Com alguns comunicadores recentemente ganhou um lugar cativo ao sol no mercado de PDA, enquanto alguns superando seus "irmãos". No entanto, os principais fabricantes de PDAs continuou a desempenhar o papel destes dispositivos "enteados", em favor da mão sem o GSM-módulos. A exceção a esta regra é apenas uma empresa taiwanesa E-Ten, estreou no mercado cerca de dois anos atrás. C momento em que a E-Ten começou a trabalhar em uma direção-PDA, não lançou nenhum dos PDA clássico. Cada único modelo foi equipado com módulo de telefone, ou seja, pertenciam à classe dos comunicadores. No entanto, não podemos dizer que os produtos da empresa pode ostentar um excelente desempenho, ou que algumas características incomuns. E-Ten produtos sempre foram ambíguas. Naturalmente, a sua contagem do número, sim, desvantagens mais vantagens, mas manteve-se, e uma vantagem sobre nossos concorrentes - o preço baixo. Graças ao seu custo acessível, comunicadores E-Ten tornou-se conhecido na Rússia. Além disso, a qualidade dos aparelhos que a empresa de Taiwan aumentaram significativamente com cada novo lançamento. Hoje, "analisar os ossos", um outro modelo, que tornou-se o desenvolvimento lógico da linha, - E-Ten M500.
|
Qtek S100, M500 E-Ten e Qtek 9090 |
Especificações: - Sistema Operacional: Microsoft Windows Mobile 2003 Segunda Edição
- Processador: Samsung 400 MHz S3C 2440
- Memória: 64 MB RAM (54 MB disponível ao usuário) e 128 MB ROM Flash (83 MB disponíveis)
- Tela: 2.8 "(72 mm) TFT transflective c resolução de 240x320 pixels, 65536 cores
- Expansão de memória: SD / MMC / SDIO
- interfaces sem fio: IrDA, Bluetooth, GSM 850/900/1800/1900, GPRS Classe 10
- Bateria: Iões de lítio, 1440 mAh
- Áudio: Microfone, alto-falante de 2,5 mm para auscultadores estéreo
- Dimensões e peso: 112 x 61 x 22 mm e 170 g.
Compare E-Ten M500 com seus concorrentes mais próximos, Qtek S100 (HTC Magician plataforma) e Qtek 9090 (plataforma HTC Blue Angel), pode usar o "Compare dispositivos" no "Catálogo do PCC" no nosso site.
Fornecido
Incluído com a máquina é tudo o que é necessário para utilizar o PDA. Um pouco decepcionado não existe um estilete adicionais (proprietários de PDA são freqüentemente perdidos), mas a E-Ten M500 tem um berço e um muito decente caso coldre de sintéticos de alta qualidade.
Então, defina: - comunicador
- Berço
- carregador
- Cabo USB para sincronização e carregamento
- Stereo Headset
- capa
- Guia do Usuário
- software.
Aparência
Pegando um novo dispositivo, você sabe que o fabricante está trabalhando seriamente sobre o design de seus modelos. Mesmo que esta máquina é claramente falta de elegância e harmonia de linhas comunicador HTC Magician (o tamanho do próximo modelo / funcionalidade), mas é muito diferente para melhor a partir do modelo anterior, a E-Ten - p300.
Cerco M500 é feita de plástico, de molho na versão real cor prata-preto (com uma prata predominantemente). bokovinki Black alguns disfarçar a plenitude da silhueta do comunicador, e "cap" escura na tela visualmente reduzir o seu comprimento. A parte inferior da "pessoa" é arredondado na forma dos dispositivos concorrentes. Apesar de uma espessura decente (22 mm) e peso (170 g), o portátil confortavelmente na mão.Desde que, devido às proporções anormais do comunicador: a relação entre o comprimento ea largura da E-Ten M500 mais de PDAs convencionais.
