Smartphone HTC MTeoR: leve brisa de aço a partir da costa de Taiwan

A empresa HTC, ao que parece, continua a aumentar a taxa de produção de novos dispositivos estão constantemente a redução do período entre a apresentação de modelos. Atual 2006 promete ser um particular "frutífera" a este respeito: no início do ano foi apresentado ao comunicador Qtek S200, não há muito tempo - um elegante dobrar Smartphone Qtek 8500 (HTC Star Trek), e agora o mundo viu outra nova linha de smartphones - HTC MTeoR ("meteoro" pronunciado). Até recentemente anunciou re-branding deste dispositivo foi planejado para introduzir o nome do Qtek 8600 com base no bem conhecido para você através de nossas notícias Breeze plataforma HTC. Francamente, eu pessoalmente não acho que smartphones com Windows Mobile conforto andar, embora, eu sei que existem pessoas dispostas a discutir com o aquele rouco. No entanto, ele ainda deve reconhecer que, do ponto de vista técnico, dos últimos smartphones da HTC é muito, muito ruim, e mesmo o design de aparelhos está cada vez melhor de modelo para modelo. Mas voltando ao herói de nossa análise. MTeoR eu definitivamente atributo para a categoria de modelos de negócio: um corpo de metal rigorosa, boa capacidade de comunicação (mas sem suporte para Wi-Fi), teclado confortável, a versão mais recente do Windows Mobile 5.0 com suporte para o serviço de Push Mail. Parece que o telefone é muito representativo, isto não é vergonha para tirar um casaco caro em qualquer reunião de negócios. concorrentes mais próximos MTeoR, talvez, será o negócio de smartphones Nokia baseados na plataforma Series 60, como o E50, recentemente anunciada.
Smartphone HTC MTeoR: leve brisa de aço a partir da costa de Taiwan
    Especificações do HTC MTeoR:
  • Sistema operacional: Windows Mobile 5.0 Smartphone
  • Processador: Samsung 2442 com 300 MHz
  • Memória: 128 MB de ROM (ROM), 64MB de RAM (RAM)
  • Tela: 240x320 pixels, 2,2 polegadas na diagonal, 262 mil cores TFT LCD com retroiluminação LED
  • Expansão de memória: slot microSD
  • interfaces sem fio: UMTS 2100MGts 3-band GSM / GPRS / EDGE 900/1800/1900 MHz; infravermelho, Bluetooth 2.0 (sem suporte a EDR)
  • Bateria: Lithium-Ion, 1200 mAh
  • Áudio: microfone, conector para alto-falante estéreo (combinado com built-in miniUSB)
  • Câmera: CMOS, 1,3 M
  • Dimensões: 112h49h14.8 milímetros
  • Peso: 115 g com bateria
Uma pequena nota sobre o M / V Desde o MTeoR é projetado para funcionar em redes UMTS, inicialmente prevista para equipá-la com uma segunda câmera VGA com na parte dianteira para chamadas de vídeo. Descrito nesta unidade de análise é a - com duas câmeras. No entanto, como ficou conhecido, na versão final do HTC declinou da segunda câmara. Como vimos, as características MTeoR (exceto o suporte para UMTS) é o padrão normal para telefones inteligentes de hoje. Alguns falta muito frustrante MTeoR suporte Wi-Fi, mas é, na minha opinião, embora muito para o telefone. Por outro lado, com o desenvolvimento de serviços de VoIP e da expansão do Wi-Fi como opção de cobertura pode tornar-se mais urgente.

