Communicator HTC P4350 (Herald): um arauto da mudança

Para uma empresa HTC, Pocket PC gigantes da construção, 2006 foi um muito "frutífera" em termos de produção de novos dispositivos. Parece que é hora de parar e recuperar o fôlego e olhar para trás, a fim de avaliar o trabalho feito e olhar através dos olhos dos concorrentes, mas ele estava lá! Mais para o final do ano HTC fez um presente para seus fãs - o novo comunicador HTC P4350. Talvez, é perfeitamente possível dizer que a novidade há muito aguardada. Na verdade, a gama de PDA HTC teclado é um pouco incompleto: por um lado, o segmento de preço mais baixo, o velho modelo Qtek 9100, que durante um ano, por outro - oi de fim de aparelho é HTC TyTN. À luz dos mais recentes aperfeiçoamentos design HTC (P3300, S620, etc), parece lógico dispositivo de teclado aparência sem especiais evoluções tecnológicas, a plataforma já está comprovada, mas com um novo design. Sobre o jeito que ela saiu, e hoje presente ao tribunal de leitores HTC P4350 (nome de código - Herald, que traduzido significa "arauto" ou "mensageiro").
Communicator HTC P4350 (Herald): um arauto da mudança
    Especificações:
  • Plataforma: Windows Mobile 5.0 Pocket PC Phone Edition (AKU 3.2)
  • Processador: Texas Instruments OMAP850, 200MHz
  • Memória: 64 MB de RAM (44MB de usuário) e 128 MB de memória (43 MB disponíveis)
  • Tela: 2.8 "(72 mm), TFT, 240x320 pixels, 65536 cores
  • Expansão de memória microSD / SDIO
  • interfaces sem fio: GSM 850/900/1800/1900MGts, GPRS / EDGE classe B / multislot classe 10, Bluetooth 2.0, Wi-Fi (802.11b / g)
  • Bateria: removível bateria lithium-ion, 1130 mAh
  • microfone, alto-falante, fone de ouvido extUSB: Audio
  • Câmera: 2.0 megapixel, sem autofoco e flash
  • Dimensões e peso: 109 x 59 x 17 mm, 168 g com bateria.
O concorrente mais próximo HTC P4350 pode ser chamado o Glofiish M700 - também o dispositivo de teclado. No entanto, em um trecho, uma vez que Glofiish M700 possui um receptor GPS, em contraste com o HTC P4350. Na verdade, o novo HTC - este é um Qtek ligeiramente modificado 9100. No entanto, as primeiras coisas primeiro.

Conclusão

    HTC P4350 vem na configuração HTC agora um padrão:
  • Bateria
  • Carregador
  • cabo de sincronização
  • fone de ouvido estéreo sem fio com tecla de chamada de resposta e um conector de controle de volume (extUSB)
  • CD com software
  • Guia do Usuário.
Por uma taxa extra que você pode comprar: estojo de couro de marca, carregador de carro, mono-auricular Bluetooth, fone de ouvido estéreo Bluetooth. É intrigante porque a «HTC pinçada" caso - aparentemente, o modelo é considerado o orçamento, e decidiu salvá-lo. Se se recordam do Qtek 9100, ele tem um caso, também, era muito "orçamento" do tipo - e não de couro, mas a partir de uma tela de nylon de espessura. Bem, não é crítico. Normalmente, uma cobertura completa imediatamente substituída por mais conveniente, por uma taxa adicional.