A qualidade de construção do corpo - "para chetverochku. Todas as peças são apertadas, não saio. Se a máquina difíceis de comprimir, nenhum dos "componentes" não rangem.
|
Sob a tela existe um sistema de botões de controle e um joystick. Os botões são dispostos ao redor do joystick forma ordinária. A nomeação de dois deles ("call" e "acabar com a conversa") é o padrão. Os dois restantes não são causados por "Contato" e "Calendário", como é o comunicador, e uma lista de números de telefone discados freqüentemente e especial utilidade M-desk. No entanto, estas aplicações um pouco menor. Duas das quatro chaves podem ser reprogramados para lançar outros programas. É verdade, pena que usuário novamente por algum motivo, tornou impossível para o programa "Hold" - pressionando a retenção. Isto é duplamente uma vergonha, se nos lembrarmos que as ferramentas do sistema operacional suporta. Além disso, em M500 camom ainda pode ser programado "Hold", mas apenas um dos botões de hardware. O que impediu os desenvolvedores percebem isso fukntsii na vida do outro, não é muito clara.
|
A qualidade da aplicação de hot keys não tenho queixas. Eles são muito grandes, com feedback tátil claro. Os botões de cima tem uma pequena protuberância que possa distingui-los por se sentir a partir do fundo. O tamanho ea localização das teclas é tal que o comunicador pode ser bastante confortável para operar com uma mão. Talvez a única desvantagem das chaves - não há iluminação. É uma pena que a nova máquina com um joystick as coisas não são tão boas. Em primeiro lugar, é muito pequena e, redonda, segundo. O resultado é bastante difícil distinguir a tecla "esquerda-direita" cliques em cima e para baixo. " dangles botão central dentro do espaço alocado para ele, que, entretanto, não afeta a qualidade do seu trabalho, apenas irritante de um ponto de vista estético. Em geral, o bloco de navegação há queixas principais, especialmente se lembrarmos as falhas do modelo anterior - E-Ten P300. É evidente que os desenvolvedores seriamente preocupada com ergonomia e muito bem sucedido em seu cultivo.
|
Acima da tela é o alto-falante do telefone e dois indicadores LED. Um deles é responsável pelo módulo GSM, exercícios e notas. Os outros - a trabalhar Bluetooth. Na máquina de topo é um slot para cartão de memória SD / MMC / SDIO, coberto com uma tampa de plástico eo botão de energia. Aliás, este acordo parece mais lógico. O botão é ligeiramente rebaixada para a embalagem de protecção contra a cliques acidentais. Em algum lugar próximo, em um bar de plástico escuro, é o infravermelho.
Mas o slot superior para a caneta lá. Ele foi colocado no lugar mais inesperado - a parte inferior da tampa do compartimento da bateria.caneta Sam - design telescópico, longo (no dobrados mais do comunicador) e bastante confortável. No ninho estava bem fixo, assim o risco de perda acidental é mínima. Ainda assim, a localização de um recipiente para um fato incômodo de que a pena extrair a caneta não seria possível até que o dispositivo está no berço.
|
Os outros controles estão localizados no lado esquerdo da máquina e incluem: o botão da alavanca de controle da câmera, um controle deslizante para controlo de volume e um botão para executar um controle de voz especial utilidade. Ela começa (premindo) gravador. Há também um botão de reset e um soquete para fone de ouvido com fio, fechada com uma rolha de borracha. Todos os elementos são bastante lógico, assim como o concorrente de modelos semelhantes. Ligeiramente atenção alarmante para o botão de reset - é destaque e tem um tamanho muito decente. Esse sentimento que nós sugerido, por exemplo, ela teria que usar mais vezes do que o habitual:)
Na extremidade inferior do PDA é um conector de interface e um microfone.
Alto-falantes multimídia, câmera, iluminação para fotografar e um espelho montado na parede traseira, acima da tampa da bateria. Conector para cartão SIM é projetado de tal forma que o mapa é corrigido com a bateria. Assim, para removê-lo sem desligar o telefone, ele não faz, que é bastante lógico.
|
E-Ten M500: este poderia ser o seu cartão SIM:) |
E, finalmente, um par de palavras sobre o berço. Ainda assim, não há limite a imaginação dos designers, e é claramente visto na palma M500 E-Ten. O berço de um novo dispositivo ... rodada. Isto é, absolutamente. Como um disco voador de filmes americanos antigos. Mas, apesar da forma extravagante, ela tem tudo que você precisa, e um compartimento para carregar uma bateria de reserva e indicador de carga, e ainda uma porta USB do host.