Conclusão

    MTeoR Complete absolutamente padrão para todos os aparelhos recentes HTC, inclui:
  • Na verdade telefone
  • Carregador
  • Cabo para sincronizar com o PC desktop
  • Bateria
  • fone de ouvido estéreo sem fio com tecla de chamada de resposta e um controle de volume (com built-in miniUSB - não haverá problemas em caso de avaria, um achado semelhante seria manifestamente difícil!)
  • bolsa de cintura com cinto e fecho magnético, qualidade muito decente
  • Guia do Usuário
  • CD-ROM com o ActiveSync 4.1

Aparência

Eu estive pensando, o epíteto é mais apropriado para MTeoR, mas na minha cabeça, mas estúpido "trendy" não veio. Talvez a palavra mais adequada - "sólido". Elegante máquina não vou citar, mas sólido - sim. Novamente, um telefone da empresa, que, no entanto, é mais apropriado para os homens. Clássico, e eu diria mesmo design conservador seria limitar o público usuário potencial quase imediatamente após o primeiro olhar para o dispositivo.No entanto, as acusações contra você na amostra foto não combinam muito bem o produto final, as mudanças na aparência - um pouco menor. Entretanto, nota-se que um corpo de metal fino (14,8 mm) é feita em duas cores - preto e metálico. A parte superior é feita de plástico emborrachado, muito agradável ao toque.
Smartphone HTC MTeoR: leve brisa de aço a partir da costa de Taiwan
Button na amostra de teste também são negros, mas na versão final que será a luz, e cobrindo a parte de metal do corpo ligeiramente mudar de cor. Bastante conjunto padrão de botões para smartphones com Windows Mobile: além de teclas alfanuméricas existem duas "teclas", um joystick, os botões de navegação na tela principal (Home), chame o navegador "Voltar", "Defiance", "Rejeitar".
Smartphone HTC MTeoR: leve brisa de aço a partir da costa de Taiwan
Na parte superior do dispositivo é colocado o botão de desligamento (também bastante padrão para smartphones HTC). O direito da tela - os botões de executar a marcação de câmera e voz, bem como no infravermelho.
Smartphone HTC MTeoR: leve brisa de aço a partir da costa de Taiwan
Smartphone HTC MTeoR: leve brisa de aço a partir da costa de Taiwan
À esquerda da tela - outra inovação HTC: roda jog dial. Na verdade, esta não é a roda - não girar 360 graus, como os smartphones da Sony Ericsson, mas simplesmente girado em um ângulo para cima e para baixo, e pode também pressionou como um botão, para que ela fez uma pequena saliência. Normalmente jog dial é usado para rolagem de texto e dispositivo de controle, e durante a conversa também controla o volume do alto-falante. Eu não posso dizer que é muito conveniente para fazer (o volante teria sido melhor), mas no geral, não é mau. Também do lado esquerdo do fundo do casco é um conector para cartões microSD com uma rolha de borracha (o cartão pode ser removido e inserido sem desligar o aparelho - um claro progresso em relação aos modelos anteriores de smartphones, onde para definir ou alterar a placa teve que remover a bateria).
Smartphone HTC MTeoR: leve brisa de aço a partir da costa de Taiwan
Atrás é um conector para antena externa (em tampão de borracha), tampa da lente da câmera, compartimento da bateria e do cartão SIM. Em MTeoR usado em lugar estranho para conector SIM card: ele se escondeu no fundo do casco e remover o cartão SIM só pode estar puxando a "língua" de plástico (que é visível na foto), assim como alguns dispositivos feitos para a bateria. A confiabilidade desse mecanismo é questionável, especialmente quando as mudanças freqüentes do SIM-cards.
Smartphone HTC MTeoR: leve brisa de aço a partir da costa de Taiwan
Smartphone HTC MTeoR: leve brisa de aço a partir da costa de Taiwan
No fundo, vemos o conector miniUSB para conexão com um computador (que ele usou para se conectar um fone de ouvido). Acima do display são dois indicadores LED - Rede / carregador e Bluetooth.
Smartphone HTC MTeoR: leve brisa de aço a partir da costa de Taiwan
A qualidade de fabrico e montagem - perfeito: sem folga, fissuras, etc Ainda assim, esta classe de negócio do dispositivo, posição, como eles dizem, obrigar. É também muito satisfeito com o joystick - muito melhor do que em 8300/8310 o mesmo. A única ressalva é talvez apenas para a roda - é tonkovato e não muito conveniente para a depressão (cortado em dedo). Nas fotos que temos uma série de HTC MTeoR e Qtek 8300, que com algum esforço da imaginação ser chamado de o antecessor (também uma caixa de metal). MTeoR diluente seus colegas, embora um pouco maior que sua largura e comprimento. Novamente, a versão final do aparelho ficará presente espetacular.
Smartphone HTC MTeoR: leve brisa de aço a partir da costa de Taiwan
HTC MTeoR e Qtek 8300

