CeBIT. Parte 1. Pavilhão N13

24-25 março

CeBIT. Parte 1. Pavilhão N13
CeBIT - uma exposição enorme. Eu não esperava essa enorme. Em um deles, apenas o primeiro pavilhão pode caber a Comtek presente com todos os miúdos. Tudo em volta é impossível, por isso precisamos focar o mais interessante. Vamos começar com o pavilhão número um feliz 13.

PDA como um guia para a exposição

CeBIT. Parte 1. Pavilhão N13
Logo na entrada do pavilhão 13 é um pequeno stand preto no perímetro nos quadros anexos PDAs diversos. Se no seu bolso acidentalmente encontraram um computador, você tipo de assistentes stand um par de minutos download via infravermelho, em seu guia da exposição Palm, Visor, Psion, iPaq e Cassiopeia móvel. Com este guia, você pode saber a localização dos estandes nos corredores, pavilhões se posicionar, bem como o calendário de conferências e outras informações até a localização de restaurantes. Além disso, o guia vai ajudá-lo a planear uma excursão temática do stand dedicado, por exemplo, a tecnologia Bluetooth, da melhor maneira possível. Esta função é permitido para salvar toneladas de tempo, a correr toda a exposição ao longo de três dias é simplesmente impossível. Sobre a questão de qual dispositivo deve-se principalmente as pessoas vêm operador sérios de sincronização (foto) disse que a maior parte do tempo ele se comunica com os donos da Palm, por isso o m100 no stand já 6 peças. Perto de 4 Pocket PC dos patrocinadores do estande - os principais produtores desta plataforma (Casio, HP, Compaq). Ainda assim, há dois Psion. Quando copiamos os dados para o Palm três, os proprietários sorte de outras plataformas ao lado não foi encontrado. Outra observação interessante: nas mãos dos visitantes constantemente flit dispositivo Palm OS calibres diversos. E muitos preferem ficar assistentes Revo +. Pocket PC foram vistos apenas em stands de exposições.

Palm é muito tempo apresentou novos itens

CeBIT. Parte 1. Pavilhão N13
No stand da Palm, como prometido, demonstrar novos modelos: M500, M505, M105. Você pode prendê-los em suas mãos e cotovelada na tela. Modelos 5-Series definitivamente bem-sucedida. Dimensões e peso permaneceu o mesmo. Nova Palm'y encontrou uma "cintura" e um slot para SD Card. Ao contrário da expectativa a resolução da tela continua a mesma, mas a CPU só acelerou a 33 MHz, contra os 66 previstos. O modelo de cor é mais espessa que Vx usual de um milímetro, e bastante mais pesado imperceptivelmente. No entanto, a partir da tela de cor não esperar nada de extraordinário. Matriz passiva, mas a tela deve estar perfeitamente visíveis ao sol. Verifique este fato, infelizmente, não podia - o tempo que o sol não está estragado. Segundo informações oficiais, Palm, as vendas de m500 preto-e-branco vai começar no final de maio, e m505 cor - até o final de junho. Em conexão com o lançamento de novos modelos Vx preço de varejo será reduzido de forma significativa nos próximos dias. Isto não é especulação, e informações oficiais da Palm Inc. Frugal m105 completamente perdido entre os irmãos mais velhos, seria, se não uma variedade colorida de soquetes frente. Agora você pode selecionar soquete do rosa ao vermelho-marrom-cinza salpicado. Ainda tem bonés coloridos começou finalmente a fazer alguma coisa ... By the way, publicado há poucos dias a notícia sobre o Palm concorrência bepokoystve da Handspring, para dizer o mínimo, foi um pouco exagerado. Palm tem interesse que as vendas aumentaram em todos os licenciados do Palm OS. Sobre isso indica claramente a posição da divisão de Palm Alemanha, exortando os seus parceiros para aumentar as vendas de todos os dispositivos Palm-orientado. E no estande da Palm licenciados dedicou um folheto intitulado toda Palm Economia.By the way, alguns dos clones na janela diferente do original apenas o título ou a cor do corpo. Outro momento marcante: no banco Palm'a permitiu que os desenvolvedores de uma variedade de dispositivos úteis e acessórios. Tudo o que você pode tocá-lo e até mesmo tentar se conectar ao seu Palm. Portanto, para que narodischu prtolknutsya impossível. Relativamente fácil de falar somente no segundo piso do estande.