|
E-Ten M500 numa bandeja de prata:) |
Em teoria, um host USB permite-lhe ligar para o nosso comunicador de armazenamento em massa-e-HID dispositivos, por exemplo, unidades USB, teclado ou mouse. Infelizmente, não consegui contato com a E-Ten, nenhum deles. Flash drives e leitores de cartão CF, que, por exemplo, FS Pocket Loox 720 identificar imediatamente, não foi mostrado na lista de dispositivos conectados. Um destino similar ocorreu com o teclado USB e mouse. É bem possível que a E-Ten própria implementação de USB host, que necessitam de drivers especiais. Portanto, a questão permanece em aberto, tanto mais que um cabo USB-host-lo no berço decisão parece bastante duvidosa. Então, o que você pode dizer sobre o design de novos produtos em geral? Em comparação com modelos anteriores, a qualidade tem melhorado por uma ordem. No entanto, apesar dos esforços dos desenvolvedores, a máquina ainda não atingir o nível de "elite" comunicadores. Causa - material do corpo e um design rústico.Existem algumas falhas ergonômicas, como não um local muito conveniente do estilete ou um joystick sem êxito. Em geral, eu colocaria um design e ergonomia "classe C, com um plus". No entanto, no que diz respeito à aparência do aparelho é sempre difícil dar uma avaliação objectiva. Argumentando sobre o gosto, como é conhecido, é uma tarefa ingrata.
Processor. Memória. Velocidade
O coração da E-Ten M500 é um ARM compatível com processador Samsung 2440 S3C processador com um clock de 400 MHz. Uma pedra semelhante definir a HP em seu processador multimídia iPAQ rx3715. A escolha não é muito intuitivo, talvez, esta opção foi escolhida a fim de reduzir o custo da plataforma. Mas, em princípio, as queixas específicas sobre esse processador não causa. Mas, com a memória da máquina nova está tudo certo. Standard RAM - 64 MB (dos quais 54 MB de memória), mas a ROM foi aumentada para 128 MB de Flash ROM, dos quais 83 mb dada às necessidades do usuário. Não que seja muito (a preços cada vez mais em declínio para cartões de memória), mas alguns. Antes disso, esse nível de built-in flash drive estragado usuário só HP (iPAQ rx3715 e hx4700) e palmOne (Tungsten T5). Esta é a quantidade de memória permite que você use o cartão SD slot, não só para cartões de memória, mas também para ligar o SDIO-periféricos (exemplo mais recente - um monte de navegação PocketGPS Pro + SDIO GPS, que, por exemplo, i-Mate Jam foi inutilizado). O desempenho foi medido programa SPB Benchmark. Os resultados dos testes têm agradado. A velocidade do processador é apenas ligeiramente (alguns por cento) inferior aos outros comunicadores.
|
Mas para o sistema de arquivo de velocidade (que é a velocidade das operações de memória) E-Ten M500 estava à frente de seus companheiros de classe, e, com uma boa margem.
Detalhada os resultados dos testes abaixo.
O teste de vídeo foi produzido separadamente, como o SPB Benchmark incorretamente avalia a velocidade do subsistema de gráficos. Para testar o programa foi utilizado BetaPlayer v.0.0.95 e três de seu vídeo de ensaio: RL_LQB, RL_MQB e RL_HQ. As duas primeiras - uma média de vídeo móvel e de alta qualidade, este último - o padrão de vídeo "desktop".
Resultados detalhados dos testes podem ser encontradas no arquivo anexo. Com os resultados mostram claramente que o novo sistema de dispositivo de vídeo lida com a reprodução de vídeo móvel alto bitrate - tarefa bastante intensivos em recursos para a CPC. No entanto, os arquivos convertidos para reprodução em alta resolução de alimentação das máquinas não é suficiente, o que, no entanto, não faz sentido para este tamanho de tela.