Aparência

Talvez se possa dizer que o HTC P4350 continua a tradição e os seus colegas de projeto HTC P3300: as mesmas linhas lisas, cantos arredondados e os botões de forma incomum. É verdade, nenhuma inovação por parte do governo não é visto - clássico puro. Desculpe, mas a prática roda de rolagem, como no HTC TyTN, HTC P4350, em nenhum lugar. Aparentemente, esta é ainda a padrões de propriedade de nível superior.
Communicator HTC P4350 (Herald): um arauto da mudança
O invólucro é feito de plástico áspero ao toque, que é às vezes chamado de toque suave. Amostras de engenharia são as cores do grafite escuro com inserção preto no meio do perímetro da habitação, mesmo dispositivo comercial - todo preto, eo bloco de botões de prata fosco.
Communicator HTC P4350 (Herald): um arauto da mudança
HTC P4350: para abrir o teclado QWERTY
Em sua mão o aparelho não é ruim, exceto por uma coisa: a lente da câmera é feito de algum modo bastante salientes para os lados e com a borda afiada da crista no dorso da bolinha no dedo, não importa qual lado você segure o dispositivo.
Communicator HTC P4350 (Herald): um arauto da mudança
HTC P4350: costas, câmera
No painel frontal (por sinal, o metal!), Como de costume, a tela acima dele - dois LEDs (rede / cobrança / alarme / Bluetooth / WiFi). Sob a tela - o bloco de botões: dois botões de comando, o Windows Mobile, dois botões de telefone, o botão Iniciar e "OK", além de um joystick com um botão central. Todas as teclas são planas e não marcado, de modo que o toque para determinar onde clicar, é um pouco problemático. O quarteirão inteiro tecla, exceto o joystick, iluminado de cor branca agradável, e, a iluminação não está associado com a tela.
Communicator HTC P4350 (Herald): um arauto da mudança
HTC P4350: bloco de teclas
No topo da lista é apenas o botão de energia. Esquerda - o botão da câmera, slider, controle de volume, botão de reset, slot para cartão microSD sob a capa de borracha e um loop de uma cinta.
Communicator HTC P4350 (Herald): um arauto da mudança
HTC P4350: topo
Direito - o chamado botão Comm Manager, discagem por voz e um silo.
Communicator HTC P4350 (Herald): um arauto da mudança
HTC P4350: extremidades direita e esquerda
No fundo - um conector extUSB familiar já estão familiarizados marca e trava-trava a tampa traseira.
Communicator HTC P4350 (Herald): um arauto da mudança
HTC P4350: extremidade inferior
Na parte de trás da tomada de corrente são para conectar uma antena externa, porta alto-falante externo, lente de câmera e um espelho para fotografar auto. Sob o capô - o compartimento de bateria e conector para cartão SIM. Apesar do fato de que o cartão SIM não está debaixo da bateria, retire-o sem remover a bateria, não revelar - complicado trava do conector deve se mover para baixo, que só é possível quando a bateria for removida.
Communicator HTC P4350 (Herald): um arauto da mudança
HTC P4350: retrovisor
Tampa traseira - a única mosca na pomada sobre o projeto: no fundo ele tem apenas um ponto de fixação (trava), que é deslocada do centro, que permite que você facilmente conectá-lo ao longo da borda e é forte o suficiente para empurrar a partir do corpo principal, formando uma grande lacuna. Eu acho que é montagem - e não o mais confiável, ea trava é provavelmente a permissão do tempo ou desculpa. Caso contrário, a qualidade da casca de desempenho não reclama - tudo é feito perfeitamente.
Communicator HTC P4350 (Herald): um arauto da mudança
HTC P4350: um compartimento para bateria
É hora de lembrar sobre o modelo de "sabor" de base - um teclado deslizante. Em HTC P4350 utiliza um novo mecanismo para um teclado deslizante com avtodovodchikom ": vale a pena empurrar o teclado pela metade, e ele automaticamente aparece na sua totalidade, a mesma coisa no fechamento. Pouca inovação: um teclado, agora estende-se não à esquerda, como Qtek 9100 e HTC TyTN, e à direita, que é um pouco incomum. Empurrando e fechar o teclado, você pode atribuir um bip (ou mesmo desativá-lo). Esta característica da "moda" está claramente voltada ao público jovem.
Communicator HTC P4350 (Herald): um arauto da mudança
Teclado em si sofreu uma alteração de justo "ancestral» Qtek 9100 e HTC TyTN até mais tarde. Agora as chaves ocupam praticamente toda a superfície do bloco de deslizamento (é uma pedra no jardim TyTN, onde por algum motivo desconhecido, o lado esquerdo um espaço de feiras) e tornam-se quadrados. Talvez, P4350 - o primeiro dispositivo HTC (excepto para o Qtek 9000, mas é muito diferentes tamanhos), onde o teclado é realmente fácil de usar, o tamanho das teclas de ajuste do titular dos dedos de qualquer tamanho. As teclas têm um curso bastante clara e borracha toque - eu, pessoalmente, achava que este é o revestimento de borracha, mas pode estar errado. Além disso, os LEDs estão presentes no teclado Fn e bonés, quase como um computador "grande", que é muito conveniente (por exemplo, o estado TyTN chaves exibido na parte inferior do Windows Mobile e nem sempre corretamente). A luz chaves até a cor branco-azulada, que pode ser visto claramente no escuro. HTC P4350 alegou fino como dispositivo de teclado, mas isso pouco slukavila HTC, apontando para as características do dispositivo de espessura de 17 mm. Na verdade, essa espessura da casca no ponto mais estreito, próximo ao corpo da câmera é ligeiramente mais espesso, cerca de 2 mm. Mas em qualquer caso, o dispositivo acabou, como se fosse melhor falar ... muito simples - a palavra é mais apropriado quando você olha para P4350. É verdade, o peso em relação ao Qtek 9100 tem aumentado.