Falando de desenvolvedores de terceiros e acessórios

CeBIT. Parte 1. Pavilhão N13
Finalmente, aksessurov fabricantes acordei e atenção aos computadores portáteis. Na ausência de qualquer oferta clara e barata interessante periféricos de grandes fabricantes, o vazio em uma pressa para tomar uma das pequenas empresas de Taiwan e firmochki. Em seus estandes pode detectar essas coisas, sobre o que um ano atrás mozhnoo só podiam sonhar. Por exemplo, encontramos algumas opções fora Igor Blinov para Palm, incluindo um cabo flexível, minimizando quando se deslocam em um tubo. Cabos para Palm agora faz apenas preguiçoso. GPS módulo para a Palm tem feito nada menos que cinco, sem contar Vizorovskih e GSM-bocal e Springboard geralmente não passíveis de contabilidade e controle. Assim como os modems: externo para Springboard, CF e cartões de PC. Além disso, gravadores, leitores, Backup-cabeças, câmera ... Em um grande número de fabricantes proliferaram de memória Flash. A grande maioria dos acessórios de qualquer maneira svyazyano plataforma Palm. Para Pocket PC de terceiros mostrando muito menos interesse. Por exemplo, um teclado para o Cassiopeia popular só faz a empresa Landware. Muitos dos desenvolvedores da decisão original, porque eles temem por suas inovações, até mesmo proibir a fotografia nas arquibancadas. Assim, logo que eu aponto a câmera em uma klaviaturku flexível como a rapariga frágil correu para ela como um recesso, e implorou para não tirar fotografias. Tentativa de remover de longe, também falhou porque heroicamente stand assistentes cobriram o segredo da tecnologia com seus corpos. Então tivemos que restringir catálogo de cores, que apresentou fotos da chave secreta de impressão de qualidade com todos os detalhes. Mais um stand-nos o maior segredo revelado um adaptador com MMC, Compact Flash. Sem qualquer ironia, o protótipo de hoje é realmente único, e os desenvolvedores têm a chance de fazer bons negócios. A maioria das pessoas engraçado - em stand Motorolovskom. Banido vitrine de fotografia com modelos conceituais de papel machê. Sim, mas não muito e queria ter encontrado algo a esconder. Mostra, chamado.

MMC

CeBIT. Parte 1. Pavilhão N13
Parecia que nada poderia despertar o interesse dos produtores para as placas de expansão padrão, MultiMedia (MMC) ou Secure Digital (SD). No entanto, o custo Palm'u seriamente interessado nesta norma - e tudo em movimento. Palm ea Hitachi já demonstraram a sua plug-ins para cartões SD, seguido por Taiwan, e outros foram retirados. Descobriu-se que o cartão SD pode fazer todos os tipos de dispositivos totalmente de tamanho microscópico. A exposição mostra os cartões de memória, modems, aparelhos de áudio e receptores de GPS. Algo que temos de olhar para o trabalho. Palm tem feito algum tipo de módulo de expansão SD Springboard. Basta inserir o cartão na ranhura, e afixado no-lo lá, entre outras aplicações. O cartão está pronto para trabalhar em um par de segundos após a instalação. Tirou um mapa - o software desapareceu, você pode instalar outro. Tudo funciona muito bem. Expansibilidade Palm'ov novo - um teste sério de competitividade Handspring, Sony e TRG. Eles agora têm de encontrar novos argumentos para seus dispositivos.

Visor Edge, multicoloridos metálicos

CeBIT. Parte 1. Pavilhão N13
Nail stand Handspring - o novo Edge.Quase metade do Deluxe fina, mas sem a Springboard slots. Mais precisamente, o slot está disponível, mas encontra-se em uma caixa separada e conectados como necessário. Quase como o iPAQ, apenas livre. Sinta-se a tendência? Palm faz a sua mão se expande, e Handspring, pelo contrário, de sua expansão alardeada recusa. Externamente ponta fina, angular e metálicos. Todo. Corpo, tampa, botões e até mesmo uma caneta. E algumas peças têm aspecto completamente industrial, e algumas todos lembram muito de tornos e fresadoras dos velhos tempos. No interior, não há nada de extraordinário: o sistema 3.5.2, o processador de idade, oito megabytes de memória RAM e tudo como de costume. ROM é ainda apaguei. Cool dispositivo, e muitos como ele. No entanto, tenho a muitos destes não pertencem, Edge não vai voar, e deixar-se um luxo preta. O homem que hoje hryapnul o asfalto para que o povo estava em pé ao redor e olhou para trás. Apanhei-o - mas nada foi quebrado, os dados não são perdidos, e em geral, como se ele não cair. Não há milagres neste mundo ... O carrinho é muito semelhante ao stand Handspring Palm, só que ao invés do azul é dominada pelo amarelo. mesma multidão, os desenvolvedores do mesmo partido, os parceiros para tabelas individuais. Standists pendurados com Springboard, fones de ouvido e microfones. Muito barulhento e difícil de falar. Mas o Edge lugar mais visível na evolução humana, com uma tela de plasma de cor.

