Vamos jogar limpo, novos produtos da Mio Technology vem principalmente em silêncio, sem alarde, debates quentes e audiências de alto nível. Neste contexto, a palma da mão capturou a taiwanesa High Tech Computer (HTC). Mitac simplesmente produz dispositivos que não são muito inovadoras, mas, no entanto, sempre ocupam um nicho e encontrar comprador cvoego. No entanto, a escala recente, da Mio, é alimentado atraente até mesmo para os apreciadores de carros de novas tecnologias. Assim, o comunicador da empresa Mio A700, com quem se reuniu em Junho (ver revisão "GPS tripla: uma corrida de teste de navegação primeiro PDA"), competem com o mesmo dispositivo da HTC. Tanto quanto o nosso convidado de hoje Mio P550, também é um novato muito decente, como o stealth no mercado. Pela primeira vez, a questão tornou-se conhecido por Computex do ano passado da exposição. Este ano, a unidade também demonstrada no estande da Mio Technology em Taipei, mas até que a Rússia ganhou recentemente. Mio P550 - PDA no sentido clássico da presente definição, com built-in receptor GPS baseado no popular chip SiRFstar III, todos os fios possíveis interfaces (Wi-Fi e Bluetooth) e camym grande na história da WM-unidades de memória on-board - a uma taxa de 512 MB. Portanto, antes de tudo, P550 interessante incomum para a sua característica de classe de conjunto. No entanto, não merecem muita atenção e de alta qualidade, confiável receptor GPS e preço bastante acessível do aparelho. Como novidade surge concorrentes mais nova série de navegação PDA da Fujitsu-Siemens Computers (Pocket Loox N500, N520 e N560) e Asus MyPal A632 e A636. Detalhe as especificações desses dispositivos, não, você pode compará-los sozinho, olhando para o "Catálogo do CPC em HPCru. Revisão do Mio P550 começará, como sempre, ao enumerar as características técnicas básicas:
|
- Sistema Operacional: Microsoft Windows Mobile Edition 5.0 Pocket PC
- Processador: Samsung S3C2440 400 MHz
- Memória: 64 MB de RAM e 512 MB de Flash ROM
- Tela: 3.5 "TFT transflective, 240x320, 65536 cores
- Expansão de memória: SD / Multimídia Card, suporte SDIO
- capacidades de Comunicações: Bluetooth 2.0, Wi-Fi (802.11b / g)
- GPS: o receptor integrado baseado no chip SiRFstar III
- Bateria: Li-Pol, 1300 mAh, removível
- Áudio: Microfone, alto-falante de 3,5 mm para auscultadores estéreo
- Tamanho e peso: 115,6 x 72 x 17,8 mm e 170 g.
É interessante notar que por nós para o teste tem Mio P550 com 512 MB de ROM. No entanto, Mio e libera versões do Pocket PC com 1 GB ou 128 MB de memória padrão on-board (que em breve será o último começa a Rússia). Além disso, o nosso herói - um sênior do novo P-series. modificação Junior recebeu índice de P350 e diferentes sobre o módulo de memória de 550 menos volátil está faltando Wi-Fi e Bluetooth, e, claro, o preço mais baixo. Mas desde que o 350-Eu mudei na Rússia não está disponível, fique sobre ele, nós também não. Olhando para os olhos especificação Mio P550, pode-se observar uma grande quantidade de ROM de 512 MB, Bluetooth 2.0, a versão mais recente e suporte para Wi-Fi 802.11 b / g. O resto da imagem é padrão e familiar. Veja um familiar processador Samsung S3C2440 400 MHz, mostrando um bom desempenho e, ao mesmo tempo muito econômica. Em geral, tecnicamente P550 parece um típico representante da CPC da classe média, a menos que, é claro, não pagam a atenção para a quantidade de memória. Apenas recentemente no mercado russo começou a vender o sistema de navegação Pocket Navigator PN-P550, que se tornou a base para o herói de nossa análise. Lembre-se que, sob a marca GPS Pocket Navigator conhecidos ready-to-use soluções de navegação automotiva. Normalmente, a composição do tal kit inclui um PDA com receptor de satélite (no nosso caso, o Mio P550), que desempenha o papel de-computador de bordo em, além de um programa de navegação com mapas PocketGPS Pro. Mas isso nós ainda falamos, e quando nós estimar o conteúdo da caixa de PDA.