Tela
No modelo anterior, a E-Ten p300, a tela foi terrível. No novo dispositivo é uma excelente matriz transflective, nada inferior às suas congéneres nos fabricantes mais conhecidos. Tamanho da tela - o mesmo que o concorrente mais próximo, HTC Magician, - 2,8 polegadas (72 mm). A qualidade da matriz - nível, alto brilho e excelente reprodução de cores. Os ângulos de visão são bons, as cores não são invertidas em tudo, e, em princípio, a tela parece muito bem quando você rejeita até 30-40 graus da vertical. A grandes ângulos diminui fortemente o contraste, o que torna desconfortável.
|
Iluminação tem 10 níveis de brilho, o que é suficiente para configurar sob qualquer luz ambiente. O nível mínimo de iluminação - bastante baixa, mesmo quando se trabalha em total escuridão da tela ainda faz o cansaço visual. Infelizmente, não há maneira de definir o nível de luz em separado para a bateria e corrente alternada. Mas há duas ajuste automático. Primeira - AutoAdjust pela tampa da bateria - alterar a luz de fundo, dependendo da bateria (algo semelhante foi utilizado no modelo da Toshiba e800). Em segundo lugar, com o nome estranho AutoAdjust backlight livre, a luz reduz gradualmente como a inércia da máquina. O valor da segunda adaptação é questionável, mas, em princípio, nada impede que não inclui.
Bateria
E-Ten M500 vem com uma bateria de lítio-íon capacidade decente - 1440 mAh. Para tal um dispositivo de capacidade - não é um luxo mas uma necessidade, porque, além da CCP, que é necessário para alimentar mais e GSM-módulo. No entanto, o novo dispositivo não possui todos os recursos pendentes relativas à jornada de trabalho, é bastante comparáveis com os nossos vizinhos na classe.
O fabricante alega as seguintes características: - Ao trabalhar no modo PDA - 10-15 horas
- Tempo de conversação em execução - 3,5-4 horas
- Tempo de espera - 150-200 horas.
Depoimentos de alguns otimistas, vamos ver o que acontece em utilização real.
Testando o trabalho a tempo foi realizado com uma carga completa da bateria antes do aviso "Main bateria fraca" em quatro modos diferentes: - Teste de esforço. Módulo GSM e Bluetooth estão incluídos, brilho e volume - no máximo, do CPC perdidos em uma série de vídeo "dura". Horário de funcionamento - 2 horas e 05 minutos.
- O funcionamento normal. carga média Simulado: módulo GSM é ativado, o Bluetooth está desligado, o volume alto-falante foi definido como metade do brilho máximo - na primeira divisão do salário mínimo. PDA perdida em um ciclo de vídeo normal. Horas - 4 horas e 55 minutos.
- Leitura de e-books. Módulo GSM e Bluetooth desligada, a luz - na primeira divisão do mínimo, o programa de leitura foi realizada Haali avtoskrolla modo Reader. Horas - 7 horas e 50 minutos.
- Reproduzir o áudio. Módulo GSM, Bluetooth e tela - estão fora. Peça foi encenada em um conjunto de fones de ouvido conectados. Utilizado o programa GS Player, arquivos com um bitrate de 192-256 Kb / c foram jogados de um cartão de memória. Horário - 8 horas e 30 minutos.
|
Todos os valores acima significa que o aparelho seria suficiente para um dia de utilização. E, de fato, no modo normal (cerca de 3 horas por dia, como o uso de um PDA, 5-6 e chama meia hora navegando na internet via GPRS) a bateria durou um ano e meio dias após a acusação. Além disso, não se esqueça que a bateria é removível, então é muito ativa os usuários podem comprar uma bateria e carregá-lo no berço com o carro.
Som
Som - Não é o ponto forte E-Ten M500. Criada em volume alto-falante é o bastante confortável para conversar, você só tem que encontrar a posição correta em relação à orelha máquina. Qualidade do fone de ouvido de desempenho - e também sobre o nível. Fones de ouvido, como esperado, estão equipados com controle de volume passivo na forma de roda eo botão de responder. Em termos de qualidade sonora caminho, deixa muito a desejar. Ao reproduzir as músicas claramente o ruído audível. Além disso, praticamente não existem graves. E, infelizmente, não é o conjunto de problemas, porque quando você conectar fones de ouvido outra imagem do som não muda. Gravador de voz, novamente, não é muito bom. Som com dificuldade de audição e da sensibilidade do microfone é bastante fraco.Há ajustes, que permitem alterar o nível do seu sinal (em separado para conversas de áudio e telefone), mas eles ajudam muito pouco. Com uma sensibilidade máxima do microfone na voz do quarto chamador médio de ruído pode ser desmontados em uma distância de 1,5 m. Ao gravar uma chamada qualidade da ordem de magnitude melhor, mas você só pode gravar a conversa.