Processador e memória

Em HTC MTeoR finalmente renunciou ao uso de um processador relativamente lento TI OMAP (aliás, a razão para isso é provável que o uso da produção de rádio com o apoio da Qualcomm UMTS). MTeoR trabalha na Samsung 2442 com uma velocidade de relógio de 300MHz. Além de maior velocidade de clock (300MHz contra 195 em 83xx), este processador tem um barramento de memória de 32 bits (ao contrário de processadores de 16 bits de TI). Tomados em conjunto, isto leva a que MTeoR executa significativamente mais rápido do que os seus "colegas" - 8300/8310 e Qtek Qtek 8500. Apesar da maior velocidade de clock, o processador central da Samsung não é tanto a "fome".
Smartphone HTC MTeoR: leve brisa de aço a partir da costa de Taiwan
capacidade da memória é também mais decente: um usuário contornar 77MB de memória flash (de 128MB) e cerca de 28MB de RAM para executar programas.
Smartphone HTC MTeoR: leve brisa de aço a partir da costa de Taiwan
Como mencionado anteriormente, MTeoR equipado com um slot para cartões de memória microSD (TransFlash anteriormente). Standard, este relativamente novo, então com cartões maiores que 1GB não vi (mas ouvi dizer que lá tem 2GB), mas isso, na minha opinião, é mais que suficiente. Além disso, o cartão pode ser instalado no dispositivo, desligando o telefone e não remover a bateria, que também é um grande sinal de mais (é um dos primeiros smartphones da HTC, onde alterar o cartão não precisa retirar a tampa traseira ea bateria).

Tela

Smartphone HTC MTeoR: leve brisa de aço a partir da costa de Taiwan
Tela é simplesmente lindo MTeoR (o mesmo utilizado no modelo 8500), é muito mais brilhante e dá um quadro mais rico do que 83xx do dispositivo série de tela. Em geral, isso é bastante normal TFT LCD com uma diagonal de 2,2 polegadas e 240x320 pixels. nível de iluminação não é regulamentado (padrão em todos os smartphones HTC).

Bateria

MTeoR recursos poderosos o suficiente para um 1200mAch capacidade da bateria do telefone. Como foi mostrado, é suficiente que o regime de uso intensivo (sempre uma conexão GPRS ativa para Push Mail, telefonemas, etc) durou algum lugar e meio a dois dias. Muito um resultado decente, especialmente considerando o fato de que nem todos terão acesso aos recursos Push Mail e, portanto, e GPRS sessão não estará permanentemente ativa. Sem o uso de dispositivo GPRS em uma única carga durou-me cerca de 3,5 dias. Claro, sempre conectado com fone de ouvido Bluetooth, ouvir músicas, ler livros, etc tempo será reduzido de forma muito significativa - para cerca de um dia e meio.

Interfaces sem fio

Em todos os novos modelos HTC presente pedido Comms Manager, que gerencia os recursos de comunicação da unidade. Nosso herói - e não a exceção. Em geral, todos padrão: um telefone e Bluetooth. Há também um botão sobre a função da Microsoft Direct Push, é responsável pelo trabalho de Push Mail. O serviço surgiu no Windows Mobile 5, versão AKU2 (algo como Serivce Pack 2 para Windows Mobile). Agora, se sua empresa usa um servidor de email é o Microsoft Exchange, você pode desfrutar dos benefícios do novo serviço de Push Mail. Tudo que é necessário - esta é uma conexão GPRS, e nenhuma configuração adicional. Ao usar o programa cliente do serviço de e-mail não precisa constantemente verificar e-mail - o servidor de email próprio downloads as mensagens para seu celular quando chegarem. O processo em si é bastante simples: através do ActiveSync instalado HTTPS conexão que o servidor e envia os dados diretamente para a máquina. Na prática, funciona de forma rápida e sem problemas.
Smartphone HTC MTeoR: leve brisa de aço a partir da costa de Taiwan
Suporte Wi-Fi, como mencionado anteriormente, não, e talvez seja muito grave omissão de tendo em vista o desenvolvimento ativo dos serviços de VoIP. Tanto quanto eu podia entender uma maior familiaridade com o dispositivo, módulo Wi-Fi é fisicamente incapaz de colocar na placa-mãe.

