De 9 a 12 de janeiro de 2003 em Las Vegas foi a maior exposição das realizações de TI do setor Consumer Electronics Show. Por tradição, os participantes começaram o ano trabalhando para apresentar os seus produtos mais importantes. Não menos importante entre os móveis ocupavam outra linha de pensamento, materializado sob a forma de vários computadores portáteis, celulares, smartphones, comunicadores, brinquedos de alta tecnologia, o mais incrível periféricos e acessórios. Para 116 mil metros de exposição paviolna kvardratnyh resolvidos cerca de 2500 empresas que vieram e vêm para ver cerca de 117.000 pessoas de 128 países. Somos, infelizmente, entre os sortudos não apareceram, então tivemos que se contentar com as fotografias de outras pessoas e histórias de testemunhas oculares, a partir do qual, esperamos, fotos da exposição não é perdido, por sua vez ...:) suculência!
|
Sobre a questão da raznooobrazii interespécies. Quais são os híbridos só não se deparar na CES: Tablet e PDA e PDA-shny comprimido e PDA + Celular e Celular + PDA (que não é exatamente a mesma coisa:) Mas esta máquina relativas a uma classe de sub-notebooks - há PDAs mais , mas não um laptop - Eu, pessoalmente, gostei mais. Provavelmente não o papel, pelo menos na minha escolha tem desempenhado uma necessidade constante de algo para escrever - acidentalmente pensamentos nastigshih até o produto final para publicação.
|
Na verdade, Vulcan Mini PC será perfeito para enfrentar os desafios de escrever o texto do escritório ou em casa, pois tem um teclado confortável, possui um tamanho compacto eo poder de PCs desktop. Quando o dispositivo é menos similar ao que o faz parecer um handhelds teclado. No entanto, não esquecer que "vive" um ambiente de trabalho real, com todas as suas consequências: uma grande tela (5,8 ") com uma resolução de 800 x 400 pixels, disco rígido de 20 GB, Windows XP interface do sistema operacional e USB 2.0. Segundo os últimos modelos de PDA Vulcan Mini-PC é equipada com três módulos sem fio - Wi-Fi, Bluetooth e de comunicações celulares (para escolher, existem CDMA e GSM / GPRS). É curioso que, em suas características ricas e tamanho compacto Vulcan Mini PC não é muito caro - $ 1200-1500.
No stand da Sony
Vá para o show American Sony cronometrado apresentação do seu novo modelo - Sony Clié PEG-NZ90. Este PDA de megacorporações japonesas já não parece um evento. A questão, certamente, é que os handhelds no ano passado pela Sony criados como coelhos: não há tempo para até mesmo diretamente da lata Sonya (por exemplo, NR70V) para chegar à Rússia e se aclimatar ", falou em russo," como já foram removidos da produção e era o mundo outro milagre pensamento japonês prático.
|
Mas voltando ao NZ90. Na verdade nada, exceto para novação atípico para o bem geral "mulheres japonesas" tamanhos. Capaz de reproduzir som, música, brincar com o dono e assim por diante, mas com o mesmo peso e dimensões de ferro de viagem. Quero mencionar separadamente, talvez apenas uma câmera embutida: agora é equipado com sensor de 2 megapixel (resolução máxima - 1600x1200 pixels), bem como as built-in flash, autofocus e todas as outras partes deste dispositivo digital. Até à data, esta é provavelmente a melhor de todas as built-in PDAs, smartphones e câmeras de celulares.Em seguida, a Sony, como sempre à frente do resto! No que respeita às capacidades sem fio, a novidade é equipado com Wi-Fi (802.11b) slot para cartão, para que então pode ser comprado cartão opcional e Bluetooth integrado. Aqui também. E, finalmente, o ponto mais fraco de qualquer multimédia combinam - a vida da bateria. Concordo, incaracterística Palm'ovyh para o problema, mas mesmo assim ... NZ90 é alimentado por uma bateria de lítio-íon chamado SmartLITHIUM. Silenok este "umnyagi" pelos desenvolvedores, suficiente para cerca de 10 dias de uso médio (30 minutos por dia, com iluminação desligada), que é de cerca de cinco horas de operação contínua. Na verdade, por isso mesmo com a luz de fundo até menos.
|
O justo para dizê-lo sobre um programa conjunto de novos itens, que inclui ferramentas proprietárias da Sony (CLIE Viewer, CLIE álbum, Movie Player e PhotoStand), bem como a aplicação do programa Picsel Tecnologia do espectador, que permite visualizar documentos em vários formatos, incluindo Microsoft Word, Excel, PowerPoint, PDF e arquivos de imagem em desempenho nativo sem conversão. Infelizmente, o custo deste "Conki" muito nepalmovaya - $ 800 + um módulo adicional de comunicação Wi-Fi (802.11b) PEGA-WL100 por US $ 150 + extra Cradle PEGA-UC90 e poupar bateria PEGA-BP500 por US $ 80 cada. Total - 1.110 dólares por jogo. Há um desejo? Estou certo de que há algum ...
Cputnikovy PDA da Garmin
E novamente a questão da raznooobrazii interespécies. Então, nós esperamos um navegador por satélite híbrido de mão! É engraçado que, mesmo antes da apresentação na CES Garmin iQue 3600 (como é chamado), recebeu um prêmio na Melhor Empreendimento do Ano ".
|
Então, este é o primeiro de seu tipo no computador de mão Palm OS 5 com um receptor GPS integrado (Global Positioning System - Sistema de Posicionamento). Equipado com a nova geração de processadores Dragonball MXL clock de 150 MHz, Motorola e display colorido bonito e claro de 16 bits com uma resolução de 320x480 pixels (lembre-se que o chamado oi-res +, ou a mais alta resolução que se pode orgulhar de hoje CPC). A bordo, Garmin iQue 3600 32MB RAM (para a expansão deste volume usa um padrão de slot Secure Digital). Além disso, para maior facilidade de gestão da máquina que forneceu a roda de rolagem (como o Jog Dial da Sony). software completo via alto-falante dirá o viajante onde dirigiu, para ajustar a rota, por isso se perde com este dispositivo não vai funcionar. By the way, o aparecimento do "napominalok" usual ou "etiquetas de texto" pode ser acompanhada não apenas o sinal, mas também a vibração de mão do usuário.
|
Nas prateleiras da Garmin iQue 3600 vai aparecer no segundo trimestre deste ano em US $ 589.
Inteligente e CES'2003 jovens talentosos
Uma ampla variedade de visitantes na exposição prazer telefones "espertos", provando assim que 2003 deve ser levantar. Alguns especialistas independentes estão prevendo que dentro de cinco anos, esses híbridos são completamente deslocar telefones celulares comuns. O que não me importo - deixe telefones ligeiramente "poumneyut.
|
Raciocínio seus telefones celulares e PDAs, no último show ensinou Palm, Kyocera, Samsung, Hitachi, bem como várias menos conhecidos fabricantes de Taiwan.Dentre as espécies mais interessantes de referir, em primeiro lugar, não só nos vem a notícia Palm Tungsten W. Embora o fabricante eo posicionamento de novos produtos como um PDA sem fio, mas é um dispositivo que funciona em um padrão GSM / GPRS, tem construído um mini-teclado, 16 MB de memória, ecrã a cores com 320 x 320 pixels e um slot SD. Gerencia todas as "riquezas" deste Palm OS 4.1. O primeiro país onde começou a vender este telefonchik palmovy tornou-se Singapura. Agora com o contrato para a ligação pode ser comprado por US $ 300, mas simplesmente porque - por US $ 575. "Canção Simples" - um smartphone da Samsung. Ágeis coreanos decidiram matar dois pássaros com uma pedra e os veículos construídos, comprar licenças para os SOs para eles em duas empresas ostrokonkuriruyuschih - Palm e Microsoft. Mais informações sobre cada um deles.
|
É verdade, ambos os modelos podem ser de interesse para nós, sim, em teoria, como produzir seus telefones inteligentes samsungovtsy apenas para o mercado dos EUA e, consequentemente, para CDMA cetey. Primeiro, SPH-i500, aparentemente parece uma concha comum. Entretanto, abri-lo, você verá na tela sensível ao toque metade superior e inferior da área do graffiti e teclado iluminado. Este smartphone baseado no Palm OS 4.1 equipado com um processador Motorola Dragonball 66MHz, ecrã a cores com uma resolução máxima de 160x240 pixéis suportados, memória de 16 MB para dados do usuário e do resto da norma para palmovyh mão de enchimento.
O segundo produto novo anunciado pela Samsung, o SPH-i700, interessante, talvez, a única câmera embutida capaz de fotografar com uma resolução VGA. Em geral, um típico PPC-Smartphone, projetado para redes CDMA.