Fornecido
Em princípio, sabendo que a Mio Technology, não há surpresas não se pode esperar. Inicialmente, o aparelho vem apenas com o conjunto necessário, exceto, como sempre, um programa para navegar com um mapa (e deve concordar que um componente importante para o GPS-PDA): - estilete
- Lithium-Ion Battery 1300 mAh
- Cabo USB para sincronização
- carregador da 220V
- carregador de carro (a partir do acendedor de cigarros)
- prendedor automóvel
- CD com software de acompanhamento e crack
- Guia do usuário e documentação.
Nesta configuração, está tudo normal. Pero P550 y - telescópica, bastante confortável para o trabalho, se não for contabilizada a cada vez que pressionar a retirada do corpo com as mãos. Claro, isso não pode ser atribuída às falhas do dispositivo. Assim, uma pequena observação. Quanto à montagem do carro para Mio P500, é absolutamente o mesmo que o das contrapartidas maioria. A docking station, que é definido PDA é anexado ao pára-brisa de seu carro utilizando a ventosa. Ajuste a posição do dispositivo de encaixe permite conexão flexível. Pretty solução conveniente e testados pelo tempo.
|
cabo de sincronização completa, bem como ambas as fichas em um conector de carregador - miniUSB. Parece que você e por isso é compreensível porque essa decisão é melhor do que um conector de interface não-padrão. E talvez isso seja tudo o que pode ser dito sobre o conteúdo da caixa usual Mio P550. Quanto a soluções Pocket Navigator PN-P550, que a empresa oferece MakTsentr "usuários russos, então ele contém também o melhor local de navegação PocketGPS Pro Moscou com um mapa de Moscou e região de Moscou. Este programa vem em um cartão SD separado.
Aparência
Mio P550 parece simples e elegante ao mesmo tempo. Corpo não é sobrecarregado com elementos desnecessários. Este não é um comunicador, por isso os designers tinham a tarefa não é criar um dispositivo que gerenciar facilmente com uma mão. Portanto, estamos diante da versão clássica com um conjunto familiar de ferramentas e design reconhecível. Habitação totalmente pintado de preto, como a maioria dos emergentes nos modelos mais recentes. Por um lado, podemos supor que esta tendência da moda. No entanto, por outro lado, o preto é mais prático: ele quase não é perceptível a poeira e sujeira. A única coisa que difere as cores do corpo principal - teclado prata.
|
O painel frontal é feito de plástico brilhante, no entanto, não uma marca, como o comunicador Mio A700. Impressões digitais em quase invisível. A parte de trás e laterais são feitas de plástico opaco, ligeiramente áspero ao toque, melhorando a aderência com as mãos caso de couro. Em tamanho, a unidade ainda krupnovat, porque vai ser especialmente útil para homens com pulsos de grande porte. No entanto, a forma e os titulares de a média de cinco dedos, graças a uma forma do corpo bastante bom. Agora, visualmente inspecionar a unidade de todos os lados. Na parte da frente é tradicionalmente há de tamanho padrão TFT-LCD. Acima dele, um par de LEDs, um dos que aponta para o incluiu interfaces sem fio e um módulo GPS, eo segundo provocado por lembranças e acende-se quando você ligar o carregador. Sob a tela de ajuste chaves unidade compacta e joystick de navegação, localizada no centro das composições para teclado. Os quatro botões principais não tenho queixas. Eles têm um tamanho bastante grande e uma pequena reserva. Clicar é fácil e é acompanhado por um clique inaudível. Não keybindings bastante familiar. Um deles é responsável por chamar a aplicação de navegação é instalado por padrão.Na versão européia - é o TomTom Navigator, mas para usuários russos - é claro, PocketGPS Pro. Em outras teclas - virar a tela na horizontal e para trás, de ligar / desligar os pedidos de informações e chamar PDA com os dados sobre os satélites. Agora para o joystick. Provocado é sempre correto, mas sua localização e concepção não parecia-nos muito bem sucedida. O fato é que "sentado", ele em uma pequena depressão, sem falar acima das teclas vizinhas. Uma pessoa com grandes dedos será difícil adaptar-se a manipular essas coisas. Em nossa opinião, uma solução mais acertada seria um botão de navegação de cinco direções. No entanto, este não é um problema sério. Na maioria dos casos, trabalhar com o PDA vem com uma caneta ou, se isso acontece no carro, passar um dedo. Bem, agora, "resumo" do lado e no final enfrenta. Vamos começar do topo. Aqui nós temos praticamente nada, exceto uma pequena saliência com o GPS inscrição, indicando que o aparelho receptor, o suporte para a caneta e um pequeno orifício de metal para uma alça de transporte.