Tela

Aqui, talvez, reside o principal intriga: por alguma razão (provavelmente a fim de reduzir o custo), HTC P4350 usado na tela sem o apoio de espelho (o que é interessante - em amostras de engenharia tinha ecrã transflectivo normal). O principal resultado a que conduz - a tela menos legível ao sol. Caso contrário, é bastante típico para os modernos dispositivos HTC com uma diagonal "tela 2.8, 240x320 pixels, 65.536 cores, com excelentes ângulos de visualização. níveis de luz de fundo de 5, que é um pouco pequeno.
Communicator HTC P4350 (Herald): um arauto da mudança
Communicator HTC P4350 (Herald): um arauto da mudança

Processador e memória

Como mencionado acima, P4350 é basicamente uma variação sobre o tema Qtek 9100 (Platform Wizard), apenas as diferenças, principalmente na concepção da habitação e da versão do Windows Mobile. Assim, o hardware de preenchimento já está familiarizado com a dor: TI OMAP850 processador com freqüência de 200 MHz, 128 MB de Flash ROM e 64 MB de RAM. Expansão de memória é realizada através de cartões microSD, slot para cartão está convenientemente localizado o suficiente, e está fechado para limpar a rolha de borracha. Hoje, a presença de um slot microSD não pode ser considerado uma desvantagem, pois os cartões disponível com 2GB e seu preço não é muito diferente daquela em termos de miniSD.
Communicator HTC P4350 (Herald): um arauto da mudança
Communicator HTC P4350 (Herald): um arauto da mudança
A seguir, apresentamos os resultados dos testes de P4350 usando o programa SPB Benchmark. Aparentemente, os milagres não acontecem e da velocidade do novo dispositivo é praticamente idêntico ao seu antecessor, Qtek 9100.
Communicator HTC P4350 (Herald): um arauto da mudança
Teste de Desempenho usando o player TCPMP confirmou mais uma vez os resultados do teste acima. Lembre-se que o teste neste caso é realizado como segue. O teste de unidade são executados anúncios para TCPMP player, comprimido codecs DivX e XviD nas resoluções mais populares. Normal rolo velocidade de reprodução considerado valor de 100%, mas desde TCPMP mostra o resultado médio, decidiu tomar a norma de 120%. Naturalmente, os resultados mais melhor. A tabela abaixo mostra a realização HTC P4350 em comparação com os aparelhos dos concorrentes e antecessor.
Communicator HTC P4350 (Herald): um arauto da mudança
Assim, o jogo não convertido vídeo, o nosso herói, como se esperava, não vai puxar. Mais ou menos ir a ele vídeos com uma resolução de 320x240, e depois adiada. Subjetivamente, a máquina ainda está correndo muito rapidamente, quase podtormazhivaya ao executar tarefas comuns do comunicador. Atrasos são observados, ele começa a objectiva para o seu trabalho CPU time-consuming, como a abertura de grandes arquivos (documentos ou fotografias). Nesses casos, temos de esperar, por vezes, por 10-15 segundos.

