Computadores de mão e comunicação via satélite em condições extremas de expedições de montanha

Computadores de mão e comunicação via satélite em condições extremas de expedições de montanha
Em junho de conferência de imprensa 7 dedicado a dois projectos de montanhismo, suporte técnico, que proporcionou à constituição da sociedade e MakTsentr nosso site. O primeiro - A ascensão de um solo do pico do Himalaia, no Meru Mestre Internacional de Esportes em montanhismo Valery Babanov. Lembre-se que Valery foi equipado com um conjunto de equipamentos especiais para as comunicações com o continente "e da mídia. Inclui: Cassiopeia E-115 e um telefone via satélite Inmarsat. O segundo - um ambicioso projeto de "maneira russa - as paredes do mundo." Seu gerente de St. Petersburg, Alexander Odintsov. Os participantes do projeto criaram o objetivo de conquistar o 10 parede da montanha mais difícil do mundo. Cinco deles já foram tomadas de assalto e entrou em escalada diretórios. Mas aqui é o sexto se recusa a se render. É uma montanha Latok 3 no Paquistão. Sua altura é de 6.950 metros, e olha como ele é, na opinião de um novato, inócuo. Mas no ano passado, quase todos os membros da expedição ficaram gravemente feridos e tiveram de parar de elevação. 08 de junho, eles partem novamente para o Paquistão, uma vez mais para corresponder-se com a parede lunático. Mas desta vez seremos capazes de testemunhar todas as vicissitudes desta subida, graças ao conjunto de comunicação, já comprovada no Himalaia. É verdade, o conjunto de equipamentos ligeiramente modificada: ao invés de Cassiopeia E-115 a missão partirá Palm 3xe. Na conferência de imprensa foram feitas por funcionários MakTsentr Anton Kuznetsov, que resumir-se brevemente a expedição do Himalaia, a partir de um ponto de vista técnico e descreveu a preparação da expedição, "caminho da Rússia. - As paredes do mundo"

A primeira pergunta feita pelo repórter:

Porque, na verdade, precisa de um sistema de comunicação escaladores?

Computadores de mão e comunicação via satélite em condições extremas de expedições de montanha
escaladores Expedição tendem a ser muito espectacular e dramática. Tudo o que resta sobre a proporção de parentes dos conquistadores, a mídia e os fãs de esportes radicais - é as histórias, fotos e vídeos curtos feitos por eles. Mantenha contato com os atletas durante a subida, até recentemente, era simplesmente impossível. Agora, os sistemas de comunicações móveis para rapidamente acompanhar o andamento da expedição, seus sucessos e fracassos. Modern comunicação móvel pode enviar e receber dados de voz não só mas também. Por exemplo, imagens digitais, de vídeo e assim por diante. O custo de dispositivos de alta velocidade para transmissão de dados e tempo de transmissão são muito elevados, que será em breve disponível para os alpinistas russos. Em muitos desses casos, os gerentes das expedições de baixo orçamento para adquirir um telefone via satélite de voz. Neste caso, uma vez que existem problemas relacionados com "time-to-bond", caixas de correio de voz, e outras complexidades. Destes problemas podem ser evitados e trabalhar um pouco mais familiar, oleado, forma mais "digital". Por exemplo, através de correio electrónico com um PDA ou laptop. Assim, matamos dois coelhos. Em primeiro lugar, livrar-se dos cuidados desnecessários - um homem que assume a voz do teclado. Por outro lado, aumenta significativamente a eficiência do trabalho com a informação. E-mails podem ser enviados diretamente para vários endereços. Além disso, mensagens de satélite podem ser tratadas por um programa especial e automaticamente aparecem sob a forma de notícias na mídia Internet. E-mail e Internet - são as ferramentas mais barata e mais confiável para uma cobertura rápida das expedições. Outra vantagem. sistemas de comunicações móveis permitem acesso a informações sobre condições climáticas, que em determinadas circunstâncias, pode ser de valor inestimável para a expedição.Aqui, também, podem ser salvas se podemos automatizar a transferência dos relatórios meteorológicos via e-mail ou simplesmente ajustar o equipamento para receber os relatórios do público web-sites. Tal conjunto de links irão acompanhar os serviços de salvamento. Às vezes, os socorristas não são simplesmente informações suficientes sobre o que aconteceu e para onde olhar. Neste e em muitos outros casos, a comunicação móvel pode ser verdadeiramente insubstituível.

Conjunto de comunicação neste caso, consiste de um telefone via satélite Inmarsat, funcionando como um modem e um computador portátil. Por que a expedição Valery Babanov e maneira projecto russo - as paredes do mundo "foram selecionados não handhelds, laptops?

telefones por satélite

Computadores de mão e comunicação via satélite em condições extremas de expedições de montanha
Praticamente todos os telefones por satélite modernos têm incorporado de transmissão de dados. Como mencionado acima, quanto maior a taxa de dados, maior a telefones em si mesmas. Para a expedição foi comprado low-end do modelo de telefone via satélite Inmarsat rede com taxa de transferência de 2400 bits por segundo. Pelos padrões modernos, é muito pouco, no entanto, para enviar mensagens de texto e imagens digitais de pequeno porte é bastante aceitável.

Laptops ou PDAs?