|
No fundo há um conector mini-USB, que, como temos dito, inclui cabo do carregador e sincronização. Ibid localizado recesso botão para soft-reset e deslocamento de On / Off, quebrando totalmente o poder. Movê-lo só pode ser o fim do estilete, de modo que uma unidade aleatória for desligada você não deve se preocupar. A face lateral direita apareceu completamente vazia, exceto para o microfone e faz uma inserção em plástico pequenos, com o objetivo de que só podemos adivinhar.
|
Quanto ao lado esquerdo, então aqui mudou o slot de expansão (lembre-se, este conector SD / MMC, suporta a conexão de dispositivos periféricos, SDIO) e 2,5 milímetros auscultadores. Ah, e ela continua a nota da parte de trás do prédio onde o padrão implantado um compartimento para bateria, slot para alto-falante e um conector para antena GPS remoto, coberto por uma tampa de borracha apertado. É interessante notar que, no caso do chip SiRFstar III, que em nossas pesquisas disse que muitas palavras lisonjeiras, para conectar uma antena externa, você vai precisar muito frequentemente. E, talvez, neste aspecto coligidos Mio P550 pode ser concluída.
Mais uma vez dizemos que krupnovat a máquina e pesados. Suas dimensões são 115,6 x 72 x 17,8 mm, e VEC - 170 g. No entanto, se você ajustar este PDA para sistemas de navegação automóvel, o tamanho grande valor e peso não são, como sua residência principal, não seu bolso, e dock para o carro.
Tela
Mostrar Mio P550, na verdade, nada surpreende não é capaz. Este é um tamanho padrão (3,5 cm) TFT matriz com uma resolução QVGA (240 x 320 pixels) com um brilho e contraste relativamente baixo.
|
O brilho da matriz é regulamentada em 10 etapas, e desativar completamente impossível. O nível mínimo de iluminação, que está localizado na divisão de zero, escuras para leitura confortável no escuro. E a diferença de luminosidade entre zero e primeira divisão, em nossa opinião, é demasiado elevado. Ótimo brilho para o leitor de tela no escuro seriam em média entre zero e primeira divisão. O nível máximo é muito bom. Na luz do sol na tela muito "queimar", mas ao mais alto nível, destacando o trabalho poderia ser chamado de confortável. Bem, agora vamos resultados intermediários quanto ao seu design, ergonomia e tela Mio P550. Aparência - é simples, mas bastante agradável, por isso, estimam que a "boa". Qualidade de construção e de conveniência - em um nível semelhante. Bem, que toca no ecrã, a imagem é bastante satisfatória.
