A linha de portáteis Sony T Series, pertencente à gama de preços média, gradualmente transformado. No mudanças TG50 emitiu recentemente CLIE ter afetado tanto o fator de forma e características de ferro. Principal mudança externa - é a emergência de um teclado QWERTY completo, upgrades e técnicas acrescentou que a grande mão do que só recentemente pode gabar apenas caro modelos NX / NZ. Isto é, em primeiro lugar, um poderoso processador ARM, o último SO (quinto) palmovuyu e sincronização módulo de rádio, Bluetooth.
|
Outra metamorfose no projeto, pela primeira vez desde o seu computador CLIE - o desaparecimento completo da região "física" Graffiti entrada de texto manuscrito. É interessante notar que o dispositivo handheld TG50 se tornou a primeira empresa japonesa ainda não recebeu sequer uma pichação virtual destaque na tela como um computador NX / NZ. Escrever à mão está agora disponível em toda a área da tela LCD (concorrentes, pela maneira - Handspring Treo e Palm Tungsten W - já estão utilizando esta solução).
Aparência: mais botões e metal
No sentido do projeto da fidelidade à tradição. Nova TG50 permaneceu tão fino quanto o modelo anterior, mas tornou-se um pouco mais. Assim, "em crescimento", ele agora ocupa uma posição intermediária entre o SJ modelos e NX.
|
Parte do aumento no tamanho devido ao fato de que a parte superior do computador agora é montada tampa flip-com mecanismo de abertura amortecida. E, embora a moldura polida "em alumínio" parece muito bom, em termos de funcionalidade ainda é preferível usar um semi-flip quanto ao tipo de SJ-33. Geralmente, no acabamento do corpo estiveram envolvidos sofisticadas variantes: a moldura da tampa e do teclado utilizados em metal escovado, eo caso é feita de prata de diferentes cores e detalhes cromados. A principal inovação no design - é, naturalmente, um teclado de grande porte. designers Sony não usar botões estreitos em dispositivos como NX-série, e ter construído em tamanho real (pelos padrões de handhelds, é claro) teclas, que também tem uma luz de fundo. Muito conveniente! Embora os botões estão localizados perto, a ergonomia é bem pensado, e depois de um treino curto, é possível aprender a digitar o texto com rapidez suficiente. No entanto, alguns reivindicam o teclado é: acesso as teclas "shift", "Fn" e "Alt" não é "pegajoso", isto é, por exemplo, não pode introduzir uma letra maiúscula, pressionando a tecla Shift eo botão correspondente "alfabético" - pressione simultaneamente e que exige muita destreza. Para ícones local não-padrão @ # $ Muito difícil de se acostumar. Mas o mais ofensivo, que indicam a disposição segunda língua, não são marcados no botão, eo substrato sobre eles e vê-los quase impossível, especialmente quando as teclas são iluminadas.
|
Acima da tela são construídos três LEDs que informam sobre o modo (conexão Bluetooth, o carregamento da bateria, áudio) e entrada para microfone. Característica da montagem do flip é que eles permanecem visíveis e abertos, e com a tampa fechada.Na extremidade superior do corpo tem um slot para conectar fones de ouvido, um slot para cartões Memory Stick flash com um pequeno LED, revelando seus modos de funcionamento, bem como IrDA e Bluetooth módulo.
Como nos modelos da série NX Stylus (tradicionalmente uma muito pequena, mas a qualidade) está escondido no fundo e, portanto, não pode obtê-lo, quando o PDA está no berço. E se tomar uma pena antecipadamente, então ele vai ter nada para fazer, tanto no "berço", infelizmente, um suporte para ele não é fornecido.
E ainda, sobre a quantidade de impressões, o modelo pode ser chamado de sucesso e de uma estética e um ponto de vista funcional.