Telefone

Em MTeoR utilizado um tri-band (900/1800/1900MHz) GSM / GPRS / EDGE módulo, e 2100 MHz módulo UMTS é fabricado pela Qualcomm. O telefone pode alternar automaticamente entre redes GSM e UMTS, além disso, você pode especificar quais os padrões é preferível. Você também pode especificar manualmente qual a freqüência de banda (Europa / América / Japão) deve ser usado.
Smartphone HTC MTeoR: leve brisa de aço a partir da costa de Taiwan
O telefone também suporta todas as características padrão das redes de celulares, tais como: a proibição / encaminhamento / chamada em espera, um conjunto fixo, STK, etc Além disso, como convém ao telefone, não há a possibilidade de controle do perfil (que, por algum motivo ainda não têm um comunicador).
Smartphone HTC MTeoR: leve brisa de aço a partir da costa de Taiwan

Bluetooth

HTC está empenhada em Microsoft - no MTeoR é usada todos os dentes na mesma nauseam stack da Microsoft, com todos os seus "charme" em uma interface não muito amigável. A única inovação - suporte para Bluetooth 2.0 (mas sem EDR) ea presença do perfil A2DP, que permite ouvir música através de auscultadores sem fios, que deve agradar os fãs.
    Caso contrário, ele suporta todos os perfis necessários:
  • Generic Access Profile - Perfil básico de Bluetooth, é responsável por manter a comunicação entre dispositivos, a identificação de outros perfis disponíveis, bem como para a segurança.
  • Perfil de porta serial fornece emulação de uma interface RS-232 ou USB.
  • Object Push Profile controla a troca de cartões eletrônicos.
  • DUN (Dial-Up Networking) Perfil permite que você use o seu smartphone como um modem, por exemplo, para acessar a Internet de um computador portátil.
  • Perfil Mãos-livres - fone de ouvido.
  • A2DP (Advanced Audio Distribution Profile) - uma stereokachestva reprodução de áudio sem fios.
  • AVRCP (Audio / Video Remote Control Profile) - Reprodução de controle sem fio de áudio e vídeo.
  • HID (Human Interface Device) Perfil - a conexão de periféricos sem fio, tais como teclados.
Eu não levantou quaisquer problemas com auricular ou a troca de dados com um computador desktop e outros dispositivos. Tudo funcionou mais ou menos estável.

Infravermelho

Apesar do fato de que a porta IR já está se tornando um anacronismo na MTeoR ele ainda está presente na versão (SIR) normal.

Bagagem

Em MTeoR, curiosamente, usa uma câmera com resolução de 1,3 megapixels, enquanto a maioria dos novos produtos que já passaram a versão com 2 MP. A câmera é chamado de um único botão no corpo e dá a própria imagem que nem é de qualidade medíocre (que eu não tenho encontrado diferenças específicas da câmara Qtek 8310). O modo macro, como na última Comunicadores (S200, etc), sem flash também está ausente. Para meados de 2006 smartphone, é claro, um pouco fraca, mas parece-me, um usuário em potencial MTeoR câmera nunca será especialmente necessário. Além disso, em um ambiente corporativo cameraphones ultimamente não são bem-vindos.
    Oportunidades para as configurações da câmera são padrão:
  • Permissão (Small, Medium, Large, 1M)
  • Qualidade (Básico, Normal, Fine, Fine Super)
  • Modo de filmagem (Foto, Vídeo, Vídeo MMS, Imagem dos contactos, Tema de Imagem, Esporte)
  • Efeito (Grayscale, Sépia, Cool)
  • Zoom (1x, 2x)
  • Balanço dos brancos
  • Self-timer
Aqui estão alguns exemplos de fotos tiradas com a câmera HTC MTeoR.
Smartphone HTC MTeoR: leve brisa de aço a partir da costa de Taiwan
Smartphone HTC MTeoR: leve brisa de aço a partir da costa de Taiwan
Smartphone HTC MTeoR: leve brisa de aço a partir da costa de Taiwan