Velocidade e memória
Na Samsung CPU S3C2440, com clock de 400 MHz e estabeleceu um Mio P550, temos repetidamente dito. Você se lembra que ele foi usado nos mais recentes modelos de VGA da Acer (n311), bem como o comunicador E-Ten G500, multimídia PDA HP iPAQ rx3715, e muitos outros modelos interessantes. Lembre-se que esse "rock" mais econômico e mais barato do que processadores similares feitos pela Intel. A freqüência de 400 MHz deveria teoricamente suficiente para todas as necessidades: desde a leitura do texto em vários formatos e toca música para filmes e trabalhar com a "difícil" GPS-mapas. De acordo com observações subjetivas de qualquer abrandamento no Mio P550 não é observado. Ele era muito inteligente abre grandes pdf-ki, downloads rápidos de grandes documentos no Word Mobile, com fotos e é bom o suficiente para assistir vídeos. A maioria dos jogos trabalhar com ele de forma rápida e sem abrandar, podemos simular com sucesso a 8 - e 16-bit consoles de videogame, bem como MS-DOS para rodar os jogos clássicos para o PC. No entanto, vamos provar o dispositivo usando Spb Benchmark pacote de teste da empresa Spb Software House. Mas antes de olharmos para a tabela de resultados, lembrá-lo sobre os recursos do sistema operacional Windows Mobile 5.0. O fato é que, devido à nova organização da memória no benchmark OS incorretamente calcula a velocidade da plataforma e do índice do sistema de arquivos e, portanto, só vamos dar atenção aos pontos gráfico de índice e índice de CPU. Para efeito de comparação foram selecionados: "colegas" Fujitsu Siemens Pocket Loox N500 e ASUS MyPal A636, bem como GPS comunicador-E-Ten G500 e Pocket PC HP iPAQ rx3715, um modelo semelhante ao do Mio P550 com as especificações.
|
Teste por algum motivo não estava inteiramente correta. Repetidas tentativas levaram aos mesmos resultados. Entretanto, alguns itens podem ser testadas para avaliar a proximidade dos resultados Mio para as realizações da E-Ten G500. É perfeitamente natural, já que possuem processadores idênticos. Bem, agora olhar para os resultados dos testes utilizando um leitor de BetaPlayer 0,096. Inesperado, em princípio, eles, também, é difícil chamar. Assim, os números são os seguintes:
|
De acordo com este índice Mitac Mio P550, novamente igual ao amigo mais velho - G500 E-Ten. No entanto, todos o mesmo aparelho da Mio Technology pouco para trás. Isto é especialmente visível nos anúncios com menor resolução. Mas, em geral, não podemos dizer que a imagem é ruim. P550 é bastante possível recomendar para os fãs de "bolso" de vídeo.Clipes com uma resolução de 320 x 240 (e assistir filmes com maior resolução em tela QVGA simplesmente não é apropriado) para o nosso convidado de hoje é completamente na boca, que realmente existe para falar sobre a qualidade inferior. No que diz respeito à capacidade de armazenamento, aqui, como mencionamos acima, é a situação. Nossa cobaia Mio P550 é equipado com um volume sólido - 512 MB de Flash ROM, que é muito útil para navegação portáteis, porque permite fazer (pelo menos inicialmente), sem cartões de armazenamento. Este montante seria suficiente para instalar o software de navegação com um pacote de cartas. No entanto, se preparando sistema de navegação PN P550, todo o software necessário e material cartográfico, em qualquer caso de você ficar separadas no formato de cartão SD, que apoia o nosso herói. By the way, um slot de expansão para Mio P550 - um e, além de SD, MMC irá servir-lhe cartas e dispositivos periféricos, com suporte para SDIO. No entanto, conecte todos os periféricos dificilmente você precisar. A bordo do Pocket PC tem tudo que você precisa - de uma normal receptor GPS Bluetooth com o Wi-Fi gratuito.
Som
Áudio características Mio P550 - perfeitamente normal. Sua alto-falante externo sons altos o suficiente para que você possa ouvir a voz não só pede Pro PocketGPS ao longo da rota, mas também música no carro sem fones de ouvido. O som nos fones de ouvido também é muito bom, embora, naturalmente, muito depende da qualidade do fone de ouvido próprio. A única coisa que dá um pouco de dificuldade - é jack 2,5 mm. Para qualquer fone de ouvido bom tem que comprar um adaptador para 3,5 mm. Mas, em princípio, é uma ninharia. O adaptador é mera moeda de um centavo, e vendido em quase todos os tenda. Um outro pequeno erro, devido ao microfone. O microfone é, a gravação é suportado, mas o pedido correspondente em um conjunto de ferramentas pré-definidas foram encontradas. Assim que todos os potenciais compradores deste modelo tem que tomar cuidado de instalar software de terceiros, entre os quais há muitos programas que excedam significativamente a conveniência e funcionalidade de aplicativos padrão. A localização do alto-falante externo não é satisfatória, uma vez que está localizado na parte superior do dispositivo, para trás, sobre uma pequena saliência, de modo que em qualquer caso, não se confunde com a sua mão ou de carro docking station quando você o instala no PDA.