Bateria

P4350 é equipado com uma bateria com uma capacidade bastante 1130mAch modesto (o que é ainda menor do que o Qtek 9100, aproximadamente 10%), de modo que alguns registros sobre o tempo de execução não pode contar. Communicator foi testado em três diferentes modos de procedimento padrão. 1. O teste de esforço: o módulo GSM, Bluetooth e Wi-Fi, o volume e brilho - o valor máximo, o comunicador perdeu em um ciclo de vídeo "dura". Horas - 4 horas e 15 minutos. 2.Leitura de e-books: GSM-módulo, Bluetooth e Wi-Fi desligado, a luz - na primeira divisão do mínimo, o programa de leitura foi realizada Haali modo leitor de cartão de memória avtoskrolla. Horário - 19 horas e 20 minutos. 3. Reprodução de áudio: GSM-módulo, Bluetooth, Wi-Fi e tela - estão fora. O jogo foi realizado em um fone de ouvido normal. Utilizado o programa GS Player, arquivos com um bitrate de 192-256 kbps jogou com o cartão de memória. Horário - 11 horas e 45 minutos. Mas parece que o nosso herói da competição.
Communicator HTC P4350 (Herald): um arauto da mudança
Como pode ser visto, os resultados são muito respeitável para tal uma bateria fraca. No entanto, a prática tem demonstrado que, sob condições normais de uso (falando, lendo livros, alguns de GPRS e Bluetooth) a vida da bateria é muito pouco para um ano mais do que um dia, então prepare-se para cobrar P4350 freqüentemente (quase - todos os dias). Apenas no caso, sempre carregam uma carga.

Som

caminho de áudio não sofreu mudanças significativas: P4350 tradicionais "problemas" do som é de qualidade muito decente, sem impurezas ou interferências. Continua a ser a única opção disponível - para activar ou desactivar o microfone de controle automático de volume. Quando usado como um gravador de som pode gravar a distâncias em que um de 1,5 metros sobre o volume ea qualidade das inscrições cair consideravelmente. Fundada auricular não é habitual um som característico de qualidade e fazer uma ficha extUSB fones difícil busca de teste para substituir o pessoal. Felizmente, não há muito tempo, a HTC lançou um adaptador especial com um conector "proprietário" de uma tomada de 2,5 milímetros de áudio normal, mas se ele está disponível a partir de nós - eu não sei. Em geral, o sonoro durante as chamadas com o dispositivo - muito bom. Chame-se por um alto-falantes bastante alto difícil de perder. Em um caso extremo, conectar-se a modalidade do negócio vibrar, no então certamente não vai falhar.

Interfaces sem fio

Como de costume, o caminho P4350 interfaces wireless para gerir (habilitar, desabilitar e configurar) a partir do "corporate" aplicações Comm Manager, que provavelmente é familiar para você.
Communicator HTC P4350 (Herald): um arauto da mudança

Telefone

Como este ainda é o mesmo telefone módulo do processador TI OMAP850, em seguida, algumas diferenças especiais dos outros dispositivos HTC no mesmo chipset, é difícil esperar - é a mesma 850/900/1800/1900MGts quad-GSM-GPRS módulo com o apoio da classe multislot classe B 10 e EDGE. Constantemente atualizado única versão do software do celular é responsável por trabalhar com equipamentos GSM - os bugs são corrigidos. Ao longo do tempo, usando o telefone eu não poderia encontrar quaisquer problemas - tudo funcionou bem, para fazer e receber chamadas, GPRS trabalho, SMS e MMS enviadas. A qualidade da conexão, também, sem queixas - tudo a um nível muito alto. Talvez a única crítica (que se aplica igualmente a todos os dispositivos da plataforma de TI) - o telefone não é muito rápida busca na rede (em comparação com, digamos, TyTN, usando chipsets da Qualcomm). Mas isso é algo a avaliação subjetiva de alguém com ela e não pode aceitar. Uma das inovações (a verdade, mas refere-se ao Windows Mobile, ao invés de um módulo de telefone) - este é o suporte para o envio de SMS via GPRS, mas este serviço também deve apoiar e operadora de telefonia móvel. O volume da campainha está em P4350 - média, vibração - poderoso o suficiente para não perder uma chamada quando o telefone estiver em um caso em seu cinto. Recentemente, a HTC se tornou muito grave sobre a qualidade do módulo de telefone (e lembre-se, por exemplo, sobre problemas antigos Qtek 9100/S200 rede "MTS"). Todos os novos aparelhos são testados para a correta operação das redes de operadoras de telefonia móvel da Rússia, que envolveu vários engenheiros e um grande número de dispositivos em simultâneo.

