido crescimento do número de assinantes (ou seja, - aumento do volume de vendas ea viabilidade de produção em massa, sempre superrentabelnoe) - que é um argumento que atrai tubarões de eletrônicos de consumo (Kenwood, Mitsubishi), e empresas recém-criadas, principalmente da China e do Sudeste Leste da Ásia. Por exemplo, a empresa Sendo lançou ao mercado europeu de banda dupla (GSM 900/1800) modelo D800 de classe empresarial. Por zyavleniyu vice-presidente Sendo Leo Burhou, a empresa garante o fornecimento de veículos para o cliente dentro de 72 horas, enquanto os dois principais fabricantes de satisfazer as encomendas em 2-4 semanas. Essa política agressiva adicionar maiores produtores de dor de cabeça, não é claramente satisfeito com os resultados de vendas nos últimos trimestres. Um dos aspectos interessantes - a determinação das regiões mais interessado em AT e serviços da classe. De acordo com o mesmo Daniel Torres, o avanço mais provável no Norte da Europa e Sudeste Asiático, onde há quatro tigres: Hong Kong, Coréia, Singapura e Taiwan. Não foi nenhuma coincidência que os novos produtores, principalmente vindo da mesma região. True, Torres sugere que muitos, senão todos, vai depender de operadoras, provedores de conteúdo e desenvolvedores de aplicativos que são projetados para oferecer ao consumidor os serviços específicos destinados a fornecer informações. Como exemplo, lembram a situação que surgiu um ano atrás com a tecnologia WAP. É a falta de serviços específicos e uma mudança errada no foco dos clientes corporativos de operadores individuais, quase levou a uma paralisação. Lições de WAP, é susceptível de conduzir à conclusão de que os operadores deu prioridade ao desenvolvimento de aplicativos. A fim de convencer o interlocutor para a eficácia da prestação dos serviços de informações, exigirá um esforço considerável. Para os fabricantes de aulas terminais WAP também deve ser discutido. Requisitos para as configurações de exibição, a duração do tempo de espera, e algumas outras características devem ser formuladas levando em conta as peculiaridades das tecnologias GPRS, e as informações que serão entregues para o assinante. Por exemplo, um modo de espera quando você se conectar com a tecnologia GPRS difere significativamente de um regime semelhante para o padrão GSM, porque conexão permanente, o consumo de energia será um pouco maior ea bateria deve ter maior capacidade. Se falamos de segmentação do mercado, um dos seus setores importantes - são jovens. Que ela pode reivindicar a novidade do AT que será criado na sequência do GPRS, 3G. Haverá um teste do modelo V100 acima mencionados da Motorola. Se a simbiose de um Pocket PC com os amantes do fone de ouvido e microfone irão apreciar o SMS, nomeadamente os jovens, de acordo com Reúna Group, oferece mais de 80% do tráfego de mensagens curtas, enquanto as perspectivas para este tipo de equipamento mais favorável. Enquanto isso, as previsões dos analistas. Assim, o Yankee Group afirma o relatório que vai determinar o trimestre II e III do próximo ano -, então a demanda por anticorpos GPRS com suporte vão crescer drasticamente. No entanto, como esses dispositivos vão olhar, quais são as suas opções - é ninguém se atreve a dizer exatamente. Pelo menos hoje, de acordo com Richard Duffy, gerente do Grupo ARC, é difícil dizer quanto vai ser grande interesse para os assinantes do visor colorido, de alta potência, transformadores e outros sites da AT para apoiar GPRS. Aparentemente, o aparecimento de anticorpos começam a formar-se aplicações populares. Por exemplo, a possibilidade de entrega de conteúdo multimídia (áudio / vídeo), cria um segmento atrativo.Por exemplo, a AT leitor MP3 Samsung SGH-M100 precisa de pré-carga canção favorita. Quando você usa GPRS qualquer melodia usando o mesmo terminal WAP podem ser encontrados e baixados em tempo real. Claro, videoconferência, baseada em GPRS enquanto improvável - a primeira fase da taxa real de 30-40 kbit / s é claramente insuficiente. Mas o tamanho ea qualidade da imagem na tela do smartphone / comunicador, em princípio, é bastante aceitável para tais aplicações. Resta acrescentar uma voz e uma câmera de vídeo, hoje disponível para Pocket PCs, por exemplo, conferência tipo Casio JK-710DC, eo vídeo está se tornando bastante real. Amplia ainda mais os recursos dos aplicativos empresariais. Sistema de vídeo vigilância acompanhará o smartphone na tela e na zona protegida como um todo e de cada local específico. O estabelecimento médico do banco de dados os resultados do ultra-som ou exame de raio-X do paciente pode ser transferido para a tela do smartphone mesmo nas mãos de um médico que veio para o desafio para a casa do paciente. No entanto, a popularidade desses modelos será determinada principalmente pelo seu preço. Muito provavelmente, 2001 não será um avanço na disseminação da AT com suporte GPRS, mas os fornecedores e as operadoras terão que chegar a termos com o fato de que os dispositivos são de difícil controle, dominado por inovações técnicas, ea maioria dos usuários não precisa mesmo. Como se costuma dizer, cada vegetal uma vez ... Fontes, Materiais: