Fujitsu-Siemens Pocket LOOX N520: uma análise preliminar

Para o nosso escritório tem um do primeiro PDAs rodando Windows Mobile 5.0 em Fujitsu-Siemens Computers - Pocket LOOX N520. Este é um caso muito curioso com GPS integrado, a saída de que, sem dúvida, muitos estão esperando. Entretanto, nós oferecemos apenas uma revisão preliminar da máquina. O fato é que para que o teste era apenas um modelo de pré-venda, que não foi activado o mesmo controlador de GPS, e houve algum software e um conjunto completo de entrega. No entanto, o lançamento da Venda FSC Pocket LOOX N520 está prevista ainda este mês (bem, mais seria "ninguém quer perder as vendas de Natal:). Mas uma vez que até a publicação das especificações do dispositivo causou comentários em nosso site, para manter silêncio sobre o que aprendemos seria errado. Então, para começar.
Fujitsu-Siemens Pocket LOOX N520: uma análise preliminar
Devo dizer que o FSC não foi pioneira na produção de PDAs, enquanto seu antecessor, Siemens, tinha experiência na fabricação de tais dispositivos. A História Natural do CPC sob o LOOX marca começou em 2002 quando o novo sistema operacional Pocket PC exigiu padronização da plataforma de hardware, o que facilitou a criação de produtores de computadores de mão. Para ser justo, deve notar-se que por causa destes veteranos no mercado agora existe apenas HP, mas a partir do "Wave 2002" da empresa, a FSC pode ser identificado como o criador de máquinas suficientemente rápido com bateria de longa duração. Depois da série 600 seguido de 610-I, 700 ª e 400 ª, a quase totalidade dos quais FSC instalar os mais recentes processadores, sistema operacional ou na tela. Não é de surpreender que o Pocket LOOX N520 foi um dos primeiros representantes de um PDA rodando WM 5.0. Aliás, a letra N no título significa máquina Navigator. Usando o fato de que o novo sistema operacional inclui drivers para o GPS, um receptor de sinal de satélite é construído a partir da unidade (ou seja, não existe uma antena dobrável). O fato de que os números do nome da série foi para baixo, feito, visto, a fim de proporcionar uma reserva para o crescimento futuro da faixa de modelo. Na venda vai de dois modelos da série N: 500-I 520-I, aproximadamente similar na configuração, mas na 520 ª embutido de Wi-Fi (protocolo 802.11g) e dobrou a quantidade de memória flash de 128 MB.
    Características do Pocket LOOX N520 FSC:
  • Sistema operacional: Windows Mobile 5.0
  • Processador: Intel XScale PXA270, 312 MHz
  • Memória: 64 MB de RAM (memória) e 128 MB de ROM (ROM)
  • Tela: 3.5 cor "transflective, 240 x 320 pixels, 65 mil cores (a)
  • Comunicações: IrDA, Wi-Fi (802.11g), porta USB, USB-Host
  • GPS: GPS embutido em um chip receptor SiRF Star III, sem uma antena retrátil
  • Slot de expansão: SD / MMC / SDIO
  • Bateria: removível de Li-Ion 1200 mAh
  • Peso e dimensões: 141 gramas e 116 x 71 x 14 mm
Compare Ad FSC N520 Pocket LOOX pode ser um precursor FS Pocket LOOX 420 (sem receptor de satélite), o fator de forma que foi tomada em serviço e PDA chip GPS SiRF Star III Asus MyPal A636 (rever este PDA esperar no futuro próximo), Pocket Navigator PN -169 e Orçamentários Acer n35.
Fujitsu-Siemens Pocket LOOX N520: uma análise preliminar
Gêmeos: FS Pocket LOOX Pocket LOOX 420 520

Conclusão

Novamente, uma cópia de uma pré-produção, portanto, apenas confiar no escritório local. N520 c completas serão fornecidas berço, cabo de força, cabo de sincronização USB c-hospedeiro, assim como CDs com a empresa de software Kiberso "para navegar pelos Moscou e um conjunto adicional de software. É interessante notar que, como um bônus prometido para os programas de software, que geralmente são carentes de PDA padrão, mas que ainda é desconhecido. Infelizmente, nem todos os itens acima foi encontrada em uma caixa do nosso herói, mas ele custa o modelo de engenharia.

Aparência e ergonomia

Fujitsu-Siemens Pocket LOOX N520: uma análise preliminar
Modelo Pocket LOOX N520 com formato que lembra seu antecessor LOOX 420. Rigorosas formas retangulares são arredondados, o que dá a elegância máquina. Devido ao seu pequeno tamanho e peso, o PCC se encaixa na mão.
Fujitsu-Siemens Pocket LOOX N520: uma análise preliminar
Ao contrário de muitos outros fabricantes FSC fez uma caneta com corpo de metal oco - a pena acabou por uma forte e leve. Com nossas amostras de pré-produção fornecido adaptador de alimentação, cabo de sincronização e docking station. O cabo para sincronizar com prudência feito tomada para ligar o seu cabo. E algumas palavras sobre o cais. É perfeitamente o estilo para o próprio dispositivo: uma plataforma compacta retangular com cantos arredondados, um pouco contornando mantém firmemente LOOX N520. Design para a obtenção de um estábulo e olha esteticamente agradável, uma pena que nem um conector separado para poder - só há conector de encaixe, e, portanto, mesmo quando simplesmente carregando em cima da mesa vai confundir a sincronização por cabo.
Fujitsu-Siemens Pocket LOOX N520: uma análise preliminar

Controles

Inimigos surgiu no laboratório Fujitsu Siemens Computers e apagado a partir do desenho da roda de rolagem, o que o LOOX 720, mas devido ao baixo volume, o PDA é conveniente trabalhar com uma das mãos. O dedo chega facilmente por um joystick retangular. Separadamente, observo que, do meu ponto de vista de uma forma retangular com um botão de entrada de joystick no centro - o mais bem sucedido na história do PCC. Ao usá-lo, não há praticamente nenhum falso positivo, o usuário entende claramente que ele escolheu. Também dentro do alcance é o botão on-off PDA, de modo que a segunda mão livre exclusivamente para o funcionamento da caneta. "Truque" Nice - botões iluminados.
Fujitsu-Siemens Pocket LOOX N520: uma análise preliminar
Unidade de controle incluem: Joystick de cinco direções, botões de calendário, contatos, ambiente de trabalho e de propriedade de utilidade FSC SpeedMenu - atalhos para as aplicações mais utilizadas. Todas as teclas são pressionadas de forma clara e sem qualquer problema. O próprio reservatório é feito de que o PCC não é muito alta qualidade, o painel "caminhada". Felizmente, a qualidade de construção de cópias em série ser melhor utilizados para LOOX família não viu este tipo de deficiências. Mas continuam a verificar o modelo. No topo do lado esquerdo N520 é um botão gravador de voz. Curiosamente, os registros já sabe não só as notas de aplicativos e software proprietário, porém, sobre o software mais tarde. Naturalmente, o usuário é reprogramar este botão para "Scroll down" para torná-lo mais fácil de ler e-books:) Abaixo está a porta de infravermelhos.
Fujitsu-Siemens Pocket LOOX N520: uma análise preliminar
No topo da lista como slot colocado usual para cartão SD / MMC e da periferia, perto da saída de fone de ouvido com conector 3,5 mm comum.
Fujitsu-Siemens Pocket LOOX N520: uma análise preliminar
Bottom - tomada para ligação a uma doca ou cabo de sincronização. Slots para o cabo de alimentação não é, como no caso da estação: o cabo da fonte de alimentação se conecta ao cabo de sincronização. Ibid recesso situados em que o botão Redefinir embutido. A ponta da caneta para penetrar facilmente, então dizer "adeus" make-up caps. Como já dissemos acima, o cabo serial carros serão equipados com USB para ligar periféricos, mas no nosso jogo, infelizmente, não foi incluído.
Fujitsu-Siemens Pocket LOOX N520: uma análise preliminar
No verso da bateria está localizado (abrigo) e um conector incomum para GPS antena externa. O módulo GPS SiRF Star III está escondido dentro do PCC. capacidade da bateria de 1200 mAh Usado, design removível, de modo que você não pode comprar de reposição para máquinas de estender a vida da bateria. Só que agora o acesso à bateria organizada inconveniente - é difícil de remover a tampa.
Fujitsu-Siemens Pocket LOOX N520: uma análise preliminar
Fujitsu-Siemens Pocket LOOX N520: uma análise preliminar

Velocidade e memória

Bem, aqui chegamos ao mais interessante. Infelizmente, com a memória do N520 não é grossa. Embora o produtor e disse que a quantidade de memória RAM - 64 MB de ROM - tanto como 128 MB, mas o usuário pode usar apenas 27 MB de memória flash. Assim, com uma abordagem séria ao negócio não é evitar a compra de um cartão SD. Recordo que no Windows Mobile 5.0, tanto na área de trabalho, toda a memória alocada para a execução de programas (neste caso, é de cerca de 50,5 MB), ou seja, os dados do usuário está armazenado em ROM, como mecanismo usual para realocação desapareceu.
Fujitsu-Siemens Pocket LOOX N520: uma análise preliminar
Agora, a memória é estritamente dividida em um no qual os programas são armazenados, e aquele em que executou.
Fujitsu-Siemens Pocket LOOX N520: uma análise preliminar
A memória flash alocada para o usuário em pouco vexatório, de modo que um único drive flash, como o Asus A636, o nosso herói não está disponível. No entanto, não é assustador, porque a nova organização de memória, outra vez, em qualquer caso, garantir a segurança dos seus dados.
Fujitsu-Siemens Pocket LOOX N520: uma análise preliminar
Mas continuar a verificar os recursos de hardware da amostra. Em LOOX N520 usa PXA270 312 MHz processador.
Fujitsu-Siemens Pocket LOOX N520: uma análise preliminar
Tradicionalmente, o usuário é implementado para controlar o desempenho do processador.
Fujitsu-Siemens Pocket LOOX N520: uma análise preliminar
A empresa optou pelo FSC processador PXA 270 com uma freqüência relativamente baixa de 312 MHz, mas como ele saiu, o custo-benefício. Em geral, a experiência vem com o Spb Benchmark teste revelou que o programa que deve ser manuseado com cuidado. Infelizmente, os desenvolvedores não estão indo em um futuro próximo para adaptá-lo aos novos dispositivos. Assim, nos termos WM5.0 é uma aplicação para funcionar corretamente em testes Pocket Word, Pocket IE e File Explorer, o que certamente afetou o resultado final, mas foram interessantes. Para efeito de comparação, optamos Acer n35, a Asus MyPal A636, e diversos modelos da onda de idade, com família do processador PXA 270. Modelo LOOX N520 passou no teste de desempenho em modo automático de seleção.
Fujitsu-Siemens Pocket LOOX N520: uma análise preliminar
Mesmo assim LOOX N520, embora, e deu os concorrentes em termos de Índice de CPU, mas também mostrou as aplicações de alto desempenho com muitos gráficos que são bem gerida. Lembro que disse aqui Asus A636 WM5.0, correndo, como LOOX N520, mas tem um processador mais poderoso PXA270 416 MHz. Normalmente, a aplicação mais resursoemkosoemkoe com que os usuários têm de enfrentar é a reprodução de vídeo. Era lógico para ver como ela se mostra LOOX N520. Abaixo está o seu desempenho quando rodando no máximo (312 MHz) e padrão (208 MHz) de desempenho, bem como economia de energia (a freqüência caiu para 104 MHz).
Fujitsu-Siemens Pocket LOOX N520: uma análise preliminar
Vemos que nem o novo sistema operacional, com a sua velocidade de clock da CPU de baixo não impediu LOOX N520 mostrar um bom desempenho. Outra observação interessante foi feito por um concorrente do nosso herói, a Asus MyPal A636, equipada com um flash drive, além do armazenamento de dados do usuário em ROM. Enquanto girou para fora, a velocidade de reprodução de vídeo da área de armazenamento e um flash drive - praticamente o mesmo. Isso é compreensível no PDA com Windows Mobile 5.0 é fisicamente a mesma memória, o que logicamente pode ser dividido em área de armazenamento (que terá todos os PDAs) e unidade flash USB (que não tem, por exemplo, LOOX N520 nosso). A coisa mais interessante que a velocidade de reprodução com o SD-card não são muito menores. Uma pequena perda no desempenho é compensada pela capacidade de reproduzir o filme inteiro a partir do stick.

Expansibilidade

Como convém a um computador de mão 14 mm de espessura, LOOX N520 só suporta expansão de memória SD / MMC, bem como a interface SDIO periféricos. Sobre as restrições sobre o volume do dispositivo não é informado, mas o mercado pode encontrar um tipo SD de 2 GB flash, sob a ordem é para "não muito razoáveis" os preços para obter 4 GB.Medidas de desempenho mostraram que a reproduzir o filme de cartão SD é feita com pouca perda de utilização de memória interna: não existem mais barreiras, a fim de assistir a filmes ou seja, um drive flash! Isto é particularmente satisfeito com o fato de que, apesar de o volume para 128 MB de ROM, os engenheiros da FSC não pôde alocar o espaço para um built-in flash drive, e um programa de armazenamento é alocado apenas 27 MB. Aparentemente, o resto do lugar "comido" o novo sistema operacional, construído em software e drivers internos para o GPS e Wi-Fi gratuito. Mas o conector de encaixe é o mesmo, para que o teclado nova máquina adequada da LOOX idade.

Tela

LOOX N520 é equipado com uma tela diagonal de 3,5 polegadas, QVGA (240x320 pixels). É uma pena que a transição para um novo sistema operacional não é spodvig fabricante para aplicar avançados matriz com alta resolução, mas, aparentemente, este é novamente devido ao desejo de reduzir custos e, consequentemente, o preço de venda do PDA.
Fujitsu-Siemens Pocket LOOX N520: uma análise preliminar
Subjetivamente, a tela parece boa rendição - a nível de pintura ao vivo. Os ângulos de visão são normais, mas não de registro: confortável para olhar para o PCC em algum lugar no canto de 45-60 graus na horizontal e vertical 40-45. Como no sistema operacional anterior, no WM 5.0 o brilho é definido na opção de menu Luz de fundo do sistema (novamente, lembrar que as cópias série Russified versão do OS). Você pode selecionar um dos 10 gradações de luminosidade, o primeiro - as luzes completamente. Subjetivamente, o nível mínimo de bem-pareados para a operação na escuridão total: o texto ou imagens na tela, normalmente visto, e nenhuma luz fere os olhos. Assim, em algum lugar na divisão 3-4-th é conveniente para ler livros eletrônicos no metrô. O brilho máximo é útil para um dia ensolarado, mas não sob os raios diretos de uma luz não vai ganhar.

Som

Audio y LOOX Série sempre me incentivou, o som pode ser a saída não é o que os fones de ouvido, e até mesmo estéreo - para ouvir arquivos MP3 é bastante adequado. Ao determinarem a música no som torna-se "pobre". Embora o alto-falante é diligentemente tentando transmitir todos os audioperipetii trailer de The Matrix, mas eu pessoalmente uso apenas para um despertador - bem, não pela música, ele disse. N520 é adequada para gravação de suas notas própria voz, fala perto do microfone, ou para uma entrevista com a distância de 2-3 metros. A qualidade de gravação - normal, mas nada mais. Gravação em um grande salão com colunas já acabou não muito coerente. Na rotina de áudio menu Settings permite ajustar o ganho do microfone e "dizer" ao programa quanto tempo isso vai durar registro, de modo que ela pegou a melhor configuração.
Fujitsu-Siemens Pocket LOOX N520: uma análise preliminar
Além disso, na compilação de softwares para PDAs têm um programa proprietário para trabalhar com os registros - FSC VoiceRecording. Esta ferramenta permite que você escolha, que será um recorde - na memória interna ou cartão de memória flash.
Fujitsu-Siemens Pocket LOOX N520: uma análise preliminar

Sociabilidade

No que diz respeito às comunicações, o LOOX N520 é claramente feito com um viés corporativo: Wi-Fi, e tem um monte de Bluetooth não está. Dado o GPS embutido e realidade russa (propagação fraco de pontos de acesso), seria interessante ter uma máquina com o "dente", por exemplo, a bomba de tubo para navegar através do sistema PocketGPS Pro Moscou celular c, ou simplesmente se conectar à Internet.Assim, para usuários russos podem ser investimentos mais eficazes de dinheiro torna-N500 modelo mais novo, mas vai depender dos preços finais. Para estudar utilitários de cópia para usar o GPS e Wi-Fi não foram estabelecidas. Assim, o programa simplesmente se recusou a detectar o módulo GPS e Wi-Fi teve de executar programas de terceiros. Mas ele trabalhou o último "Viva". Além da minha própria, descobriu as duas redes de vizinhos e tentou cortar, mas as guerras com os vizinhos hacker, eu não meditar. De acordo com a experiência de trabalhar com o mesmo GPS PDA Asus MyPal A636 baseado no WM 5.0, pode-se supor que a produção de cópias N520 ícone aparecerá com as definições do GPS. Será possível escolher a porta na qual o programa (tal como PocketGPS Pro) vai procurá-lo, ou deixar o programa escanear todas as portas. Aliás, na forma de conectividade sem fio A636 fácil de começar a clicar sobre os ícones que aparecem na parte inferior da tela. Acho que também funcionaria Wi-Fi e venda LOOX N520 versões. Sabe-se que parte de seu software utilitário CONNECTMOBILITY - E2C - para fácil configuração de conexões sem fio. Das capacidades de comunicação PDA também pode ser notada e da porta de infravermelhos, que é suportado pelo software padrão. Em geral, é útil para trocar cartões de visita c quem não tiver o adaptador 802,11. Na elaboração do artigo, soube-se que a entrega de série irá incluir um programa para navegar em "Kiberso" que suporta WM 5.0. Nesse meio tempo eu tentei colocar PocketGPS Pro. Sistema instalado e rodando no rugnuvshis estrada que eu colocá-lo em sua conta e risco (é um novo Windows "sangue" ou, mais precisamente, no código). Eu já disse que em uma instância existente N520 receptor GPS não funcionou, por isso que o teste por exemplo, falhou oportunidades adequadas. Entretanto, podemos dizer que em termos de GPS em tudo N520 deve ser bom, porque o chip SiRF Star III, que está incorporado em nossa amostra - a mais popular até agora entre os fabricantes de soluções para a integração GPS PDAs. Sobre as possibilidades deste receptor, nós dissemos a revisão Pocket Navigator PN-169: O GPS de navegação "a partir de um ponto de vista diferente." Além disso, o departamento de navegação "MakTsentr informou que há um desenvolvimento PocketGPS Pro Moscovo, apoia plenamente WM 5.0, que será concluído o mais rapidamente possível, de modo que, sem o sistema de navegação que não vai ficar.
Fujitsu-Siemens Pocket LOOX N520: uma análise preliminar
Fujitsu-Siemens Pocket LOOX N520: uma análise preliminar
Entretanto, podemos dizer que em termos de GPS em tudo N520 deve ser bom, porque o chip SiRF Star III, que está incorporado em nossa amostra - a mais popular até agora entre os fabricantes de soluções para a integração GPS PDAs. Sobre as possibilidades deste receptor, nós dissemos a revisão Pocket Navigator PN-169: O GPS de navegação "a partir de um ponto de vista diferente."