Bluetooth

HTC afirma total apoio P4350 padrão Bluetooth 2.0 (e esta talvez seja a única plataforma de hardware ao contrário do Wizard), mas não foi capaz de verificar se existe suporte para EDR Enhanced Data Rate, por causa da minha falta de tais dispositivos. Eu acho que, como no HTC P3300, esta funcionalidade não é suportada (sim, seria estranho ver essa inovação em um modelo de orçamento, se não for mesmo em dispositivos Hi-End). Continuar a usar o Bluetooth padrão, pilha de Misrosoft apoiada por um conjunto de perfis também é bastante típico para um dispositivo com AKU3:
  • GAP (Perfil de Acesso Genérico)
  • A2DP - Saída de áudio estéreo por Bluetooth headset
  • FTP - a capacidade de visualizar a estrutura do arquivo de qualquer outro dispositivo com o utilitário de FTP Explorer
  • PAN (Personal Area Network) - uma oportunidade para usar o dispositivo como um ponto de acesso em vários computadores
  • OPP (Object Push Profile)
  • GOEP (Perfil Genérico de Object Exchange)
  • SPP (Serial Port Profile) - emulação de porta serial
  • SAP (Perfil de Acesso SIM) - a capacidade de acessar os números do cartão SIM com o sistema do carro com Bluetooth Handsfree
  • HSP (Headset Profile)
  • HFP (Perfil mãos livres)
  • HID (Human Interface Device perfil)
  • AVRCP (Audio / Video Remote Control perfil)
  • SDAP (Serviço perfil Application Discovery).
Communicator HTC P4350 (Herald): um arauto da mudança
É interessante notar que desde a versão AKU3 Bluetooth-stack da Microsoft não oferece suporte a perfil DUN (dial-up, acesso remoto), que não usa o comunicador como um modem, uma vez que pode ser feito com aparelhos baseados em AKU2.x. Por um lado, a configuração quando utilizar PAN perfil é mais fácil para os outros - os dispositivos mais antigos (PDAs por exemplo), sobre o PAN não sabia.

Wi-Fi

O trabalho de Wi-Fi é tradicionalmente a uma altura, mas o P4350 não pode se gabar de sensibilidade muito bom. Uma situação semelhante com o HTC TyTN, talvez isso tenha algo a ver com o design deslizante do aparelho. Gerenciador de configurações - padrão da Microsoft, estabelecendo um mínimo, mas isso é suficiente para a operação normal. A única inovação AKU3 - Suporte padrão de criptografia de dados sem fio, WPA2, o que é importante para usuários corporativos.
Communicator HTC P4350 (Herald): um arauto da mudança
Communicator HTC P4350 (Herald): um arauto da mudança