Comunicação e receptor GPS
Como você sabe, Mio P550 é equipado com todas as alegrias de wireless. Aqui e no infravermelho e Bluetooth 2.0 e Wi-Fi 802.11b / g. No primeiro dizer, em princípio, não há nada: é exatamente o mesmo que todos os outros portáteis com vista sobre os últimos três ou quatro anos. É interessante notar um conjunto de drivers para o módulo Bluetooth. Aqui, temos uma versão padrão da Microsoft, que, como já vimos muitas vezes, não difere de uma interface agradável e fácil de usar. Bem, sim, não tem escolha.
Entre o conjunto usual de perfis, que apoia o Mio-módulo Bluetooth, tem também uma moda hoje em dia A2DP, que deve agradar os donos de modelos mais caros de fones de ouvido sem fio.No que diz respeito ao Wi-Fi, então esta parte do dispositivo tem uma ferramenta bastante simples. Por um lado, é bom - iniciantes podem facilmente dominar o processo de fazer conexões, e, por outro - mexer com os fãs afinação terá que recorrer a terceiros do programa, o benefício, essas são muitas.
Muito conveniente para ver os indicadores que compõem o módulo sem fio na tela Hoje. Normalmente, podemos ver algo como pequenos ícones no canto inferior direito da tela, mas aqui - um bloco separado, no topo.
Agora para o GPS Mio P550-costavlyayuschey. Fale sobre o trabalho de tempo testado chip SiRFstar III, mais uma vez não é muito desejável, mas necessário. De acordo com nosso material recente você pode concluir que ele funciona, mesmo sem uma antena externa sempre é bom e mantém contato com os satélites, mesmo quando ele perde receptor baseada em menos chipsets avançados. Não é por nada é uma solução já utilizada por praticamente todos os fabricantes de PDAs e smartphones com GPS embutido. Lembre-se de suas características, declarou: 20 canais, hot start - 1 seg, morno começar - 35 segundo arranque a frio - 42 segundos. Ir para a realidade destes números são muito semelhantes, exceto para o arranque a quente, que em média leva 3-5 segundos. Mas não é crítica.
|
|
Teste de receptor GPS foi em um ambiente urbano: a pé e em carros. Se há alguma diferença no desempenho entre P550 eo mesmo E-Ten G500 e Mio A700, em seguida, a olho nu, não é visível. O receptor perde ligação só quando ele e coloque: debaixo de pontes, nos túneis e nos pisos mais baixos de conhecimento arranha-céus. Para encontrar a falha com o trabalho em condições normais é impossível. Então, um casal com o mesmo software bom para a indústria automobilística por GPS de navegação Mio P550 será um computador de bordo de confiança. Se você comprar pronta solução Pocket Navigator PN-P550, um sistema de navegação completo será fornecido PocketGPS Pro com um mapa detalhado da região de Moscou. Spetsversiya programa para este PDA - 2.4.206. Na verdade, sobre as possibilidades de aplicação, temos dito repetidamente em nossas opiniões, mas acho que vale a pena repetir. PocketGPS Pro PN-P550 irá mostrar a sua posição, rumo e velocidade no mapa é exibido, Pocket PC e encontra o endereço certo, ou outro objeto que abrirão viagem a Moscou e da região para contornar os engarrafamentos, a voz de prender rota e alertas visuais . Mapa PocketGPS Pro inclui dezenas de milhares de ruas com edifícios, estações de metrô, rios, cidades e outros objetos que você pode adicionar seus próprios favoritos (waypoints).Base de dados de mapas contém informação sobre mais de 5000 ruas de Moscou e de cidades do Moscovo (Khimki, Lyubertsy em Podolsk, etc), números de casas nessas ruas, cruzamentos e intercâmbios, estações de metrô, postos de gasolina, lojas e uma série de outras informações úteis. Mapa é atualizada regularmente. Informações sobre essas atualizações disponíveis para usuários cadastrados.
|
|
|
Tente PocketGPS Pro antes de comprar pode baixar uma versão demo do programa, que, aliás, trabalha com algumas limitações.
