CeBIT. Parte 3. Mais inteligente, bom e diferente

Palm e sua turma

Recentes Smartphones Palm OS, à primeira vista, quase nenhum. Produzido pela Kyocera (anteriormente Qualcomm) não conta, porque só funciona em redes CDMA, e não pode ser considerado uma novidade, mesmo um trecho. É que a Samsung estava acesa, mas a seriedade de suas intenções, até a dúvida.
CeBIT. Parte 3. Mais inteligente, bom e diferente
No entanto, para estar mais perto, torna-se clara: os fabricantes de dispositivos da Palm simplesmente não tem que gastar energia na criação de dispositivos especializados de smartphones. Sua abordagem: fazer e vender esses computadores de mão, que se necessário pode ser transformado em filme inteligente do pulso. A idéia básica: o conceito de separação do CPC e do telefone celular - perfeito. O usuário é mais conveniente ter duas pequeno dispositivo acessível do que um único relativamente grande e não muito conveniente. Apenas o momento certo CPC deve facilidade e segurança ligar para o telefone, fazendo-o todo.
CeBIT. Parte 3. Mais inteligente, bom e diferente
No longo prazo para essa ligação "transparente" pode ser aplicado BlueTooth. Até agora, nenhum dispositivo de contato físico não pode fazer, a Palm oferece transformar seu PDA em telefones inteligentes através de módulos especiais, dicas de terceiros. Um par de amostras foi representada no estande da Palm empresas UbiNetics e RealVision. Sua versão do módulo GSM, com diversos serviços oferecidos pela OmniSky. Graças à abertura da produção de documentação técnica de bicos como alguém pode fazer. A causa de Taiwan tomou, e propôs várias opções de custo relativamente baixo GSM-módulos para Palm Série V. As unidades mais avançadas podem existir separadamente do PDA, e utilizado ao mesmo tempo para receber chamadas e mensagens recebidas por SMS. Para ler mensagens, postar seus próprios e marcar quando chamado para adicionar Palm para o bico e executar um programa especial. Se preferir, você pode reescrever alguns telefones da lista de endereços para Palm telefone do cartão SIM. Algumas unidades possuem embutido no chip de memória para armazenamento de longo prazo de informações sobre as chamadas e mensagens de texto e até um microfone com um alto-falante para comunicar sem-mãos livres. Ao separar as funções do telefone e do usuário de computador pode trabalhar com cada dispositivo separadamente, combinando-os apenas quando necessário. Além disso, os dispositivos utilizam baterias diferentes, então se você descarregar o seu telefone, você pode seguramente continuar a utilizar o PDA. A mesma abordagem foi de que a Handspring empresa, promovendo activamente a VisorPhone - Celular GSM ou CDMA Pocket PC viseira várias modificações. Só se a comunicação entre o Palm Vx eo módulo GSM é de série, em seguida, no caso da viseira GSM módulo se conecta através de um slot de expansão Springboard. Devemos esperar que com o advento da nova série m5xx Palm'ov inevitavelmente aparece um telefone em miniatura com interface SD.
CeBIT. Parte 3. Mais inteligente, bom e diferente
O total de soluções de custo + Palm faixas GSM-módulo ou viseira + VisorPhone de 700 a 900 dólares O preço depende do modelo de Pocket PC e ambições de fornecedor de equipamentos de GPS. E ainda. Um dos firmochek Taiwan mostrado no messenger exposição para Palm Vx, na forma da ficha. O custo deste dispositivo - 50-70 dólares, muito abaixo do custo de GSM-módulo, e pode ser usado para a comunicação unidirecional.Receio que pagers baratos para Palm vencido por um par de anos, e hoje eles não são susceptíveis de atrair um grande número de fãs.