Bagagem

O comunicador está equipado com um P4350, que recentemente se tornou quase um padrão para a câmera com uma resolução HTC matriz de 2 megapixels. Close-up, em contraste com o TyTN, não há flash qualquer um. Conjunto de opções como é típico para dispositivos Pocket PC Phone: resolução, qualidade de imagem, balanço de branco, efeitos especiais (sépia, preto & branco, etc), ajustar a nitidez, saturação, contraste, relógio (foto / vídeo / ... ), etc Sobre eles, têm sido repetidamente dito, por isso não me debruçar sobre esse detalhe.
Communicator HTC P4350 (Herald): um arauto da mudança
Communicator HTC P4350 (Herald): um arauto da mudança
Communicator HTC P4350 (Herald): um arauto da mudança
Communicator HTC P4350 (Herald): um arauto da mudança
A qualidade das fotos não é ruim o suficiente, mas apenas em uma boa luz. Vale a pena tentar tirar fotos com pouca luz ou sombra - assim começa o problema, eo P4350 macro tem sido difícil. Abaixo estão alguns exemplos de fotografias tiradas por uma câmera de nosso herói.
Communicator HTC P4350 (Herald): um arauto da mudança
Communicator HTC P4350 (Herald): um arauto da mudança
Communicator HTC P4350 (Herald): um arauto da mudança
Communicator HTC P4350 (Herald): um arauto da mudança
Communicator HTC P4350 (Herald): um arauto da mudança

Software

HTC P4350 é alimentado por último (por agora) versão do Windows Mobile 5.0 AKU3.2. Além dos aplicativos padrão, a HTC acrescentou um conjunto mais alguns, incluindo o seu próprio projeto.
Communicator HTC P4350 (Herald): um arauto da mudança
ZIP - utilitário para trabalhar com arquivos ZIP em seu dispositivo. Já se tornou o padrão para todos os novos dispositivos, a HTC.
Communicator HTC P4350 (Herald): um arauto da mudança
Adobe Reader LE - software para visualização de documentos em PDF, utilizada até então substituído ClearVue PDF.Midlet Manager - Java Virtual Machine, da empresa Tao Group para executar no dispositivo MIDlets Java. Funcionalmente versão muito despojado que não suporta J2ME muitos recursos avançados. Gerenciador de tarefas - com este programa (mais precisamente, o applet em Preferências do Sistema), você pode fazer o pedido realmente fechada (e não apenas entrou em "background") quando você clica em "x". Você pode ajustar o tipo de depressão - uma única prensagem a retenção, ou ambos. HTC proprietários incompreensível aplicação, para ouvir música - Audio Manager. Por que é necessária a presença de embutidos Media Player - um completo mistério, já que não sabe quase nada.
Communicator HTC P4350 (Herald): um arauto da mudança
Voice Speed ​​Dial - também o software padrão de fato para HTC discagem por voz de uma empresa Cyberon.

Preço e Disponibilidade

Atualmente, o HTC P4350 já está no preço interno de varejo de 20.990 rublos (cerca de US $ 800).

Conclusões

Communicator HTC P4350 (Herald): um arauto da mudança
HTC P4350 - apenas um produto evolutivo que utiliza a plataforma comprovada e uma boa forma deslizante lado do fator. Lembre-se que o seu antecessor, Qtek 9100, tornou-se o primeiro dispositivo feito em tal caso, então esta é uma boa idéia ter sido tomado conhecimento dos produtores e no início replicado. Seu trunfo principal - um teclado QWERTY completo em um tamanho compacto. Então, hoje o nosso herói é ideal para aqueles que querem comprar um modelo de teclado, mas o desempenho e recursos de GPS prefere um design moderno. Qualquer inovações particulares em que o dispositivo não é, com exceção de um mecanismo melhorado de deslizamento, o próprio teclado e aparência impressionante, por isso seu preço atual é muito alta, especialmente tendo em conta os concorrentes mais avançadas enfrentam menos. No entanto, este modelo apresenta uma certa variedade de linhas simétricas de praticamente "idênticas à cara de" tubos inteligente, não diferindo requintes de design e, portanto, atrair um novo público. Vamos como sempre nos expandimos nossas impressões nas prateleiras.
    Contras:
  • fraco de fixação da tampa traseira
  • falta de um fone de ouvido padrão
  • baixa produtividade
  • a partir dos preços inflacionados
    Prós:
  • cativante olhar
  • excelente teclado com um novo mecanismo de divulgação
  • parcialmente o corpo do metal
  • boa bateria.
Os autores, em tradução: