PDA Sharp Zaurus SL-C700: Linux atinge o bolso

Aparentemente, o primeiro computador portátil com sistema operacional Linux, que atingiram os compradores finais, foi Helio empresa Vtech. Custou US $ 180 com o suporte (na época - Verão 2000 - que era mais barato simplesmente impensável). Em seguida foi a Agenda VR3 Agenda da Computação, sua descrição detalhada de um colega aposentado, imbuído da idéia de Unix no seu bolso. Imediatamente depois dele veio um verdadeiramente popular - os fundos para o seu desenvolvimento foram coletados por uma fundação de caridade - a Simputer Índico, que atingiu todo o apoio inicial multilingue, reconhecimento de voz, tela de 240x320 e 32 MB de RAM - e custou menos de US $ 200. Por todos estes dispositivos faz sentido usar Linux Embedded era evitar pagar taxas de licenciamento ou Palm ou Microsoft. Dispositivos nesta plataforma durante muito tempo permaneceu o grande número de compradores que não querem pagar muito dinheiro para um PDA, nos locais entusiasta disso surgiram natureza inimaginável do programa para computadores de mão baseados em Linux, os usuários ficaram satisfeitos, e no grande mundo dos adultos que não levar tudo isso a sério. Isto continuou até Sharp não divulgou Zaurus SL-5000 (versão final - 5500). Esta máquina tinha uma performance muito grave (Intel StrongARM SA-1100, 32 MB ROM/16 MB de RAM, tela de 240x320) e, mais importante ainda, percebeu-se uma solução de design interessante: deslizamento do painel frontal com teclas de hardware, que abre no teclado. Uma solução semelhante que vemos no Palm Tungsten T, um pouco menos de um painel deslizante detecta nenhum teclado, e na área de graffiti. A idéia era muito atraente, e vendeu (e já vendido) SL-5000/5500 muito bom. Depois que ele foi lançado MI-E25DC e SL-A300. dispositivos Linux Embedded deixou de ser um monte de categoria de preço excepcionalmente baixo. Em meados de dezembro do ano passado no Japão, começou a vender o novo PDA da Sharp na execução Linux - Zaurus SL-C700. Máquina imediatamente atraiu a atenção por suas características técnicas: processador Intel XScale PXA250 expostos a 400 MHz, 64 MB de ROM (dos quais 30 estão disponíveis) / 32 MB de RAM, resolução de tela de 640x480 (sic), slots de expansão Compact Flash e Secure Digital - em suma, não Low-End. Durante seu desenvolvimento, foram tidos em conta os comentários e sugestões dos usuários dos modelos anteriores intervalo Zaurus. Inicialmente, a empresa não se envolve completamente mostrar uma novidade fora do mercado japonês, onde custa cerca de US $ 500-550, mas depois de submetê-lo à Consumer Electronics Show em Las Vegas, revelou que consumidores de outros países também abundam. Em Sharp realmente não querem se envolver na localização do novo Zaurus, mas eu tinha - e este ano foi colocado à venda nos EUA por US $ 700.
PDA Sharp Zaurus SL-C700: Linux atinge o bolso
SL-5000 e não foi vendido na Rússia, apenas alguns exemplares na mão eram representantes de empresas comerciais. Mas o SL-C700 é muito próprio pode aparecer em breve nas prateleiras: a empresa "MakTsentr" vir a enfrentar sua "russificação" e em algum lugar em um mês ele será vendido por cerca de US $ 800.

Zaurus fora

Parece que o novo Zaurus é muito elegante e sólido. O corpo é feito de bela cor de plástico prateado metálico, um pouco triste que essa classe de PDA não está equipado com caixa de metal, mas por outro lado, é já não é fácil: 225, o livro vale se parece com um caderno muito menor: dobrou as suas dimensões são 119x83x18 mm. Quase como um laptop são os slots de expansão, portas e conectores: da esquerda para a tampa de borracha privada pura na saída USB para sincronizar com o computador (novo não vem com suporte), direito (na posição besklaviaturny que o partido passa a ser o topo) slot Compact Flash Tipo II, caneta fone de ouvido / microfone. C700 pode gravar o som como microfone e, como uma máquina no Pocket PC, com fones de ouvido. No fundo são pyativoltovy carregador conector de slot Secure Digital / MMC, o IR, botão liga / desliga e rolagem korotkohodnoe roda. A roda não funciona a chave, como é feito em outros computadores de mão.Mas nas imediações dele estão OK e Cancelar, que, como ficou claro durante a operação ainda mais conveniente. Slot Compact Flash, uma tampa de plástico do pó, SD / MMC - não. No corpo há dois LEDs que indicam a chegada de novos e-mails eo processo de carregamento da bateria.