Motorola secreto em

Após a conclusão não muito bem sucedida de um projeto conjunto com a Psion smartphone da Motorola não apresentou novidades especiais. Mais precisamente, um novo smartphone no stand ainda tinha - Accompli 008. Muito interessante o desenvolvimento, o tamanho de pouco mais de um pager. Boa exibição gráfica de 320x240, mas é fisicamente muito menor do que o Pocket PC, além de realmente usam menos espaço do que o anunciado. Naturalmente, a possibilidade de um bom organizador de sincronização do sistema Starfish. Tela sensível ao toque, entrada de dados com um teclado virtual, um sistema de reconhecimento de escrita manual ou comandos de voz. Portas a troca de RS-232 e IrDA.. É curioso que o Accompli 008 tem duas versões de idiomas - Inglês e Chinês. O smartphone permite o desenvolvimento e adicionar mais aplicações, mas as ferramentas de desenvolvimento para o modelo 008 ainda. Pode-se supor que a Motorola não violaria os princípios habituais e publicar o SDK no domínio público. Além do Accompli 008, alguns modelos anteriores de smartphones e telefones convencionais, estande da Motorola foi uma vitrine dos avanços conceituais no campo telefone smartphone. Nada de particularmente notável, com produtos similares feitos de papel machê pode ser na faixa encontrados nas páginas da WWW, no entanto, o custo para obter a câmera como um dos agentes stand começou a se mover em minha direção com um gesto conhecido, "remover a câmera." Pessoas estranhas, porque mostra na exposição que é impossível de fotografar? O desejo de atirar em Motorolovskom ficar (muito a propósito, um escuro e sem expressão) eu estava perdido, então 008 fotos você não vai ver aqui.

Ericsson também está bem colocado novos itens

Dizia-se que a Ericsson apresenta um novo dispositivo. Como, alguém, mesmo vendo isso, e até fotografados ... mas no stand da empresa, no pavilhão de 26 metros não é nada como um smartphone que não pôde ser encontrado. Se é, certamente, não são consideradas como uma R380 inacabadas, que exibiu mais do que modesto.
CeBIT. Parte 3. Mais inteligente, bom e diferente
Mas algumas inovações no campo de transmissão de dados Ericsson ainda demonstrada. Por exemplo, um telefone R520 com infravermelho e suporte para GPRS. Eu não pude resistir à tentação de fingir o chá: - É verdade que a produção de laminados telefones móveis da Sony Ericsson? Guy Erickson forma típica, pendurado com telefones, pagers, fones de ouvido sem fio e outros Baubles, respondeu: - É tudo bobagem! Nós só entregou a produção em massa da terceira empresa a concentrar-se sobre os principais desenvolvimentos e os jornalistas dos tablóides anunciada para o mundo ... Nós conversamos um pouco sobre os problemas da terceirização. Em seguida, ele continuou me contando sobre os benefícios da tecnologia Bluetooth. Em seguida, ele se queixou sobre o que correu os dedos do visitante - que têm dois dias foram separadas das tabelas de um monte de tubos. E então eu fui assistir o desenvolvimento de uma série de Home Products. O mais interessante foi, naturalmente, Web sem fio H610 ecrã - home plate para visualizar páginas da Internet. Próximo à estação de base de telefone jack instalado e Screen Web pode ser usado em um apartamento em qualquer lugar. Tela - acima de todos os elogios, especialmente quando você considera "casa" da natureza do dispositivo. Há um estande especial para ler a tabela. No entanto, para usuários domésticos Web Screen - coisa inútil, por causa da existência do alfabeto cirílico, que não sabe, e ensiná-la da Rússia não é possível devido à falta de instrumentos necessários. Ericsson ainda apresentavam algum estranho aparelho como um rádio com um e-mail, fax, SMS, WAP, GPRS, e todas essas coisas outras. Mentira, claro, os recursos têm sido menores, mas ainda não entendo por que tudo isso é necessário. É uma pena que não era possível ver produtos interessantes sobre o EPOC, mas bem chata R380. tudo escondido, para que os cães não encontrei.

Falando em Symbian

Stand empresa de desenvolvimento de perto os gigantes celular olhou com modéstia. Protótipos e conceitos não são mostradas, o povo estava quebrando. Ainda trabalhando. O surgimento de dispositivos no quartzo não esperar até final do Verão, e não especificar que ele será para o dispositivo. Quartzo para a distribuição do SDK livre, para Cristal e Pérola - mas nada é feito, volte amanhã. Como prometido, EPOC R6 suporta Unicode, muito menos como usar esse suporte para os fornecedores - isso é apenas na sua competência. Portanto, o trabalho em dispositivos de localização R6 não pode ser menos interessante do que era com o R5 anterior. Vamos esperar por boas notícias.

Matsushita está trabalhando no mercado japonês

Matsushita presença na exposição foi mais notável, graças aos inúmeros balões - telemóveis Panasonic - nas mãos de crianças e adultos, bem como nos céus sobre o show. Em um banco azul Panasonic GD95 telefone chamou minha atenção. - E com um computador que pode ser sincronizada?

- Não.

- Uma tela de cor é?

- Não.