Penbex

Você sabe o que é isso? Eu não sabia até recentemente. Este é um novo sistema operacional projetado para ... A linguagem não transformá-lo chamado de computadores de mão. Vamos apenas dizer: para a expansão da agenda eletrônica, com a entrada de caneta, estão na categoria de menor preço. Pocket Viewer Type. sistema aberto, ferramentas de desenvolvimento estão disponíveis livremente. Já vários fabricantes adotaram esse sistema, a exposição mostra os seus protótipos. Dogadayets de uma vez, que todos eles parecem o inferno? :)) Mais vou tentar explicar um pouco mais tarde, quando as informações da exposição será processada e sistematizada.

Mobile Linux

Isto não é fantasia. Dispositivos em Linux realmente vendidos no Japão sob a marca Zaurus. Sharp tomou a posição europeia na sua apresentação, com grande sucesso, devo dizer. Com a devida comercialização e suporte do normal novo PDA da Sharp é bem capaz de derrubar o Pocket PC em um nicho de dispositivos multimídia. Mais informações sobre a notícia do Linux para aparelhos móveis - mais tarde, os registros da exposição.
CeBIT. Parte 1. Pavilhão N13

Smartphones

Parece que o período de espera termina, e na venda está prestes a aparecer smartphones real - telefonokompyutery. Primeiro, os boatos da morte de uma criação conjunta da Casio e Siemens têm sido exagerados, e Siemens demonstrou um protótipo de uma nova marca SX-45. Externamente é um pouco higienizadas Cassiopeia E-125 com uma antena e uma tomada para fone de ouvido. Cartão SIM está localizado sob a bateria, que deve ser suficiente para um dia de trabalho. Nenhuma informação sobre o novo produto não é, a Siemens é justificada: "Sim, nós só coletados ... Eu ainda não consegui descobrir o que havia dentro, e opisanitse fazer ..."
CeBIT. Parte 1. Pavilhão N13
Nokia revelou sua versão do telefonokompyutera - Modelo 9210 Communicator - muito mais detalhe, pelo menos 15 mesas podia sentir amostras pré-venda e, em seguida, tomar um catálogo com informações de espessura. Muito satisfeito por, finalmente, algo que você pode abrir arquivos em Word e Excel diretamente para o seu PDA, editar e salvar novamente no formato "grande". Finalmente, o trabalho com e-mail pode proishoidt maneira normal, e Windows CE é privado de uma séria vantagem competitiva. Tela muito boa aparência. Aliás, ele não toca o que é incomum - queremos sempre a picar. No entanto, a interface é muito bem pensado, e trabalhar com o teclado não causa quaisquer problemas, e me lembra o bom e velho Psion Series 3c. Agora, as impressões negativas.Apesar de todo o sistema operacional do unicode EPOC Release 6, nenhum traço da língua russa em 9210 não pôde ser encontrado. A Symbian apenas comentou que a aplicação de recursos de Unicode do novo sistema operacional é cuidar licenciado do fabricante. Se alguém acredita que, além de Inglês e outras línguas do mundo não, é seu direito. Essa é a Nokia, ao que parece, e contados. Ainda surpreso que o dispositivo é visivelmente lento. Abrir aplicativo requer 10-15 segundos, alguns menus são ativados por 2-3 segundos. Um par de anos atrás, teria sido aceitável, mas hoje você não consegue entender essa abordagem. Espero que nas amostras de série, tudo vai funcionar muito mais rápido, caso contrário é difícil contar com o sucesso no mercado de PDA. Os smartphones são alguns vendedores mais, mas que vou compartilhar impressões mais tarde.

Psion: Hoje ordens não são enviadas ...

Nesse sentido, o que é mais interessante sobre o Psion ficar - é o suporte. Todos os produtos novos que nós não vimos. De qualquer forma, no domínio público só foram 5mx familiar Pro, Revo + netBook'i tão raro ...

Sony Clie

Para ficar entre os laptops Sony quase perdeu o antigo modelo da Sony Clie 300 e seguinte mais berço vazio. Conseguimos encontrar um gerente, apresentou-se responsável pelo produto, e pedir-lhe uma pergunta: - Será que o oficial da Sony vende seus PDAs na Rússia?

- E o que nós ainda não vender esses dispositivos na Rússia?

- Não, você não sabe?

- Uh ... Eu geralmente trabalho na Sony na segunda-feira ... Mas eu definitivamente sei Que é tudo o que descobriu sobre o Sony Clie na CeBIT. Os autores, em tradução:

Andrey Kuznetsov