Runtime

    Assim, o PDA Pocket LOOX N520 foi testado em quatro modos padrão:
  • teste de estresse - em Wi-Fi, em uma série de video pesado foi jogado, a luz - no máximo.
  • Modo Normal - uma tentativa de simular alguns carga média: Reproduz MP3, a tela - a um nível de iluminação média é de ler e-books.
  • Leitura - Programa Haali Reader, para a iluminação da primeira divisão, o processador está em modo de economia de energia.
  • Áudio - desligar a luz de fundo, é a reprodução de MP3, o processador está em modo de economia.
"Na corrida" com o LOOX N520 participaram Asus MyPal A636 (rever este PDA esperar no futuro próximo), Pocket Navigator PN-169 eo Acer n35. Estes resultados são apresentados na vista do fato de que o teste de estresse nosso herói foi incluído Wi-Fi, mas não está claro se o controlador está ativado GPS. Provavelmente não, assim que o desempenho dos testes de estresse em amostras de série são um pouco menores.No entanto, de navegação para automóveis, PDAs são geralmente ligado ao acendedor de cigarros, e em outros casos, uma reserva de energia por tempo suficiente. Mas, ainda assim, de longe, leva todos os concorrentes Asus A636. Nosso N520 ficou em segundo lugar.
Fujitsu-Siemens Pocket LOOX N520: uma análise preliminar

obespechenie Software

    Além do conjunto padrão de software para PDAs com Windows Mobile 5.0, um conjunto de Pocket LOOX N520 conterá os seguintes programas corporativos:
  • FSC SpeedMenu - atalhos do menu firmware aplicativo para aplicações mais utilizadas.
  • CONNECTMOBILITY-E2C - Gerenciador de conexão Wi-Fi gratuito.
  • Gravador de voz - Gravador de Voz com recursos avançados (como a capacidade de gravar em um cartão flash).
  • FSC Audio Path gerencia o fluxo de áudio pode levá-lo para o alto-falante, fone de ouvido, fone de ouvido sem fio.
  • FSC Panning - páginas de rolagem web em qualquer lugar na tela usando a caneta. Esta é uma versão mais flexível de visualização de páginas web, porque você não pode visar a uma tira fina de barras de rolagem e recusar-se a percorrer os botões de hardware.
  • FSC KeyLock - fechadura com chave.
  • FSC Senha - defina uma senha para acesso ao PCC, incluindo a sincronização.

Conclusões

Para resumir. FSC decisão de integrar o módulo de navegação no PDA de uma nova geração - bem no espírito dos tempos. É gratificante verificar que para estes fins é mais usado no mercado, GPS embutido-chip - SiRF Star III. Neste caso, os desenvolvedores têm conseguido manter um tamanho muito compacto da série anterior LOOX 4xx, fator de forma que foi adotar e abandonar uma antena externa. A última vez que - uma séria vantagem sobre os concorrentes de grande porte. Assim que o FSC LOOX N520 é bastante adequado para quem vai usar uma novidade, não só como o navegador de bordo, mas também por designação direta PDA. Os usuários que não pretende trabalhar em redes de Wi-Fi, deve pagar a atenção para o modelo mais novo LOOX N500, sem 802,11, que custará menos. Espero que a qualidade de construção da nossa amostra é apenas devido ao seu status custom-built e dificuldades no caminho para a Rússia. Em suma, não deixe de mergulhar nas mãos do PCC antes de comprar. Quanto aos concorrentes, que certamente GPS PDA Acer n35, Mitac Mio 168RS/Pocket Navigator PN-169 da velha guarda e da Asus MyPal A636 de recrutas. Desde os primeiros três LOOX N520 favorável apoiar o novo sistema operacional e uma boa bateria, eo último a tamanhos menores. Se o FSC irá implementar seus planos de vender o LOOX N520, a um preço não superior a 400 dólares, a unidade ganhará uma classificação de usuários.
    Prós:
  • tamanho compacto
  • projeto agradável
  • GPS embutido (sem antena retrátil) no chip SiRF Star III
  • vida decente bateria
  • bom desempenho
  • preço razoável
    Contras:
  • amostra pré-produção tem um gabinete muito frágil
  • O pequeno tamanho da memória flash disponível para o usuário
  • Falta de Bluetooth
  • Não roda
Os autores, em tradução:

Alexander Baulin, editor científico da revista "PC World"