Hard: Um conjunto de músculos
Bases do sistema - processador XScale PXA250, com clock de 200 MHz e está equipado com 16 MB de RAM (11 MB disponível ao usuário) ea mesma quantidade de memória ROM. RAM pelos padrões de hoje, claro, não muito, mas TG50 tem o apoio de memória flash Memory Stick Pro, que não diferem do volume alto padrão e alta velocidade de transmissão de dados. Portanto, tudo somado, a peça "ferro" da série T novamente aumenta significativamente o hiato desde o início era apanhar com sua mais nova linha de SJ. Com efeito, este último ainda satisfeito com os processadores legado moral DragonBall três vezes menos energia. Como sempre um dos elementos mais marcantes do design de computadores da Sony é uma resolução de tela de alta qualidade transflectivo de 320 x 320 pixels e profundidade de cores, high color (16 bits). E, embora a iluminação poderia ser um pouco mais uniforme no brilho, contraste e reclamações equilíbrio de cores. Estranhamente tela visualmente sem Graffiti área parecem menores, embora na realidade a exibição do modelo anterior T665C do LCD da matriz de novos itens que apenas alguns milímetros. Relativamente alto falante na parte traseira, infelizmente, muito "barracas" quando o computador está sobre a mesa. E por falar em sair naushnikovogo som, você começa com a de fãs de música que vai escutar a música TG50 em geral, ninguém se importava: nem o controle remoto, que está em NX / NZ-máquinas, ou até mesmo fones de ouvido não estão incluídos . Embora ligado ao computador ouvidos «caras high-end, ficamos contentes muito convincente dispositivo de som. No momento não há nenhuma maneira de gravação estéreo no TG50 com um microfone externo (entrada - mono), mas o fabricante promete em breve liberar para esses microfone estéreo portátil que se conecta a um slot Memory Stick.
|
Alimenta-se de que a novidade da bateria de lítio-yonnogo não removível carga total que leva de 3-4 horas. Na prática, a energia da bateria é suficiente para um dia de operação contínua em um modo muito intenso, porém, se você costuma usar a conexão Bluetooth, a bateria se esgota muito mais rápido. De acordo com as instruções, ao utilizar o PDA no modo normal (meia hora por dia, com luz) responsável terá a duração de seis dias, de forma contínua a tocar música pode TG50 4,5 (sem backlight) e vídeo - 2 horas (com luz de fundo).capacidades de comunicação de mão são muito amplo: além da tradicional Clie conector de 20 pinos Conector de interface, através do qual a sincronização com um sistema desktop e conectar o manipulador do jogo e teclado, um PDA tem uma porta de infravermelhos e um rádio transmissor Bluetooth. E em breve será possível homem-máquina até slot Wi-Fi módulo para Memory Stick (que está agora a desenvolver um terceiro).
Software: All Inclusive
O fato de que este computador é construído sobre uma plataforma (quinto) novo palmovoy a trabalhar imediatamente perceptível. TG50 tem uma performance muito decente, e tudo graças aos sistemas de núcleo avançado - SO Palm OS 5. Vantagem da nova plataforma ainda está no fato de que ela conseguiu crescer um grande número de aplicativos projetados especificamente para dispositivos móveis de alta qualidade. Uma característica incomum do TG50 interface - é a área da escrita Graffiti virtual aparece na tela depois de clicar em um ad hoc "hardware" (o botão mais à direita na linha superior). Como antes, o texto aparece em uma janela de quatro linhas de pequeno porte, mas o processo que ficou muito mais fácil e mais clara, como "tinta digital" na tela.
Na ROM instalado um conjunto de aplicativos padrão (livro de endereços, calculadora, notas, calendário, etc) e utilitários de sistema (Cartão de Informação, HotSync, Preferências, Segurança).
Em um conjunto de software que vem com o dispositivo também inclui: - Clie Launcher - um gerenciador de arquivos tradicional, "afiado", usando a roda de navegação jogdial. Embora o recurso de colocá-lo mais amplo do que o padrão palmovogo Launcher'a (ele também tem incluído), e seu design é mais atraente para usar o lançador Clie é menos conveniente devido ao fato de que o programa não permite que você exiba os ícones estão com tamanho reduzido e mostrar o conteúdo da pasta "a lista.