Runtime
Capacidade de uma bateria padrão que vem com o Mio P550 é de 1300 mAh. Não está longe de ser o valor médio para esta classe de dispositivos. Assim, procede a testes para o procedimento agora padrão.
- Carga máxima. Vykruchena o brilho máximo de volume do alto-falante, também, incluindo Wi-Fi em modo de busca, e Bluetooth, o Windows Media Player em um ciclo de reprodução de vídeo "pesado". A duração da bateria nesse modo era - 1 hora 56 minutos.
- O funcionamento normal. Todos os módulos sem fio são deficientes. O brilho é definido na quinta divisão da conta (ou seja, em média). Em BDA, comecei a ler o texto na Haali Reader com rolagem automática. Tempo de trabalho era - 9 horas e 28 minutos.
- Reprodução de MP3. Wi-Fi, Bluetooth e tela desligada. Ouvir com fones no volume máximo. Foi utilizado um Pocket Media Player e arquivos com bitrates de 192 KB / c. Horário - 18 horas e 56 minutos.
|
No diagrama abaixo você pode ver que um Mio P550 em relação ao PDA. Os resultados são esperados, e eles podem ser chamados a média. No que respeita às observações subjetivas, durante o uso normal do dispositivo tem que cobrar cerca de uma vez por metade a dois dias. Isto é, desde que o uso do GPS horas e meia por dia, sessões de curta duração tocar música através de fones de ouvido Bluetooth e 1-2 horas de leitura. É bastante ritmo normal. No entanto, a duração da bateria não deve levar muito preocupados, porque o carro sempre será possível recarregar o aparelho da rede de bordo. Lembre-se agrupados Mio tem um carregador especial do isqueiro.
Soft
Um conjunto de software adicional pré-instalado nos pareceu muito humilde. Se você não levar em conta os utilitários para trabalhar com Wi-Fi e Bluetooth, bem como software de navegação, você pode selecionar apenas uma aplicação - Mio Calc.
Esta calculadora multifuncional e conversor de moeda. Você pode converter moeda e diversas medidas de comprimento, peso, volume, velocidade, etc O programa é bastante simples de usar e conveniente. No entanto, a honra do fabricante não. Conjunto de ferramentas de software poderia ser mais impressionante.
Preço de Emissão
A rede de lojas "MakTsentr - Computador na palma de pronto-a-sistema de navegação Pocket Navigator PN-P550 (navegação + PDA sistema instalado num cartão de memória SD / MMC) pode ser comprado por US $ 549.
Conclusões
Em princípio, o Mio P550, e especialmente o complexo preparado Pocket Navigator P550 PN com base nos dados de um computador portátil - a solução perfeita para a mais recente de navegação, que, no entanto, o ajuste para as metas comuns PCC. Em primeiro lugar, baseia-se no modelo moderno de um computador portátil equipado com um bom nível - "processador pick-up e eficiente, o volume muito grande de memória não-volátil de 512 MB e mesmo com dois módulos sem fio - Bluetooth e Wi-Fi gratuito. Em segundo lugar, uma interpretação "novos e de qualidade receptor GPS, que funciona bem sem antena adicional externa, e um dos melhores sistemas de navegação local PocketGPS Pro Moscovo, vai completo. Além disso, foi fornecido um navegador de vida muito grande bateria. E, finalmente, PN-P550 é vendido a preço bastante razoável. Se tradicionalmente decoram os prós e contras em duas colunas, obtemos a seguinte imagem.
Prós: - preço razoável
- grande quantidade de memória interna - 512 MB de ROM
- a presença de Bluetooth e Wi-Fi
- excelente built-in receptor GPS
- Boa duração da bateria
Contras: - tamanhos krupnovatye
- um conjunto muito pequeno de software pré-instalado
- joystick complicadas.
Os autores, em tradução:
Victor Zaikovsky