Para expedições ao pequeno número de participantes, de um para duas ou três pessoas dúzia em particular, é especialmente importante peso do equipamento de comunicações. Definir um telefone portátil e de satélite com todos os acessórios, mas excluindo as pilhas, pode facilmente chegar a 10 kg. O que é 10 kg? Esta fonte de vinte dias de comida para uma pessoa. Muito muito. Fonte de alimentação no caso de um laptop em qualquer ponto dolorido. Média laptop realmente funciona em baterias de até 3 horas. Mais modelos caros, assim como novos itens no processador Crusoe pode trabalhar até 10/06 horas. Neste caso, a própria bateria vai pesar cerca de um kg com bateria para o telefone. Existe uma solução mais fácil e mais acessível? Sim. Esta computadores de mão. Eles podem realizar todas as tarefas que nos propusemos um conjunto de comunicação - para trabalhar com e-mail, à Internet. Peso de tais máquinas sem pilhas em torno de 150-300 gramas. Pilhas e baterias também pesam bastante. A vida da bateria varia dependendo da natureza do trabalho de 8 horas no caso dos handhelds cor executando o Windows CE até 30-40 horas em caso de utilização de PDAs Palm OS. Mas aqui está firmemente sobre a forma frágil de computadores de mão? Apesar das garantias constantes dos fabricantes de PDAs que são padrão de consumo de eletrônicos só, é seguro dizer que, seguindo as precauções conhecidas, elas podem ser usadas em ambientes agressivos. Um exemplo marcante é o uso de uma avalanche de jogos baseados em GPS computadores portáteis na expedição de inverno nos Urais Polar. Além disso, ao contrário dos computadores portáteis de bolso não têm partes móveis que são sensíveis a choques e vibrações. Em geral, todos os indicadores do grupo do computador de mão com o telefone é perfeito para as expedições ao pequeno número de participantes. Este conjunto de equipamento pode ser chamada uma dádiva de Deus "para o atleta: computadores portáteis capazes de trabalhar muito tempo sem recarregar, pesar pouco e ter uma margem de segurança suficiente.

Devo dizer que o Pocket PC em conjunto com um telefone via satélite totalmente subjugada Valery Babanov e sua esposa, Olga, para facilitar o manuseio. Especialmente porque ele Valery, como admitiu recentemente comprou um computador em casa.

Facilidade de uso

Computadores de mão e comunicação via satélite em condições extremas de expedições de montanha
Preparação do equipamento para comunicações móveis requer uma abordagem profissional.A experiência da empresa no campo MakTsentr conectar um celular para outro é enorme. No entanto, na preparação do primeiro grupo de comunicação, os nossos especialistas são confrontados com vários desafios, alguns dos quais foram resolvidos em uma expedição para medir, e faz parte da preparação da escalada Latok. Por exemplo, para melhorar a fiabilidade da ligação do telefone via satélite de mão foi feito um cabo especial, cujo papel é a primeira vez realizou um cabo composto. A escolha do software necessário, bem como ajustes de hardware e software são também uma tarefa para profissionais. Um dos pré-requisitos - a capacidade de backup de dados e restaurá-los em caso de libertação de emergência de dados sobre o Pocket PC. Este problema é resolvido por nossos especialistas. Após a fixação de um conjunto de equipamentos de comunicação são treinados os membros da expedição, eles recebem instruções detalhadas. Assim, a partir desse momento tudo se torna muito clara para um usuário simples. Por exemplo, para usar e-mail o suficiente para executar algumas manipulações simples. O mesmo se aplica aos dados a restauração do backup. Claro, alguma experiência com computadores ainda necessário, pode ser bastante reduzidos. Um exemplo disso é a experiência de usar um conjunto de comunicações móveis com base no Cassiopeia E115 na expedição Valery Babanov o pico de Meru. De acordo com o trabalho de Valéria com o complexo de não causar quaisquer dificuldades.

É claro que nem tudo está funcionando perfeitamente. Mas aqui não se resume a um PDA, um telefone via satélite ...

O problema do abastecimento de energia

Então, o problema do tamanho, peso e consumo de energia ao usar o Pocket PC praticamente anulados. Continua a ser um telefone via satélite. Aqui, infelizmente, a situação é um pouco pior. Bateria para o celular é comparável à bateria de um laptop. Na longa duração expedição para recarregá-lo. No momento em que este problema não for resolvido, embora a evolução nesse sentido é. Saída poderia ser painéis solares para produzir totalmente dominado pela indústria doméstica. Infelizmente, os protótipos não possuem funcionalidade o suficiente para testes de campo.

Finalmente, as conclusões, conclusões, conclusões ...

Experimente a expedição até os Urais Polar mostrou:

1. navegação baseada em GPS PDAs kits confiabilidade e funcionalidade.

2. Handhelds tolerável de trabalho no frio extremo.

3. Define ajudar a navegação da expedição para encontrar o caminho correto de descida da o passe na quase total ausência de expedição Experiência visibilidade para o pico da Medida:

1. Conjunto de Comunicação, com base Cassiopeia E-115 e um telefone via satélite Inmarsat é confiável e funcional.

2. Trabalhar com e-mail, entrada de dados, edição e outras operações no computador de mão é extremamente intuitiva.

3. Uma configurado corretamente na preparação e organização da expedição conjunto de backup - a chave para o sucesso. As referências a:

Uma página dedicada expedições

O artigo "Como preparar uma expedição para a Rússia"

Entrevista com Valery Babanov

As descrições e as características dos autores dispositivos, a tradução:

HPCru