- Utilitários Clie Memo (notebook), MS Importação (compartilhar arquivos com um sistema desktop), serviço de som (toques polifônicos para o alarme), MS (backup), backup, Net Front (browser inernet) e Clie Mail (cliente de e-mail). Além disso, o pacote inclui um prático gravador de voz Gravador de voz, capaz de gravar a partir de relativamente alta qualidade de som (22 kHz) e no modo de jogo longo (8 kHz), que permite que você escreva em um cartão Memory Stick 128 MB para 520 minutos áudio.
- Os pedidos de trabalhar com a imagem Photo Editor (adição de legendas para fotos), Clie Album (álbum), Movie Player (formatos de vídeo, MPEG1 e MPEG 4), Macromedia Flash 5. Também no kit é uma ferramenta multiuso Clie Viewer, que controla nomeadamente a ligação de vários formatos de arquivos multimídia para aplicações específicas.
- Music Player Player de áudio, reproduz áudio em listas de reprodução de MP3 e ATRAC3 e suportes.
- Extremamente útil software Clie RMC, virando a mão em um controle remoto universal de todos os equipamentos da sua casa. A única notava estranho - ele não pode controlar a reprodução de DVD no Playstation 2.
- Em vez disso, os documentos da suite de escritório To Go vem com uma nova aplicação informática Picsel Viewer, capaz de trabalhar com praticamente todos os formatos de documentos. Além disso, há um conjunto de calculadora powerOne pessoal e expresso StreetFinder (mapas electrónicos das cidades).
- CD-ROM que vem com o aparelho, encontrou as instruções de mão Manual (pdf) e aplicações Manual (html), bem como software para sincronizar o Palm Desktop 4.1 e Intellisync Lite (este programa é responsável pela troca de informações com o MS Outlook e Lotus Organizer). Além de recrutar uma conversores de arquivo especializado Image Converter e PictureGear Studio (para gráficos), Sonic Stage (Audio formato ATRAC3).
Bluetooth: a sua rede pessoal
TG50 foi apenas o terceiro representante palmovogo famílias que construíram Bluetooth módulo.A possibilidade de usar um link de rádio dos novos handhelds são largas o suficiente, como o produtor promove o conceito de total unificação de vários dispositivos da chamada rede sem fio pessoal (Personal Area Network). Além da sincronização com uma conexão com o PC via Bluetooth pode ser usado para trocar arquivos com outros computadores de mão, e se integrar com um telefone móvel que permite conexão sem fio à Internet, enviar mensagens SMS diretamente do seu Pocket PC e organizar jogos multiplayer através da rede móvel. Tendo experimentado a máquina em conjunto com um tubo Sony-Ericsson T68i, observamos operação bastante estável de conectividade de rádio em todos os modos. Sincronização sem fio com sistema de mesa também passou sem problemas. E, embora a taxa de dados sobre a sensação subjetiva um pouco mais lento do que quando conectado através do suporte, a "cobertura" de ligações de rádio acabou por ser muito grande. software adicional permite que você use uma conexão Bluetooth para diversos fins específicos. Por exemplo, o programa Basic Imaging Profile permite que o computador de mão para trabalhar em um complexo único, com uma câmera digital que suporta uma conexão de rádio (uma função como é um Sony DCR-TRV80 e DSC-FX77). Assim, um PDA pode tornar-se um sistema de alarme pessoal de instalações de controlo remoto.
Coloque em cima do balcão
Com um sólido conjunto de funcionalidades e preço relativamente nevyskoy ($ 449) TG50 ainda inferior ao seu concorrente direto, o Palm Tungsten T (349 dólares). Major papel no longo prazo, o jogo, é claro, preços, preferências estéticas e da necessidade de um "hardware" do teclado. Podemos supor que a Sony poderia ser mais popular com os usuários que compram o computador de mão pela primeira vez e não estão psicologicamente preparados para trabalhar com um computador sem teclado QWERTY familiar. Além disso, não há razão para acreditar que, graças ao "ferro" poderoso e grande capacidade de comunicação TG50 estará na demanda entre os usuários corporativos, apesar de o fabricante da máquina considera a categoria de multimédia PDA, a principal área de aplicação são - de entretenimento.