De um modo geral, todos os "híbridos" (PDA + celular), com base no PPC Phone Edition clovno gêmeos, porque, enquanto eles produziram não tanto. Tomemos, por exemplo, Multimedia Communicator da Hitachi, que difere do 700 para o Samsung, exceto que a presença do teclado, a não ser, claro, não pensa em design. Curiosamente, não há nenhum dispositivo padrão para os botões do Pocket PC. Um conjunto de teclas deste dispositivo é típico para smartphones ...
|
Feito muito barulho e outro CDMA umnyaga - Kyocera 7135. É muito "shell musical" bonito com as seguintes características: um sistema operacional Palm OS 4.1, processador Motorola DragonBall 1933 MHz, e um ecrã a cores com uma resolução de 160x160 pixels, built-in mp3 player, slot de expansão padrão SD / MMC. Já em pleno à venda nas operadoras móveis dos EUA por US $ 499. By the way, todos esses novos produtos da Samsung, Hitachi e Kyocera - telefones de terceira geração que operam no padrão da rede CDMA2000 1XRTT taxa de dados de 170 kbit / c.
Mobile pequenas coisas
Este material na CES, como qualquer exposição auto-respeito dessa escala foi apresentada para o conteúdo do seu coração. Detenhamo-nos o "quente" - os novos cartões da Sony - Memory Stick Pro 256MB, 512MB e 1GB. (. No futuro, aumentou para 30 GB) Velocidade de dados para um PC ou PDA com eles é bastante elevada - de 15Mb / s para 20 MB / seg. Além disso, os "paus" extremamente confiável, ou seja, em caso de perda ou roubo, não pode ter medo da informação contida em sua memória. "Leia o" Memory Stick Pro forasteiro não será capaz, graças à tecnologia de controle de acesso, Função e características proprietárias MagicGate proteger os dados durante a transmissão ou reprodução de conteúdos diversos.
Num futuro próximo, deverá ver patches para suportar o novo padrão em portáteis da série NX e Nova Zelândia. Com o cartão de outro PDA não vai funcionar. Seu custo sairia $ 190, $ 440 e $ 880 para 256MB, 512MB e 1GB, respectivamente, e estarão disponíveis muito em breve, em fevereiro.
|
Especialmente na parte da frente do cartão destacou, durante a exposição, a empresa SanDisk. Ela foi orientada pelas seguintes considerações e os desejos dos usuários. Queremos usar sem fio Wi-Fi, mas seria desejável e para expandir a memória do nosso PDA usando memória flash-card padrão Compact Flash ou Secure Digital. Infelizmente, se não estamos nas mãos da máquina de primeira classe (que, aliás, e vale muito dinheiro) em alguma coisa tem que dar acima - simplesmente não têm slots de expansão. Parece que, a SanDisk eliminou este problema através da introdução da linha de placas com transmissores Wi-Fi integrado, que também é um cartão de memória. Assim, a empresa entrou no mercado rapidamente crescente de tecnologias sem fio, onde o Wi-Fi, também conhecido como Wireless LAN, como se tornar o líder inconteste. Por exemplo, o Gartner Inc. relata que na América do Norte agora que duas milhões de pessoas usam o padrão 802.11b (este é o Wi-Fi) para acesso sem fio, e no ano seguinte o número dobrou.
Linux'a ... E um pouco
No final deste breve relato sobre o grande evento chamado CES mencionar um outro dispositivo - Zaurus SL-C700, que, na opinião de muitos amadores e profissionais, conquistou o título de melhor na categoria de "computadores de mão e dispositivos móveis sem fio na exposição.
Como pode ser visto nas fotos, a novidade é a aparência de um Tablet PC em miniatura. Mostrar Zaurus SL-C700, em geral, merece uma história independente, através da utilização de tecnologia proprietária Sharp CG-Silicon ("e-enchimento do substrato). A resolução da tela é de 640x480 pixels! - Um valor sem precedentes para handhelds.
Os detalhes técnicos do Linux-PDA:
- Processador Intel XScale PXA250 de 400MHz
- 32MB RAM e 64MB ROM Flash
- Para expandir as oportunidades na mão tem um slot para cartão de memória para padrões SD / MMC e CompactFlash Tipo II
- Dimensões - 120x83x18.6 mm, peso - 225 gramas
- A vida da bateria Sharp Zaurus SL-C700 é pequeno - apenas 3,5 horas.
No entanto, as características deste agregado PDA é muito atraente. By the way, para nos visitar no editorial veio um protótipo deste equipamento. E o nosso colega, que está actualmente a preparar a sua revisão, não é compartilhado visitantes prazer. Em geral, fique atento! Obrigado pela sua atenção:) Os autores, em tradução:
Dmitry Ryabinin