PDA Sharp Zaurus SL-C700: Linux atinge o bolso
Extremidade superior: a visão de um slot CompactFlash abertos e fones de ouvido e microfone
Na parte inferior do aparelho é a bateria de iões de lítio recarregável de 950 mAh (3,7). Graças a uma trava especial para obter sua chance é impossível. É bom que a bateria é feita de removível: As baterias de iões de lítio não duram para sempre, ea empresa espera que dentro de dois ou três anos quando a bateria fica, o comprador ainda estar satisfeito com a palma da mão, e não quer mudá-lo, caso em que ele pode apenas comprar um novo bateria está descarregada vez (a menos que, naturalmente, ser capaz de obtê-lo). Infelizmente, alguns fabricantes também cuidar de clientes, a maioria das baterias de solda firmemente, citando o fato de que "após três anos fora da data e PDAs terá que alterá-lo em qualquer". Removable baterias mesmo pode ser encontrado, por exemplo, em dispositivos Mitac e Dell. Todos os modelos Zaurus anteriores também foram equipados com painéis removíveis.
PDA Sharp Zaurus SL-C700: Linux atinge o bolso
bateria de iões de lítio recarregável de 950 mAh (3,7)
Revela o C700-SL na forma de alguns comprimidos transformador. O teclado é muito legal, os botões são ordenados por grupos funcionais e destaque. À primeira vista, uma vez destacam-se: as setas do cursor, os números, os botões de função switch, OK / Cancelar, quatro botões, fazendo com que o calendário padrão, livro de endereços do programa e-mail e do gerenciador de aplicativos. Todas estas chaves podem ser facilmente substituído por opção do usuário.
PDA Sharp Zaurus SL-C700: Linux atinge o bolso
Zaurus é decomposto em forma de Tablet PCs da Acer
Mesmo na posição de desligado consideravelmente, a tela é muito boa qualidade. Cubra com um monitor que pode desdobrar-se (apenas no caso de haver um adesivo na lateral com breves instruções sobre como fazer isso direito), como os últimos modelos da Sony. Nesta posição, os botões e roda adjacente OK / Cancelar estão apenas sob o polegar de sua mão esquerda, e do silo é tradicionalmente o superior direito. Acontece um PDA clássicos, mas robusto e sem as chaves de hardware. Abaixo da tela há cinco teclas de função designáveis, quatro dos quais por padrão duplica os botões correspondentes em um teclado (Calendário, endereço, correio, e Principal), e é um relógio / temporizador. Olhando para o futuro, faço notar que praticamente todas as aplicações podem trabalhar em ambos os modos e alternar entre elas automaticamente ou manualmente.
PDA Sharp Zaurus SL-C700: Linux atinge o bolso
Sob o botão «OK» / «Cancel» é a roda de rolagem à direita da porta de infravermelhos e um slot SD
Depois de ligar o PDA primeira coisa que chama a sua atenção é a qualidade da tela. Claro, Sharp sempre foi famoso por suas exposições, mas a qualidade se destaca mesmo em comparação com as empresas de desenvolvimento. Cor LCD VGA, com uma diagonal de 3,7 polegadas, tem crescido completamente resolução - 640x480.A imagem é muito clara, toda a informação perfeitamente legíveis a partir de praticamente qualquer ângulo. Visível para os mais pequenos detalhes. O sensacional tecnologia proprietária contínua de grãos de silício (CG-Silicon), com built-in eletrônica substrato de vidro proporciona brilho sem precedentes, mas não é um reflexo e não exibe trasflektivny, como em pickpocket outros - este é um ativo comum da matriz, como em laptops, ea luz refletida a partir do exterior ele não funciona. O novo Zaurus, aliás, o primeiro PDA, equipado com uma tela tão. divisões inteiras em um dimmer pouco - cinco. No nível máximo de iluminação para o trabalho é simplesmente impossível e prejudicial para os olhos, o nível ótimo (não tendo em conta o consumo de energia) é a terceira ou quarta divisão. Muito confortável, você pode trabalhar na segunda. De acordo com as configurações personalizadas ao executar em baterias, a unidade de tempo é automaticamente ofusca o brilho da tela para um determinado nível do proprietário. Quando as pilhas ficarem fracas, independentemente das configurações, o brilho é reduzido ao mínimo. iluminação ativa não pode ser desativado em todos, é controlada de forma que um nível residual mínimo de brilho da imagem é idêntica à exposição exibe os computadores portáteis tradicionais para as matrizes reflexivo e transflectivo com luz de fundo. Como uma tela de painel de toque, também não decepciona: a superfície é macia e sensível, a força de pressionar o mínimo exigido. E ainda esta exposição é um ponto discutível que para alguém pode ser decisivo, embora o único inconveniente do C700 hardware.