Interfaces sem fio
GSM / GPRS
No E-Ten M500 montada quad-band (850/900/1800/1900 MHz) módulo GSM, que permite ao seu dono para usar o telefone, literalmente, todo o mundo (onde existe uma rede GSM e roaming operador nativo). A transferência de dados pode ser um protocolo GPRS Classe 10 (3 slots para aceitar, de 2 a transferência). Todas as funções do telefone são realizadas pela equipe de aplicativo do Windows Mobile Phone.
Ele suporta todas as características padrão do sistema GSM-redes: - Restrição de chamadas
- à espera
- encaminhamento de chamadas
- AON
- Voicemail
- Índice das mensagens de rede e de broadcast.
Recepção / envio de mensagens SMS no aplicativo padrão do sistema operacional - Mensagens.
Para criar uma mensagem MMS é um suplemento especial - MMS Composer.
Para a discagem rápida usando os utilitários e índice de marcação de freqüência de marcação.
Além disso, o usuário tem a capacidade de criar uma lista "negra" e "branco" de assinantes.
Para importar os contatos do cartão SIM é uma ferramenta de gerenciamento de SIM.
Em geral, podemos dizer que o software do telefone é funcional o suficiente para usar o comunicador e é ainda mais fácil do que antes. E algumas palavras sobre a estabilidade do software do telefone. Muitas vezes ouvimos reclamações contra a exploração do celular em diferentes modelos de E-Ten. Claro, eu não tive a oportunidade de testar uma marca nova máquina durante alguns meses, mas para todo o seu tempo de teste da semana do telefone usado por um muito ativo e não houve nenhum caso de dependentes do dispositivo na falha do tubo. Embora, talvez eu só tenho uma cópia bom:)
Bluetooth
Contrariamente à tradição popular, Bluetooth driver para o E-Ten M500 - própria criação. Honestamente, eu não posso dizer que ele foi embora para o benefício de uma máquina de escrever. Em princípio, nada grave, todos os serviços necessários estão presentes e alguns podem até ser configurado (por exemplo, COM-portas). Mas Bluetooth-funcionamento da economia de nosso herói ainda é muito estranho.
Por exemplo, inicie o ActiveSync via BT eu tinha uma terceira tentativa, e "emparelhado" com uma máquina desktop - com a segunda. Claro, todos estão trabalhando, mas precisamos de paciência.
Quanto ao fone de ouvido Bluetooth, o E-Ten, para dizer o mínimo, não fazer amizade com eles. Com a descoberta e contato nenhum problema, mas enquanto a máquina muitas vezes (em média uma vez a cada duas horas) "perde" o fone de ouvido e passar para o principal orador. Além disso, "golubozuby" auscultadores proporciona um som muito calmo, com distorção. Felizmente, o problema não está no dispositivo de hardware e software, para que a situação irá corrigir os drivers atualizar a aparência.
Porta de infravermelhos
Francamente, as informações sobre o tipo instalado na máquina de infravermelho não consigo encontrar. A julgar pelo intervalo de uma ou é um padrão (SIR), ou sensor (FIR) acelerado. Assim, o CIR padrão não é suportado e, portanto, utilizar o PDA como uma técnica de controle remoto não vai funcionar (pelo menos em distâncias de 2 metros e acima).
Bagagem
Na câmera M500 E-Ten conjunto com uma matriz de 1,3 megapixels. E, para a honra de E-Ten, ainda é melhor do que o seu homólogo do HTC Magician. Pelo menos, não este céu desvanecendo característica cor de rosa e um dia terrível para as fotos. O resto - a mesma coisa. A clareza das imagens ainda deixa muito a desejar. By the way, a câmera tem uma outra vantagem - a luz de fundo, mas a sensação de que, francamente, um pouco. Disponível para o usuário após a instalação.
