Depois que todos os PDAs foram alimentadas por elementos de reposição ... Glorioso era o momento. Problemas prematuramente encolhida a bateria simplesmente não existe. Mas não foi (ainda!) O problema, de repente as baterias esgotadas. Especialmente na primeira família de computadores com Windows CE. Eram máquinas com fome. No entanto, "inesperadamente", com elementos intercambiáveis não existia. A vida da bateria não acaba de repente. É um processo, e gradual, que tem muitas características especiais. Aqui estão flashes da descarga. Mais uma vez piscou. Aqui é o computador a tela ficou fora ...? Sim. Uma bateria - ao vivo. Duas semanas, alimentando a memória do computador e, assim, salvar os dados do usuário a partir da destruição irreversível. Uma vez que a bateria é outra questão. Mesmo o mais abrangente e baterias de longa duração íon-lítio perderem elementos intercambiáveis em muitos artigos. E a temperatura a que são muito sensíveis, e "morrer" com praticamente nenhum aviso eo estado de descarga profunda (quando o equilíbrio de poder é apenas o suficiente para manter a integridade de dados) como um horror não gosto ... Vamos falar sobre comida? O problema, então o que mais não é urgente, relevante para todos, sem exceção, os proprietários de PDA. É verdade, no discurso de velhas máquinas de escrever lá. O que temos para as ruínas de luxo?
Bateria "dedos"
Nos computadores de mão usados dois tipos de baterias substituíveis - tamanho AA e AAA. O primeiro saque de computadores teclado Psion 5mx. Em segundo lugar - em máquinas de escrever Palm m105, m125, HandEra 330, e provavelmente até mesmo em alguns clones da Palm, que eu não tive um caso. Bateria Bateria de discórdia. Fabricante recomenda o uso de elementos alcalinos, o que no ocidente conhecido como "alcalino". E Palm-se e disse - apenas Duracell Ultra e nada mais. Gosto, só que neste caso é garantido para trabalhar no computador por um mês ... Mas o que - por mês? Meia hora por dia? Hora? Quatro horas? Com a luz de fundo da tela, ou sem ele? Com o uso de periféricos, modem, cartão de memória? Ainda não está claro. Digamos de uma vez - os modelos de computador Palm com telas monocromáticas (tudo até m125 moderno), recebendo o poder a partir de elementos substituíveis, ter o funcionamento vezes maior. Se você estiver indo em uma viagem longa, e mesmo em lugares onde encontrar uma tomada elétrica pode ser problemático, é melhor trazer um Palm m125 e um punhado de pilhas.
|
Palm m125 |
Tais situações não são tão raras quanto parece. A eletricidade não está disponível, não só na taiga, ou mais freqüentemente, nas margens de um deus esquecido do rio (onde o inferno entregou o computador?), Mas também nos comboios de carros de longa distância na cabine do avião ou em um hotel de província, onde, além Sherbatov garrafa das marcas de uma civilização é baratas só . Na verdade - como recarregar a bateria está preso no trem "Moscou - Khabarovsk? Um computador de bolso em uma viagem de trem movimentada que a varinha mágica. O sono tem nenhuma força, os livros ainda terminou dois dias atrás, mas um pequeno computador - então ele está sempre com você ... E como para recarregar a bateria na cabine de um avião de luxo estrangeiras, onde a saída parece estar lá, mas todas algum estranho, não o nosso? .. A bondade aparente de elementos de reposição também há desvantagens claras. Além disso, o custo das baterias de deixar para trás, porque é algo não essencial. elementos alcalinos Tridtsatirublevy kit não são razzorit qualquer proprietário PDA, apesar do alto custo tem sido criticado titulares Palm `s que são adaptados para a sua máquina baterias de níquel-hidreto metálico, tamanho AAA. Conjuntos de itens descartáveis, mesmo com uma utilização muito intensa (com luz de fundo, o que aumenta o consumo de energia 02:58 horas) é suficiente para pelo menos três ou quatro semanas. No entanto, apenas no caso das baterias de alta qualidade. Mas itens baratos se aplicam não só não rentáveis (morrem como moscas fracamente inverno), mas também perigoso. As pilhas alcalinas não fluirá. Eles são produzidos pela mais avançada tecnologia das empresas mais conhecidas, e que o cão come na produção de fontes de energia química.Um baterias podem vazar chineses sem nome, nem sequer muito desgastado (vazamento ocorre na descarga da bateria extremamente baixo quando o vidro do zinco, usado como um eletrodo e do reservatório, ao mesmo tempo, desgastado até o limite). Imagine o que aconteceria com o computador por ataque químico líquido cáustico ... Outro problema surge quando substitui a descarga da bateria fresca. No computador, a Psion 5mx tem uma alimentação de suporte de memória e impedir o apagamento de suas informações. Portanto, a substituição das baterias no pushover 5mx.
|
Psion 5mx |
E no Palm `s da bateria de backup não. Em vez disso, ele usa ionistory - capacitores grandes que têm o potencial elétrico (e fornece energia chip de memória RAM CPC) por um minuto. Gape ligeiramente, e os dados serão perdidos. E a estrada é uma verdadeira catástrofe - um computador de mesa ao lado não, não pode ser restaurado. No entanto, um minuto não é que um pouco de tempo. De fato, os dados perdidos não é tanto da falta de jeito do dono PDA, mas no ionistorov de baixa qualidade (que são susceptíveis ao envelhecimento e à perda das características iniciais). O que você faz? Para Palm m125 saída é óbvia - usar um cartão de memória com capacidade de pelo menos 8 megabytes de backup completo do sistema, ou pelo menos para armazenar programas básicos que podem ser necessários para restaurar o sistema "em partes". Para máquinas mais antigas M105 e M100 tem que comprar acoplável ao conector do sistema de memória flash. Ele funciona como qualquer cartão de memória, mas com nada não é compatível (e são cartões de memória flash mais caro - cerca de US $ 70 por 8 megabytes, os outros módulos de capacidade não acontece). No entanto, é bastante antes de ir para substituir os itens polurazryazhennye fresco. No entanto, trinta viagem Tmutarakan acontecer extremamente raros. Normalmente tem que ser longe de casa não é mais de duas semanas. E este prazo monocromática Palm `s e suas baterias são muito capazes.
diversão sem fio
Nós, usuários de computadores de mão, temos de estar preparados para garantir que as baterias de substituição obsoleto. Muito em breve (pode-se dizer - hoje) todos os PDAs serão coloridas. Uma tela colorida de energia e iluminação, de modo que as células seca não puxar. Ou seja, todos os computadores portáteis de amanhã será equipado apenas com a bateria interna. E mais uma vez - a bateria discórdia bateria. Por exemplo, uma família de computadores PC de bolso (eu suspeito que nem todos) estabelecer as baterias de substituição. Ou seja, um usuário pode abrir a tampa, desligue a bateria regularmente e substituí-lo svezhezaryazhennym. Exemplo - o primeiro russo máquina portátil Rover P6.
|
primeiro PDA da Rússia Rover P6 |
Aproximadamente o mesmo estão dispostos e alguns clones de palma, em particular - Sony Computer PEG-T415. Verdadeiras, a conclusão é feita vpriglyadku - Eu só vi na tampa de alumínio da bateria da Sony, mas você pode substituir a bateria mesmo, não sei ... Mas só sei que em todos os "nativos" máquinas de escrever Palm, começando com o m130 e mais velhos (e também na grande maioria dos clones não-ferrosos), essa substituição é impossível. gabinete do computador é feita de uma peça, ea bateria não-removível (embora mãos de ouro e uma cabeça de luz barreiras não existem). recursos multimídia dos computadores de mão - de cor do display multi, informações de áudio e vídeo - exige sacrifício. No entanto, a este respeito um pouco mais fácil de ter o proprietário de uma cor Palm, porque a vida útil da bateria dessas máquinas é maior do que o Pocket PC (devido ao processador de baixo consumo, a falta de chip de som, uma tela de dimensões modestas e simples devido ao menor consumo poder de componentes eletrônicos).Computadores Palm m130 e m515 a partir de uma bateria completamente carregada irá viver uma média de 7-8 horas. Desta vez, depende do modo de backlight, que pode ser ativado pela metade (de m130), ou as pessoas com deficiência em todas as (em m515). Sete horas é suficiente para dois ou três dias de uso moderado de máquinas ou de uma semana - como o organizador (ou seja, no âmbito do sistema de advertência de futuros eventos, endereços breve o conteúdo do livros de endereços e assim por diante). Mas a leitura de livros nos comboios de carros de longa distância já estão em questão. Sem mencionar viagens para a região "selvagem" ...