Som

caminho de áudio do dispositivo é bastante normal - o som da dinâmica interna de uma alta e clara, o limite máximo é o suficiente para ouvir o interlocutor, mesmo em condições de forte ruído. Built-in programa de gravador de voz, Voice Notes é muito ascético, e só permite gravar, reproduzir, renomear e excluir registros. Não são necessários ajustes no programa de lá. A qualidade dos registros de voz, na maioria dos casos é bastante normal, se a distância para o interlocutor não exceda 5 m.

software pré-instalado

Além do padrão para aplicações WM5 Smartphone, ROM MTeoR inclui um conjunto de programas para visualizar documentos do Office (Word / Excel / PowerPoint / pdf) ClearVue Suite, que, em geral, mais uma vez, sublinha o dispositivo de negócios (mesmo Qtek 8500 software está disponível CD-ROM, e ele deve ser instalado separadamente). ClearVue programa será útil para aqueles que recebem os documentos e-mail anexado, e quer ser capaz de visualizá-las. Na edição do discurso, é claro, não é. No entanto, e visualizar documentos em uma tela de smartphone pequeno - uma ocupação de um forte espírito (embora os outros não são susceptíveis de ter no negócio:). Em geral, porém, ClearVue não é ruim o suficiente para lidar com as suas responsabilidades.
Smartphone HTC MTeoR: leve brisa de aço a partir da costa de Taiwan
Tudo o resto é normal: o navegador Internet Explorer, o Gerenciador de Tarefas Tarefas, Windows Media player, agenda diária, um programa de mensagens Mensagens, Agenda, Contatos, ActiveSync, chamada História do registo de chamadas, Configurações / Painel de Configurações, Gravador de Voz Voice Notes, visualizador de imagens, e vídeo Fotos e Vídeo, um programa usando a câmera, câmera, Comm Manager, File Manager, File Explorer, um programa para trabalhar com Java applets Midlet Manager, Pocket MSN, SIM Manager, Speed ​​Dial Speed ​​Dial, o Gerenciador de Tarefas, Gerenciador de Tarefas, um programa de gravação de vídeo Gravador, Calculadora , recupera arquivos Download Agent, modem sem fio e dois jogos - Bubble Breaker com o lendário Solitaire. MTeoR será enviado à Rússia para uma localização completa da Rússia, da Microsoft. Nenhuma inovação não está aqui - todos os habituais ironicamente traduzido, e que a massa de amantes do riso saudável de o idioma russo é fornecido. No entanto, para além da Rússia, o firmware contém uma interface do usuário em várias línguas europeias, incluindo Inglês.

Conclusões

O novo smartphone tem girado em certo sentido, um compromisso: por um lado, um aspecto conservador, a vida da bateria decente, um bom conjunto de software integrado, suporte Push Mail, e, por outro - capacidades de comunicação ligeiramente abreviado (sem Wi-Fi). O alto custo da HTC MTeoR (preço original para que nos pontos de venda não seja inferior a US $ 650) torna puramente um dispositivo de nicho que se destine apenas a um grupo restrito de utilizadores. No entanto, parece-me, a HTC é isso e conseguiu. No smartphone retalhista russo vai aparecer no final do verão.
    Contras:
  • A falta de Wi-Fi
  • Preço alto
    Prós:
  • caixa do metal
  • Beautiful tela
  • processador rápido
  • Boa duração da bateria
  • Suporta Bluetooth 2.0 e A2DP
Os autores, em tradução:

LF Goresky