Foto: - imagens em formato: BMP ou JPG
- Tamanho da imagem: 1280x960, 640x480, 320x240, 176x144
- White Balance: Auto, sala de lâmpada DS, sol, sombra, nublado, ou à noite
- Efeitos Especiais: Negativo, granulada retro, espelho
- imposição de um quadro para MMS
- Modos: Normal, temporizador, série, modo de retrato
- ligar / desligar a luz de fundo
- ativar / desativar a exibição de datas.
Vídeo: - Formato de vídeo: MP4 ou 3GP
- nível de compressão: alta, média e baixa
- tamanho do quadro: 320x240, 176x144 e 128x96
- balanço de branco, efeitos especiais: o mesmo que na foto.
As imagens obtidas podem ser guardadas, enviadas via MMS ou transformados em um dos dois editores de imagem de base. Exemplos típicos de fotos - a seguir.
Software
Sobre o E-Ten M500 está executando o Microsoft Windows Mobile 2003 SE Phone Edition.
Classificada entre a norma interna em aplicações: - Calendário, contatos, tarefas, notas
- Pocket Word, Pocket Excel
- Pocket Internet Explorer
- Mensagens
- Telefone
- Gravador de Voz
- Windows Media Player 10
- File Explorer
- Fotos
- Calculadora
- Paciência, Jawbreaker
- Cliente do Terminal Services, o MSN Messenger.
Além disso, a máquina literalmente nashpigovanna "pequenos utilitários, facilita muito a vida de um usuário novato. Vamos tentar enumerá-los. A primeira coisa que você percebe quando você olhar para o ecrã Hoje, - muito fácil de executar aplicativos de manager (lançador) - Quick Link.
Além dos ícones para lançar programas, o usuário pode inserir etiquetas acessar rapidamente uma lista de chamadas efectuadas, atendidas e respondidas.
No canto superior direito da tela Hoje você pode ver um bom plugin que exibe a voltagem da bateria. Além disso, o sistema tem shell alternativa para o lançamento de programas e acesso rápido às configurações do sistema - M-Desk, que mencionamos acima. Esta ferramenta é chamada de botão padrão com um ícone Home.
Para a imagem é um editor de gráficos bom ImageMaker, bem como compositor de utilidade MMS - Assistente de imagem.
Para rápido ajustar o brilho, volume e alerta vibratório E-Ten M500 Cenários cnabzhen aplicação. Algo semelhante a HP oferece aos seus usuários, apenas o PDA deste fabricante eminente dessas funções são realizadas programm HP Profiles.
Outra coisa interessante - Voice Commander - projetado para discagem por voz e lançamento de aplicações. Honestamente, eu não tive tempo suficiente para adequada "treinar" o programa em um conjunto de números, de modo a verificar esta possibilidade não pode ser, mas as etiquetas de voz, distingue muito bem.
Para criar um backup dos dados do usuário ter a utilidade de backup.
E fecha a lista do programa de software adicional para usar o dispositivo como um modem GPRS para um computador de grande porte - modem sem fio.
Preço
No computador das lojas na palma de "comunicador E-Ten M500 disponível por US $ 599.
Resultados
desenvolvedores de Taiwan pode finalmente felicitar o primeiro sucesso. O novo M500 - prova viva de que a empresa E-Ten perfeitamente aprende com seus erros, oferecendo uma decisão cada vez mais informados. Recém comunicador é perfeitamente capaz de competir com o sucesso de vendas novas - dispositivos com base no HTC Magician. Além disso, a relação preço / performance "do M500 - um dos melhores no mercado. Claro que não, para dizer que o nosso herói é completamente sem falhas, mas mesmo assim, este é o primeiro aparelho na linha de produtos da empresa, o que realmente deveria prestar atenção.
Contras: - design "baratos"
- instabilidade do controlador Bluetooth
- má qualidade da seção de som.
Prós: - preço razoável
- excelentes características técnicas
- uma extensa coleção de software adicional.
Os autores, em tradução:
Byter