|
Long fígado Jornada 720 |
Sair - para usar baterias substituíveis, e se não for possível, fontes de alimentação externas, incluindo o abastecimento. Todos os fabricantes de computadores Pocket PC lançou seu handheld baterias externas, que aumentam a vida da bateria em cerca de metade (bateria opcional para o teclado do computador Hewlett-Packard Jornada 720 estende a vida da bateria em até 24 horas - um recorde absoluto para um PDA). A desvantagem de tais dispositivos é um custo considerável (aqui na Rússia a partir de 80 dólares) e não é muito de bolso. Com encaixado máquina "jacket" bateria de tamanho modesto Casio BE-300 é semelhante ao wow tijolo. fontes de alimentação adicionais que podem ser usados para recarregar as baterias atropelar - é contentores, que podem acomodar quatro pilhas secas ligado ao conector de alimentação, e se ele não é (como Palm), em seguida, para um conector de sistema - para os contactos adequados. Uma seleção especial de parâmetros de tensão (geralmente 4-6 volts) não é necessário, novas baterias irá recarregar a bateria até que ela encalhada até a diferença de potencial entre os terminais não estão alinhados. Isto deve evitar duas coisas - a inversão (inversão de polaridade da bateria ao conector de alimentação), que está repleto com bateria de lítio, literalmente, explosivo e conectividade baterias descarregadas. Neste caso, a situação pode mudar, ea bateria descarregada podzaryazhaya ainda mais "meio vazio" pilhas secas. O projeto da fonte de alimentação externa de elementos de substituição são tão simples que é útil para construir um dispositivo para forçar mais ou menos "rukastomu" ao dispositivo do usuário. Embora se você quiser (e, claro, se possível) pode encontrar a indústria de fabricação de dispositivos, que produziu tanto aqui como no exterior. Aliás, a unidade de bateria ainda é melhor usar baterias de hidreto de níquel-metal ao invés de artigos descartáveis, e, de formato muito grande. Ainda transportar um computador, e esta caseiro (ou caseiro - não importa) não estão indo bloco - é inconveniente. Uma volta à noite para recarregar - simplesmente ... mais uma triste características baterias internas. A vida útil da bateria de íons de lítio não exceda dois anos. Em seguida, a bateria deve ser substituída. Mas, de construção de habitação Palm PDA não faz isso, a mudança terá toda a máquina. No caso dos modelos mais caros, isso significa que devemos estar preparados a cada 2-3 anos (provavelmente os produtores coberta ea bateria vai durar um pouco mais reivindicou o termo) a gastar 400 dólares na compra de novas máquinas. Embora a idade (no caso da Palm), o proprietário está completamente satisfeito. Mesmo os proprietários pior modelo atrasados de Palm `s. No m130 e m515 instalar uma bateria de polímero de lítio, que diferem em uma sobrevida muito curta por causa da compactação. Verdadeiramente - computadores ideais não acontecem.
Não é tão ruim e todos os
Por um momento divagar a partir de computadores de mão e olhar para telefones celulares. Porque é que o problema da duração limitada do celular estamos interessados (a ser confirmado - especificamente mim) menos do que o problema da prematura "aterrissagem" PDA pilhas? Muito simplesmente - celular só funciona em áreas metropolitanas e seus arredores e, portanto, levá-lo em uma viagem para a província russa não se coloca e pensamentos.Se não neste caso a reconsiderar a sua atitude para Pocket PC em geral? Este não é um dispositivo autônomo capaz de atender às necessidades de qualquer usuário. Este - a extensão móvel do PC. E porque muito longa e muito longa ausência da máquina principal de trabalho (computador pessoal) estão sem sentido. Para as viagens de tal necessidade técnica diferente. Vamos apenas dizer - um laptop que cabe até um certo tempo na bagagem de um computador andarilho, e um computador de bolso, que libera o proprietário da necessidade de remexer eternamente em malas, puxando uma máquina portátil para lembrar o endereço certo ou matar uma hora extra de ansiedade para se mover. E então tudo se encaixa ... By the way, a fotografia digital os problemas de abastecimento autônomo de energia são ampliadas. De alguma forma, mas uma máquina de bolso é alimentado por bateria interna durante o dia. Uma câmera digital - um pouco mais de uma hora. Mas ninguém precisa de uma câmera digital é impossível, uma vez que também - a extensão. Acontece que a vida de um ambulante intelectuais em torno de um laptop. Começa com toda a diversão móvel, eo restante - apenas opcionais (mas muito bom) para mais detalhes. Assim é o PDA, que eu tão tola, tão facilmente "viciado". Os autores, em tradução:
Nikolai Yakovlev