PDA Sharp Zaurus SL-C700: Linux atinge o bolso
Esta tela aparece quando você reiniciar o SL-C700
O fato de que a resolução da tela, mais uma vez, muito nekarmannoe a: 640x480. Isto dá a clareza toda deslumbrante, mas ao mesmo tempo ... Um caso em que tal autorização é um laptop 9-10 tela, ou pelo menos de 6,5 polegadas (16,5 centímetros) Tela Sharp Mobilon HC-45001. É outra coisa quando a conversa é a tela de cerca de 9,5 cm. Para esta expansão tamanho é muito grande: todas as fontes parecem muito pequenos, todo o tempo necessário para esticar os olhos para ver os detalhes. Eu tenho uma visão muito decente, e eu sempre gostava de exibir uma resolução máxima aceitável telas dos computadores de secretária, com quem eu trabalhei, para tanta informação se encaixa na tela. Geralmente em torno de achar que eu tenho todos os "muito pequena". Mas o quadro Zaurus'a para mim também em miniatura. CCP tem a função de zoom in / out, que pode causar, a partir do menu principal e do teclado. Ela teria, em teoria, resolver o problema das fontes pequenas, mas na prática nem todos os aplicativos suportam. Alguns ignoram completamente o uso da função de zoom, algumas alterar o tamanho de qualquer área, deixando o menu de fontes, as mensagens e configurações intactas. A sensibilidade da tela, como mencionado acima, a nitidez altura também, mas colocar o valor exigido a caneta em qualquer diálogo é extremamente difícil: basta duro para conseguir a ponta da caneta para o ponto desejado. Basta picar "em algum lugar lá" e colocar o valor para cima / baixo teclas do teclado. Na versão japonesa original do PCC não é nenhum problema, os utilizadores que falam Inglês também pode baixar da web e instalar fontes maiores. Vamos esperar que em breve, haverá maiores fontes russas - a data ainda.

Linux Inside

Assim, dentro do SL-C700 instalada Linux (Lineo Embedix) com o kernel versão 2.4.18. Imediatamente eu devo dizer que se o usuário nunca tenha trabalhado com o Linux no desktop e não tem vontade de aprender-lo em seu PDA - não é um problema. Parece que as pessoas têm lidado com o Pocket exclusivamente a meu pedido - para verificar a interface "intuitiva" - para controlar o desenvolvimento de SL-C700 leva menos tempo do que o desenvolvimento de PDAs no Palm OS e Pocket PC. O novo Zaurus oferece oportunidades para abordar tarefas comuns atribuídos ao PDA, e muito mais.Para usá-lo, sem necessidade de aprofundar as sutilezas do sistema - tudo é simples e muito clara. Em geral, exceto por algumas falhas, que serão discutidos mais adiante, conversando com Zaurus me deixou com um sentimento maravilhoso, que não causa qualquer Pocket PC ou Palm OS: cuidados desenvolvedores sobre o usuário. Eu não quero dizer que a usabilidade do Palm OS ou Windows CE não (embora na última plataforma, o desempenho do PDA - não deve ser confundida com a velocidade do processador e outras coisas! - Obviamente, deixa muito a desejar), mas eu tenho a impressão que os engenheiros da Sharp durante todo o dia sentei e pensei: Por que isso seria feito para que ele funcione pokomfortnee? Em nenhum lugar do Zaurus não satisfaz "mestre" obsessiva e ofereceram ajuda sem pedir, mas sempre ajuda isso pode ser obtido dentro de um único clique do mouse. Trabalhar com configurações de aplicativos úteis e itens do menu estão exatamente onde esperava. Em todos os PDA Sharp Zaurus usando shell gráfico Qtopia empresa Trolltech. Em sentimentos subjetivos, ela levou a melhor (ou pelo menos o usuário o mais usual em média) a partir da interface de sistemas de desktop - como um botão para iniciar aplicações ", como no iksah, ou se quiser, como no MS Windows, como ele se parecia com algumas das funcionalidades de terceiros gestores para o Palm OS. No fundo é uma faixa horizontal da barra de tarefas, terminando à esquerda que o mesmo botão com o logotipo do Qtopia eo relógio direito. Habitual forma dos ícones dos aplicativos em execução são construídos sobre a esquerda e os ícones de informação - placa de som, bateria, conexão, etc - À direita. Só quero elogiar os desenvolvedores dos ícones mais informações - não são simplesmente chamar a aplicação adequada, mas também exibe todas as informações que você precisa. O mesmo ícone da buzina, conhecido por todos com Deus sabe qual versão do Windows, tem a parte inferior da tira, o que representa o nível do sinal, o ícone da bateria muda de cor dependendo do nível de carga.
PDA Sharp Zaurus SL-C700: Linux atinge o bolso
Shell Qtopia na orientação retrato. Visível na parte inferior da barra de tarefas.