- A. ..

- Olhe na tabela. Não, está tudo lá. "Na mesa" foram telefonchik Matsushita que libera para a rede japonesa NTT DoCoMo. E eles fazem tudo. Incluindo iMode, em vez de uma miserável Europeia WAP.
CeBIT. Parte 3. Mais inteligente, bom e diferente
protótipos conceituais foram mostradas lado a lado para as redes de terceira geração. As telas coloridas, navegação GPS, brinquedos, Internet, sistema de vigilância de vídeo sem fio e tem todos os tipos de veículos do futuro. Acima de tudo esta no ar pairava um dispositivo muito a aparência atrativa, mas com um desconhecido de enchimento. As pessoas no estande foi muito maior do que o nosso tempo livre, por isso não se ater aos gestores, e correu para olhar para exemplos de trabalho.
CeBIT. Parte 3. Mais inteligente, bom e diferente
CeBIT. Parte 3. Mais inteligente, bom e diferente
CeBIT. Parte 3. Mais inteligente, bom e diferente
CeBIT. Parte 3. Mais inteligente, bom e diferente

Acer pede projeto, mas está desenvolvendo seu próprio sistema operacional

Outro dispositivo mostrado Acer palmoobraznoe. Raro caso em que o protótipo demonstra o conjunto completo: um copo coloque todos os tipos de acessórios. Mesmo sem eles, muito claramente, porque Acer "rodou" o seu smartphone: o mesmo tamanho, mesmo dobrar a parte inferior do corpo. Nenhum dos graffiti de costume, resolução de tela maior, o seu próprio sistema operacional, e apenas três botões. Um corpo e uma imagem na tela - assim, os gêmeos. É a Palm ainda solicitações tanto para uma licença, que é mais barato se tudo do zero para desenvolver? By the way, o conceito de "smartphone compartilhada", também emprestado do Palm. G-unit Acer'a é um módulo separado que se liga para o telefone do lado de trás, como um módulo GSM para o Palm Vx.
Mais inteligente, bom e diferente "width =" 150 "height =" 243 "/>

Nenhuma entrada de teclado ou uma caneta

Outro equipamento interessante demonstrou uma pequena empresa escandinava Spectronic AB. Seu smartphone, como esperado, pode aceitar, envie e-mails e faxes a partir dele, você pode ver a página WWW. funções Organayzernye, notebook e outros Outlook'i também presentes. Entre outras coisas, o aparelho vem com câmera digital e do tamanho bastante grande da estação de rádio. Preto e branco da tela 640x200 tem o painel frontal todo. A fim de aumentar a resistência da tela é coberta com um vidro grosso de proteção. Similaridade com a estação de rádio é ainda reforçada por uma antena de fina e flexível. Gestão da informação de entrada, ea navegação é feita com a ajuda de Sidetouch tecnologia. Traduzida em russo - botões escondidos sob as almofadas de borracha grande sobre os lados do telefone. Stand consultora assistente argumentou que é muito simples, rápido e conveniente, nós só precisamos de um pouco de prática. Eu, porém, não parecia assim. Uma coisa de um smartphone, afinal deve ter: uma espécie de sem teclado ou da tela de toque.
CeBIT. Parte 3. Mais inteligente, bom e diferente
By the way, incluem o produto de Spectronic para este smartphone não permite que a incapacidade para criar e instalar aplicativos adicionais. Uma espécie de "coisa em si". No estande de fotografar o telefone não conseguiu, portanto, a imagem é emprestado do fabricante (www.spectronic.se) inquérito * * * todas as interessantes no campo PDA não havia absolutamente nenhuma possibilidade de demasiado de um show. No entanto, as tendências básicas eram claras no passado: - Microsoft garante que o usuário necessite de uma só vez, mais, mais bruscamente, e caro;

- Palm defendem o contrário: primeiro você precisa dar às pessoas mais necessárias e, em seguida vai entender o que mais ele precisa, e comprar extra;

- Symbian algo difícil, mas ninguém diz nada. Talvez em breve estamos todos muito surpreendidos e começam a viver uma nova vida;

- Outros acreditam que eles próprios, com um bigode, e de fora não precisa de conselho. Isso, claro, uma piada (01 de abril no nariz, depois de tudo). E alguns dos desenvolvimentos muito sério, veja a próxima parte.
CeBIT. Parte 3. Mais inteligente, bom e diferente
Os autores, em tradução:

Andrey Kuznetsov