O gerente-geral, a aplicação é feita é muito bonito e funcional. Ele chamou a atenção logo no modelo Zaurus SL-5000, e os desenvolvedores estão muito bem feitos e decidiu não mudar, mas apenas para melhorar, de acordo com os desejos do usuário. Os programas são divididos por padrão em quatro grupos, com certeza podemos adicionar seus próprios e mova o opcional existente: Aplicativos, Java, jogos e configurações. Todos os ícones são sombreados, transições suaves entre as cores. O reservatório possui dois modos: ícones grandes e pequenas fontes. Grande visíveis a olho nu, com pequena necessidade de uma lupa.
PDA Sharp Zaurus SL-C700: Linux atinge o bolso
Informações sobre o sistema. E como você está vendo?
Entretanto, convém notar que, no processo de retardar significativamente Zaurus. Isto é particularmente evidente quando você liga a máquina fora da tela e em seguida, ligue: a reorientação da aplicação em execução não é instantâneo e leva poucos segundos. Os aplicativos são executados não imediatamente (em alguns casos chega a hora de carregar um segundo, mas geralmente, é claro, menos), uma pausa entre as transações são muitas vezes quase meio segundo, grandes arquivos de dados são abertos não muito tempo. Carregando o sistema operacional é geralmente o tempo inadequado: 2 minutos e 15 segundos. Talvez isso seja devido à implementação do sistema de arquivo ou a uma velocidade de memória flash (a maioria "freio" é observado quando se trabalha com arquivos), pode - com as limitações da arquitetura XScale. Padrão significa que o clock do processador não pode ser mudado, para saber se ele vai para baixo automaticamente sob certas condições, eu não podia. A Internet ainda não tenha visto ferramentas de terceiros para essa operação, mas é claramente uma questão de tempo.Mais informações sobre programas de terceiros para Zaurus será discutido a seguir, e os resultados de desempenho pode ser encontrado no final do artigo. Zaurus SL-5000 veio com um editor de texto simples. No SL-C700 tem duas aplicações principais de móveis de escritório Hancom: HancomMobileWord e HancomMobileSheet, que são o processador de texto e planilha eletrônica, respectivamente. Para a última sem queixas: é feito com perfeição, tem um menu, claro grande, e permite um toque em uma gama muito ampla de zoom (na tela pode exibir os tamanhos de tabela de 3x4 para 18x27 células). Todas as funções necessárias para trabalhar com planilhas estão presentes, documentos do Microsoft Excel, ele abre sem problemas. MobileWord mesma funcionalidade como nenhum do Microsoft Word, WordPad, mas sim e folhas em um sentido cruamente de produtos feitos. Em primeiro lugar, as funções que ele não é claramente suficiente para ser chamado de processador de texto: não há nem mesmo como um primitivo, como justifica o texto. Em segundo lugar, os itens de menu e mensagens pop-up ("Um arquivo com esse nome já existe. Substituir?") Têm de impressão indecentemente bem. Para ler a mensagem, temos de olhar fixo na tela, e não há maneira de mudar o tamanho, para usar o recurso de zoom editor geralmente não reagem, que é um pouco defletor. Você só pode selecionar manualmente o tamanho da letra do texto digitado - aceitável, na minha opinião, o tamanho, tipo começa com 18. Teste de documentos de tamanho grande (o romance do mestre Mikhail Bulgakov e Margarita ", em Inglês leva megabytes de texto puro, tenso, dois ou três minutos, mas certamente é aberta em todo o Pocket PC ou Palm) HancomMobileWord geralmente failed to open - morreram no processo . O que está claro, por isso é que ele não conseguia nem abrir o documento em formato de texto, ou seja, sem ter de converter. Documentos menores em qualquer formato, ele abre sem problemas, apesar de um longo tempo. Pela maneira, ambos os produtos Hancom ao tentar abrir documentos grandes do gerenciador de arquivos avisado de grande porte e, possivelmente, um longo tempo, a descoberta de que é conveniente - sempre pode ser desenvolvida de modo a que picou por engano, espere um minuto ou dois, como no arquivo dvuhmegabaytnogo caso é muito chato. É possível que considerações financeiras Sharp comprado Hancom truncado versão de um editor de texto, mas neste caso não está claro porque a mesma sorte tocou a planilha. Geralmente, HancomMobileWord deixou uma impressão muito forte, especialmente em contraste com seu irmão.
PDA Sharp Zaurus SL-C700: Linux atinge o bolso
HancomMobileSheet
Desde que comecei a falar sobre o texto, devemos mencionar o sistema de entrada no Zaurus. O fato é que, além de "Iron", texto chave na mão pode ser administrada de três maneiras. Em primeiro lugar, é familiar a todos os usuários de teclado na tela do PDA. Em segundo lugar, um proprietário de desenvolvimento TrollTech Pickboard. Original decisão de que uma utilização racional do espaço na tela do PDA, dependendo da orientação do último. Sua essência é que as letras do alfabeto são coletados em grupos de três, ea escolha de cada um dos seguintes grupos de CPC automaticamente oferece uma lista de palavras correspondentes. Todos juntos se assemelha T9 de telefones celulares. E, finalmente, em terceiro lugar, um PDA é um sistema de reconhecimento de escrita. Note-se que acima dele, em contraste com a utilizada em Pocket PC, os profissionais trabalharam muito bem. Não é como o reconhecimento (embora esteja a uma altura, pelo menos, não são piores do que outros sistemas), e usabilidade: em determinado momento, você pode configurar o sistema para as suas preferências, para ver que tipo de escrita de cada letra espera que a mão e quer ajustar as suas escrever, ou adicioná-lo ao dispositivo de banco de dados. Muito conveniente que todas estas configurações estão à disposição no local esperado na hora certa e não ter de olhar através do painel de controle. Aqui você pode praticar ou ler sobre a forma de mais rapidamente e com melhor qualidade de caneta para entrada de texto.momento agradável é que o sistema de recepção de alta fronteiras reconhecidas: se a carta é reconhecido, por exemplo, 60% (que quase sempre significa que escreveu uma outra carta), então não será aceito. Ou seja, se você escreveu que não está claro, então, o sistema é provável que em vez de mostrar o jargão, não trará nada. Por alguma razão (mais uma vez, provavelmente comercial), ao invés do navegador Opera, chega com a SL-5000, o SOFTWARE SL-C700 é NetFront, também do produto, no entanto, digno. E-mail do cliente para satisfazer os usuários mais exigentes: pastas, filtros - todos no lugar, é claro, notebook usado. O programa de visualização de imagens, também, tem todas as funções necessárias e convenientes. Tradicional PIM-aplicativos sem queixas: todas as queixas, o que causou um calendário, catálogo de endereços, lista de tarefas e bloco de notas em modelos anteriores, foram tidas em conta pelos desenvolvedores e desvantagens eliminadas. Para gravar a partir de um microfone ou fones de ouvido são usados ​​o programa Gravador de Voz, que, em particular, para ajustar a sensibilidade do microfone. Media Player, por padrão é capaz de reproduzir arquivos nos formatos MPEG1, WAV e MP3. O próprio programa procura todos os ficheiros multimédia na memória interna e cartão de expansão e os exibe em uma lista grande. Você pode criar sua própria playlist. O jogador deixou para trás apenas uma impressão agradável, tendo em conta os desejos dos usuários, os desenvolvedores adicionaram um botão para desativar a exibição, e redesenho geral do programa. Voltar tela pode ser ativado por alguma razão, a tecla "Cancelar".
PDA Sharp Zaurus SL-C700: Linux atinge o bolso
Media Player. Suportado, a propósito, plugins, e muitos
Os outros pedidos são feitos no nível adequado e causar nenhuma emoção especial. Nada se destaca uma calculadora, horário mundial, o programa de backup no cartão de expansão. Uma solução interessante pode ser notado relógio analógico, que pode causar o padrão tecla. Não está claro porque os programadores têm incluído nas funções do temporizador de assistir, mas se esqueceu do alarme.
PDA Sharp Zaurus SL-C700: Linux atinge o bolso
Configurar conexões de rede
Ajustado Zaurus pode ser muitas coisas, mas, além do principal: o tamanho das fontes do sistema. Mas há um conjunto de som, cor, economia de energia, a tela (você pode até mesmo incluir um protetor de tela - quando ela começa a mostrar ainda brilha luz branca). O pacote não inclui um utilitário independente para uso com cartões de expansão, que, por exemplo, seria a função de formatação. Mas, quando inserida no cartão de memória do PDA no ícone na bandeja do sistema aparecerá, apontando para o qual você pode desativá-lo para ejetar segura.
PDA Sharp Zaurus SL-C700: Linux atinge o bolso
backlight
No Zaurus uma instalação de sistema muito bom de controle e remoção de aplicativos, essencialmente se parece com um RPM do Red Hat Linux, e semelhante ao Adicionar / Remover Programas "do Windows. O programa verifica todos os cartões e memória flash interna para pacotes de instalação e quando você começar a oferecer selecione um local para instalar o aplicativo. Na Net, a propósito, você pode baixar o FreeBSD-gerente como da instalação. Vários trabalhos mal realizados para controlar as baterias. É impossível ver o nível de carga, há apenas o desenho das baterias, que muda de cor a partir da esquerda para a direita, mesmo sem juros, ou seja, claro que não, sério.Especialmente ruim é que Zaurus, naturalmente, dá um aviso de bateria fraca, mas no caso de queda de tensão crítica em que se fecha bem e não reage mais do que tudo. Envolvido, ele pode, então, só depois de alguns minutos, a cobrança será feita reiniciar obrigatória (todos os dados e configurações do usuário permanecerá intacta). O corpo principal do aparelho em si é um diodo emissor de luz que se acende durante o carregamento. Zaurus, no entanto, não é capaz de dizer o seu dono que a bateria está completamente carregada. Em qualquer caso, encenado durante a noite para recarregar o telefone na manhã tudo também é sinalizado "carregar" a lâmpada indicadora, e quando você liga demonstrado desenho carrega as baterias, e isso apesar do fato de que há poucas horas, desligue a fonte de alimentação PDA apresentou nível de 100% de carga. SL-5000/5500 Muitos usuários, não estão familiarizados com o Linux, repreensões e gerenciador de arquivos. O diretório raiz perplexo pessoa despreparada, e não todos de uma vez imaginou que os arquivos com um cartão de expansão de ser encontrado em / mnt/card0. No C700 é o oposto: o gerenciador de arquivos permite apenas o acesso ao catálogo, que inclui os documentos do usuário do diretório (todas as operações são executadas como root) e placas de expansão, e tudo mais que você pode ver a partir do terminal ou usando solução de terceiros. Por que os desenvolvedores não fazer a troca simples / avançado - não é clara. Built-in Gerenciador de Arquivos não pode copiar / mover arquivos que não seja através do copiar / colar, mas se você segurar a caneta sobre o arquivo exibe o menu de atalho. Para cada tipo de arquivo tem um ícone bonito, um pouco do presente, as imagens são armazenadas em cache no pictogramas (thumbnails), que é exibido em vez de ícones. Muito confortável e bonito, especialmente quando a visualização de uma pasta com arquivos diferentes.
PDA Sharp Zaurus SL-C700: Linux atinge o bolso
Muito bonito e ainda ícones funcionais
Java applets são apenas dois e eles foram claramente vir a demonstrar as capacidades do Insignia Jeode - PersonalJava máquina virtual de dom suporte a Java está incluído no Zaurus como uma plataforma alternativa para aplicações de terceiros. Desde que o SL-5000 é o único programa (exceto, é claro, console e utilitários do sistema como esse mesmo controlo de volume) que não podem trabalhar em tela cheia. O tamanho da mudança, no entanto, é impossível. Aliás, por um lado, essa resolução é suficiente já parece oferecer as soluções nepolnoekrannye do usuário, e com o outro - neste tamanho do visor é claramente desnecessária. Aqui está um Skeye.Pad Tablet PDA com um ecrã com uma diagonal de 8.5'', resolução de 800x600, parecia natural e redimensionamento das janelas faria sentido. Para 3,7''é muito mais útil "lente".
PDA Sharp Zaurus SL-C700: Linux atinge o bolso
Tanto um applet Java trabalhando juntos, no fundo Media Player reproduz arquivos MP3
De todos os brinquedos ligados ao SL-5000, havia apenas analógico Tetris, o jogo de arcade clássico "shooting jumpers", com manchas de sangue e Asteroids. Na rede também pode encontrar muitas maneiras de matar o tempo com o Zaurus, incluindo emuladores de plataformas de jogos diversos, incluindo Nintendo Game Boy e ZX Spectrum. Conjunto de jogos do KDE shnyh portado para o Zaurus, escrito em Jogos Java e Javascript. Hardcore yuniksoidy barbudo pode ter certeza: XBill (que aqui é chamado KBill), obviamente, disponível. Aventura em diferentes formas, também. Muitas vezes quando se compra um PDA é uma forte ênfase veio com ele, então, naturalmente, a mais vantajosa para olhar para dispositivos Windows CE: sempre soluções padrão sob a forma de Explorer / Word / Excel / Reader.Por alguma razão, poucas pessoas me vem à mente que o valor do software de computador - seja desktop ou PDA - é determinado não tanto quanto software é vendido com ele (embora seja importante e conveniente, sem dúvida), quantos mais ou menos livremente disponíveis software para a plataforma. Sob um disponível gratuitamente, eu entendo, neste caso, não apenas software livre, mas o número dela. Insuperável líder nesta matéria é o Palm OS, que é devido ao desenvolvimento de políticas sábio que diz respeito aos autores por eles desde o início. Software Livre para Windows CE, francamente, um pouco. Pague software não é barato, e mesmo se você usar sites piratas, ainda deixa muito a desejar intervalo. Enquanto escrevia este artigo que encontrei, com alguma surpresa que o Sharp Zaurus software já está disponível na rede mais para o Windows CE, e quase todos eles são livres. Para a maior parte deste desenvolvimento e entusiastas portado para o utilitário de computador "grande". Consegui encontrar apenas algumas aplicações que suportam a resolução de VGA, mas esta é claramente uma questão de tempo. Expectativas da administração da Sharp, que está lançando os primeiros modelos do Zaurus, Espero que seja escrito pelo linux comunidade é claramente justificada. Na Internet para Zaurus pode encontrar muitos programas com uma variedade de aplicações: texto e editores de HTML, monitores de rede e ferramentas de criptografia, software de fax e bancos de dados, dicionários e perevodchiki2 shell alternativo e gerenciador de arquivos, existe mesmo uma imagem de sistema operacional alternativo sistema, que corrige alguns bugs, eliminando o trabalho desnecessário para os excessos ea capacidade adicional para limpar os módulos desnecessários do sistema, graças ao livre para a memória flash do usuário é aumentada de 30 para 40-45 MB. Você pode instalar emuladores variedade de "embedded" portado para a plataforma Zaurus (em beta), mesmo POSE - Palm OS Emulator, emulador de Palm OS, que permite que você execute o programa para esta plataforma. O acesso a aparelhos de vídeo adicionais, tais como comerciais, tais como tkcVideo, que suporta MPEG 1,2,4 (DivX), RealVideo, MJPEG e AVI, bem como dos formatos de compressão de áudio MP1, MP2, MP3, e livre como Opie Player 2. Você pode baixar o plug-ins para o player padrão, que adicionam funcionalidades e suporte para diferentes formatos. Existe um programa para gravação de som de um microfone diretamente para MP3, console de áudio e vídeo. Disponível para motores de reconhecimento de fala em várias línguas (russo, não é claro).

Console - a alegria yuniksoida

Para aqueles que estão satisfeitos com a própria presença no bolso do Unix, e que teve de lidar com ele em um computador desktop, escrito por esta seção. Os deputados que estão longe de Linux, posso ignorá-lo e não ler. Assim, a execução do terminal (apenas uma cópia de cada vez, infelizmente), obtemos um shell Bash 2.05 (padrão). Nas configurações você pode definir cores favoritas do verde sobre fundo preto. " À vista da minha reflexão, e eu trabalhava quase mecanicamente marcou o comando mais importante: o homem. Eu estava amargamente desapontado - Zaurus tal, não sei. No entanto, de ter pensado um pouco, percebi que ela simplesmente renomeado ajudar com todas as consequências. Uma breve análise mostrou que a configuração padrão é quase tudo que é necessário para uma vida normal: utilitários, como ls, du, grep, etc cuidadosamente trabalhadas as suas funções executadas corretamente mount / umount e mesmo tempo de atividade. O que foi surpreendente para mim é o fato de que, por padrão, mesmo wget. O que os desenvolvedores nedolozhili, disponíveis gratuitamente na Web: (!) Portado para o Zaurus menos, Midnight Commander, Emacs, Joe, vi, jed, archivers z, zip, bzip, e muitos mais.
PDA Sharp Zaurus SL-C700: Linux atinge o bolso
ls-la no diretório home do root
Note-se que trabalhar com o terminal é muito difícil: o tamanho da fonte na décima segunda tela tão pequena tem de olho rápido ustavaemosti e um monte de estresse. Eu decidi editar Terminal.conf diretamente do console e depois reflecte.Fiquei me perguntando: se o CEO de uma combinação do editor vi - Shift-ZZ - que você pode fazer em seu Zaurus, então o que dizer de Joe e sua turma? Tecla Ctrl em seu teclado está faltando. Sofri durante muito tempo, mas por inferência lógica, veio a mesma a combinação de teclas: Shift-FN. Como resultado, o arquivo foi editado com vista à emissão do pino décima quarta vez do décimo segundo e salvos. O resultado é um pouco desanimador: a próxima vez que a máquina janela de terminal com raiva exposta do tipo sétimo ponto, e eu tive que, armado com uma lupa, situado no décimo segundo menu. Investigação de outros arquivos de configuração de fontes não deu nada. Em geral, o trabalho com o console Zaurus pode ser bastante confortável, exceto para o tamanho das fontes, é claro. Se você estiver familiarizado com - seu trabalho com o CPC será fácil e conveniente, como a qualidade, quantidade e variedade de utilitários de linha de comando para o Zaurus é suficientemente grande e sempre crescente.

Conclusões

Então, o que aconteceu na Sharp? Muito, muito interessante dispositivo. Os desenvolvedores de ambos os lados hardware eo software, trabalhando duro e, com exceção de algumas deficiências menores, o que é chamado de um complicado palavra "usabilidade" - usabilidade - um Zaurus novos na altitude. Pensamento da massa de pormenor é visível em toda parte, e se preocupar com o usuário. SL-C700 é capaz de sincronizar com o Microsoft Outlook eo Palm Desktop, e sincronizar com o Lotus Organizer, ACT! e outros PIM-aplicativos na web você pode encontrar bibliotecas livres. Da mesma forma, com os celulares: para sincronizar o seu notebook com os telefones Siemens precisa baixar nenhum software adicional, e hrupalovskuyu "Nokiyu» Zaurus compreendeu imediatamente e enviadas através da porta de infravermelhos de entrada do catálogo de endereços é tratado corretamente.
PDA Sharp Zaurus SL-C700: Linux atinge o bolso
Por SL-C700, você pode conectar um grande número de todos os tipos de periféricos, a única pergunta que os controladores. Disponível hoje e é garantido que funcione com a novidade de câmeras digitais, adaptadores, fios e redes sem fio (não todos, para o adaptador Bluetooth SD Palm está disponível apenas drivers beta, o autor não é garantia), modems, e muito mais. 16 de abril Sharp lançou um projecto de grande escala Sharp Espaço Municipal, que é um poderoso sistema de posicionamento geográfico. usuários japoneses para fornecer uma ampla gama de serviços e serviços de apoio que pode obter, para a aquisição de 160 dólares GPS externa do módulo de produção CFGPS2 IO Data Device. Sharp tem conseguido fazer um dispositivo que se encaixa tanto os usuários que gostam de mergulhar nas profundezas do seu computador e ajeitou "em si" e as pessoas que querem começar a trabalhar aqui e agora. " Análogos de todos os programas que estão incluídos com o Pocket PC 2002, o C700 é. Faltando apenas um programa para ler livros eletrônicos, por algum motivo ela não sobreviveu a localização, e nos dispositivos que estão disponíveis usuários em Inglês, não é. Na internet você pode encontrar muitas soluções de terceiros, tais como o programa conveniente apenas um leitor. A maioria dos programas necessários na vida cotidiana, também podem ser encontradas na web, basicamente, eles não são, no entanto, testado e aprovado para C700 e não suportam tela de alta resolução. Na maioria das vezes, isso não os impede de funcionar normalmente. Número de programas Russified Zaurus é medido por unidades. Empresa MakTsentr bem localizada interface gráfica e programas de acompanhamento, e também introduziu a possibilidade de inserir texto e ler documentos em cirílico. Mas um grande número de aplicações de Russified em breve contar, obviamente, não vale a pena. Se, no entanto, com o Inglês que está OK e russo interface de todos os programas não essenciais - que são bem-vindos. Só aconselho a ir a um optometrista e estoque de copos - você precisa deles. Anexo: Resultados dos testes Sharp Zaurus SL-C700. Para comparação, RoverPC P5 e Asus MyPal 600. Métodos de ensaio: a grande quantidade de texto (o romance "O Mestre e Margarida", de Mikhail Bulgakov, traduzido para o Inglês, 1,5 MB) todas as palavras «a» substituída por «ooops».Da mesma forma, foi formada xls com dados aleatórios tamanho um pouco menor que um megabyte, e que tinha sido substituído em todos os lugares combinação de números "12" a "34". Como mencionado acima, abriu um arquivo de texto HancomMobileWord teste falhou, então os shows (que, como você pode ver os resultados, não muito bem) os resultados de um editor Joe console. Nós também tentamos fazer o backup do console ZIP quatro arquivos: doc, xls e dois bmp total de 4 MB.
Teste Sharp Zaurus SL-C700 Rover P5 PC Asus MyPal 600
A palavra «o ooops-» 00:02 04:40 04:29
Excel «12-34» 12:15 02:54 03:00
ZIP 00:31 00:42 01:04
Os números falam por si. Desempenho HancomMobileSheet extremamente baixo, de acordo com os sentimentos subjetivos HancomMobileWord trabalha na mesma velocidade. Console programas estão em execução as ordens mais rápido. Medida falta de quadros no Media Player Zaurus'a não foi possível devido à ausência de uma função no programa, mas deve-se notar que os clipes de teste mostraram terrivelmente lenta, irregular. Notavelmente, a utilização de parte do console de decisão e decidiu esta questão - quando jogando video console player de vídeo não foi tremulação visíveis, todos mostraram relativamente sem problemas. Horário de funcionamento com uma única carga da bateria. Tocando uma lista de quatro ficheiros mp3 (56, 128, 192, 320 kbit / s), a luz voltou ao máximo, o som é desligado.
Sharp Zaurus SL-C700 Rover P5 PC Asus MyPal 600
02:05 03:01 05:04
Após cerca de duas horas veio o primeiro aviso de bateria fraca, cinco minutos mais tarde veio a seguir, após o qual o dispositivo está desativado. De acordo com os sentimentos subjetivos ao trabalhar com os aplicativos PIM dispositivo, arquivos de texto e um programa de linha de comando no mínimo o nível de luz é de cerca de cinco horas. Fontes, Materiais:

Ferra.ru

Os autores, em tradução:

Vladimir Speransky